10 Receitas caseiras que “imitam” industrializados famosos


É muito tentador comprar alguns produtos industrializados: além de práticos, eles, geralmente, contém uma grande quantidade de açúcar, sal e gordura. Itens que não são lá muito saudáveis, mas que grande parte das pessoa ama. Porém existem opções caseiras de produtos industrializados famosos, você sabia? Com o macarrão cabelinho de anjo dá para fazer miojo caseiro; água com gás e suco de limão vira aquele refrigerante famoso que as crianças amam. Tem muitas alternativas a esses itens comprados no supermercado.

Apesar de os ultraprocessados serem saborosos, eles estão cheios de aditivos químicos, sódio, gorduras e açúcar em excesso. Por isso modere no consumo deles e experimente as receitas abaixo. Você não vai se arrepender! Conheça 5 receitas de versões caseiras de produtos industrializados.

Miojo caseiro

A versão industrializada fica pronta em 3 minutos. Não tem como competir com isso, certo? Errado! Existe um macarrão que cozinha muito mais rápido do que os macarrões instantâneos vendidos no supermercado: o cabelinho de anjo. Além dele, dá para usar o bifum (macarrão de arroz) também. A receita com o cabelinho de anjo é bem prática. Basta cozinhar o macarrão por cerca de 2 minutos e adicionar temperos caseiros, como páprica, orégano, sal e incluir legumes e proteínas para incrementar o prato. Confira uma receita no link abaixo.

Nuggets caseiro

Varie seu cardápio e inclua essa receita de nuggets caseiro, saudável e gostoso. Você nunca mais vai querer comprar o industrializado. Confira uma receita super fácil no vídeo abaixo:

Refrigerante caseiro

Basta água com gás, uma fruta de sua escolha e açúcar para fazer um delicioso refrigerante caseiro. O processo é bem simples e consiste em fazer o suco da fruta normalmente com água filtrada, adoçar e adicionar a água com gás. Se quiser tentar uma outra forma mais demorada, dá para fazer refrigerante caseiro com fermentação natural. Dá mais trabalho, mais o resultado é excelente também. Confira abaixo uma receita.

Requeijão caseiro

Com um preparo que leva leite, manteiga, vinagre e sal é possível fazer um requeijão muito cremoso e delicioso. O preparo é bem simples e envolve apenas alguns passos. Confira abaixo a receita completa.

Molho de tomate caseiro

Dá para economizar na hora de preparar aquela macarronada. Com essa receita de molho de tomate caseiro, o macarrão vai ficar muito melhor. Uma das dicas é usar cenoura para tirar a acidez do tomate. A receita abaixo rende bastante e pode ser congelada por até 3 meses.

Donuts caseiro

Nada de ir à padaria comprar aquele donuts engordurado e cheio de corante. Com a receita abaixo, que leva apenas leite, açúcar, farinha, ovo e fermento é possível fazer um desses doces em casa mesmo. O preparo exige um pouco mais de paciência, pois a massa precisa descansar algumas vezes, mas o resultado é surpreendente.

Marshmallow caseiro

Água, açúcar e gelatina é o suficiente para um marshmallow saboroso e prático, que rende bastante e vai agradar a criançada. Vale lembrar que no preparo o açúcar tem que ser refinado, caso contrário a massa não chega no ponto certo. Confira!

Granola caseira

A granola feita em casa é bem fácil de preparar. Com as tradicionais oleaginosas, sementes, aveia e frutas secas, adoçante e óleo é possível fazer uma boa porção, que pode ser armazenada por até 3 semanas, em um pote bem fechado. No vídeo abaixo, tem opções para todos os gostos: salgada, tradicional, sem açúcar e óleo e outra sem aveia.

Nutella caseira

A famosa Nutella nada mais é que um creme de avelã com bastante açúcar. No entanto, já que leva avelã, é possível fazer em casa, certo? Com certeza! Com dois ingredientes: avelãs e chocolate e um pouquinho de paciência (pois dá um pouquinho mais de trabalho), a Nutella caseira fica pronta e você pode comer sem tanta culpa. Que tal experimentar? Veja varias receitas no post abaixo:

Sorvete caseiro

É uma delícia e vem bem a calhar no calorão que anda fazendo por aí. Existem versões bem fáceis para fazer sorvete em casa. Entre as mais simples está usar gelatina com o sabor de sua preferência, creme de leite e leite condensado. Por meio de um processo de bater a mistura no liquidificador, levar para gelar e depois bater na batedeira, é possível chegar em um resultado delicioso. Confira algumas receitas abaixo:

Talvez te interesse ler também:

Como fazer Cerveja de Abacaxi usando a casca da fruta

Homus: origem e curiosidades da famosa pasta de grão-de-bico

Pão Pita: Origem, Curiosidades e Receita




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...