Pra ficar acordado? Alimentos e bebidas mais ricos em cafeína


A cafeína é uma substância encontrada naturalmente em várias plantas, incluindo o café, o chá, o cacau e o guaraná. A maioria de nós conhece a cafeína como estimulante para dar aquele UP nas horas de sono e cansaço, mas a substância tem muitos outros benefícios.

A cafeína…

  • Melhora a função cerebral, a atenção e o foco
  • Aumenta o nosso estado de alerta e melhora o reflexo
  • Estimula a memória
  • Combate o cansaço físico e mental
  • Melhora o desempenho durante as atividades físicas
  • É termogênica (acelera a queima de gordura e a perda de peso)
  • Melhora o humor.

Saiba mais:

Conheça alguns alimentos e bebidas que mais contêm cafeína:

Café

É uma das principais e mais conhecidas fontes de cafeína. Uma xícara de café contém em média de 70 a 140 mg de cafeína.

Pesquisas recentes indicam que o café reduz o risco de diabetes, faz bem para o fígado e até para o coração, entre outros benefícios.

Leia mais:

Chá

Todos os chás da planta Camellia sinensis: o chá preto, verde, vermelho ou branco contém cafeína, sendo que o chá preto contém a maior quantidade, com cerca de 25 a 48 mg de cafeína por xícara. São também ricos em antioxidantes, combatem os radicais livres que causam envelhecimento precoce e doenças.

Cacau

Saboroso e nutritivo, o cacau é um alimento rico em antioxidantes, vitaminas e minerais importantes, além de outros nutrientes. Tudo que se faz dessa fruta é valioso: a manteiga, o chocolate em barra ou em pó, o nibs. O cacau em pó é uma boa fonte de cafeína, contendo cerca de 12 mg por colher de sopa.

Guaraná

Uma planta amazônica que contém uma quantidade significativa de cafeína, geralmente encontrada em bebidas energéticas, refrigerantes e suplementos.

Bebidas Energéticas

Essas bebidas geralmente contêm altas doses de cafeína, com algumas marcas contendo mais de 200 mg por porção. Podem, de fato, ser um perigo, principalmente se consumidas com álcool. Melhor ficar longe delas!

Refrigerantes

Alguns refrigerantes também contêm cafeína, como a Coca-Cola, Pepsi e similares. A Coca-Cola, por exemplo, contém em torno de 22 mg de cafeína por copo de 230 ml. Pode ser um remédio para ressaca ou disenteria, mas seu consumo deve ser muito raro pois são bebidas repletas de açúcar.

Mate

É uma planta estimulante e de poder terapêutico. Melhora a concentração, reduz o colesterol, entre tantos outros benefícios. A erva mate tem um teor de cafeína comparável ao de uma xícara de café: cerca de 80 mg para cerca de 150 mL.

Leia mais: Mate, uma erva de cura – você conhece suas propriedades?

Contraindicações

É importante lembrar que o consumo excessivo de cafeína pode causar efeitos colaterais negativos, como insônia, nervosismo, tremores e taquicardia. Portanto, é recomendado consumir bebidas ricas em cafeína com moderação… mesmo se quiser ficar acordado, se manter atento, concentrado ou em estado de alerta.

Muitas plantas ricas em cafeína são antioxidantes, estimulantes, curativas e podem proporcionar uma série de benefícios à saúde mas, como diz o ditado: a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Fontes:

  1. Mayo Clinic
  2. Harvard
  3. Nutrients Journal

Talvez te interesse ler também:

Batata frita e outras frituras podem causar depressão

Isotônico natural. Faça você mesmo seu ‘Gatorade’ em casa

10 alimentos que aceleram o metabolismo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...