Batata frita e outras frituras podem causar depressão


Você fica feliz só em pensar em um prato de batata frita ou de outras frituras? Pois é! Como se diz por aí, tudo o que é frito é bom e tudo o que é bom mata ou engorda. E não é que uma pesquisa recém-publicada relaciona o consumo de fritura à depressão? Será mesmo que é assim?

Uma equipe de pesquisa em Hangzhou, na China, relacionou o consumo frequente de frituras, especialmente batatas fritas, a um risco 12% maior de ansiedade e 7% maior de depressão em relação a pessoas que não comem frituras. Os resultados foram ainda melhor percebidos em jovens, principalmente homens.

Mas o que não ficou claro é se as frituras podem causar ansiedade e depressão ou se as pessoas ansiosas e deprimidas são as que mais consomem frituras.

O estudo

O estudo avaliou 140.728 pessoas com mais de 11 anos. Um total de 8.294 casos de ansiedade e 12.735 casos de depressão foram encontrados naqueles que consumiram alimentos fritos. Especificamente para os consumidores de batata frita, houve um aumento de 2% no risco de depressão em relação à carne branca frita.

Segundo a pesquisa, a relação entre fritura e problemas mentais provavelmente tem a ver com a acrilamida, uma substância química formada durante o processo de fritura de alimentos ricos em amido – principalmente nas batatas fritas – que causa neuroinflamação e modificação da estrutura lipídica das membranas cerebrais, provocando sintomas como depressão e ansiedade.

Mas o estudo fala em consumo frequente, o que significa consumo diário, explica ao Corriere della Sera,  Stefano Erzegovesi, nutricionista e psiquiatra, especialista em nutrição preventiva e transtornos alimentares.

Isso significa que não é comendo uma porção de batata frita com os amigos de vez em quando que a depressão te acordará no dia seguinte feito uma ressaca. Mas, de fato, muitos estudos relacionam má nutrição e uma dieta não saudável a problemas de desordem mental.

Ultimamente, muitas pesquisas vêm se aprofundando sobre a importância do intestino para a nossa saúde da cabeça aos pés. Uma microbiota saudável tem a ver seja com uma imunidade alta, seja com nosso estado de alma (humor).

Leia mais:

De fato, pode ser que uma coisa puxe a outra, tristeza leva à batata frita e vice-versa. É como tudo na vida: a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

O estudo High fried food consumption impacts anxiety and depression due to lipid metabolism disturbance and neuroinflammation foi publicado na revista científica PNAS.

Fontes:

  1. CNN
  2. Corriere della Sera
  3. PNAS

Talvez te interesse ler também:

A importância do sal (cloreto de sódio) para a saúde

Peixinho da horta ou lambari frito: PANC deliciosa e nutritiva

Kosher: quais alimentos são considerados impróprios na tradição judaica

Os alimentos que contêm nitrosamina: substância cancerígena

Alimentos ricos em magnésio para ter mais saúde e disposição

O que são solanáceas e por que podem ser perigosas?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...