O que são solanáceas e por que podem ser perigosas?


Solanáceas são plantas pertencentes à família Solanaceae, um grande grupo vegetal que inclui plantas alimentícias, ornamentais e plantas tóxicas famosas como o tabaco e a beladona.

Presentes em todos os continentes com exceção da Antártida, as solanáceas são encontradas em grande diversidade nas Américas do Sul, Norte e Central.

Inclui espécies com grande valor alimentar e econômico como a batata, o tomate, o tabaco, as pimentas e pimentões (Capsicum), além das plantas ornamentais.

Algumas espécies são medicinais pelos seus efeitos psicotrópicos ou por serem venenosas.

Exemplos de solanáceas

Solanáceas comestíveis

  • Tomate (Solanum lycopersicum)
  • Berinjela (Solanum melongena)
  • Pimentas (Capsicum)
  • Batata (Solanum tuberosum)
  • Goji berry (Lycium barbarum)

Solanáceas tóxicas

  • Tabaco (Nicotiana tabacum)
  • Uva-de-cão (Solanum dulcamara)
  • Beladona (Atropa belladonna)
  • Erva-do-mato (Datura stramonium)
  • Mandrágora (Mandragora autumnalis)
  • Petúnia (Petúnia × atkinsiana)
  • Mulaca (Physalis angulata), etc

Por que as solanáceas podem ser perigosas?

A maioria das plantas desta família é potencialmente tóxica pela presença de alcaloides: solaninas, nicotina, trépanos e capsaicina. São substâncias tóxicas que servem de mecanismo de defesa de algumas plantas para se protegerem de ameaças naturais, como pragas e insetos.

Quando ingeridas em excesso como alimentos ou acidentalmente (nem todas as espécies são comestíveis), as solanáceas podem ser perigosas porque seus compostos alcaloides são difíceis de o corpo processar e se acumulam facilmente nos órgãos, especialmente no fígado, podendo intoxicar.

Além de tóxicas e cumulativas, a ingestão regular e em grandes quantidades de solanáceas pode impedir a absorção da vitamina D, justamente por conter uma potente vitamina D3 que dificulta a fixação do cálcio, fazendo com que o corpo deposite este mineral nos tecidos moles em vez de o fazer nos ossos.

Consumir alimentos crus ricos em solanina ou capsaicina pode ser muito perigoso. Estes são os alcaloides presentes nas solanáceas alimentícias. A solanina pode ser encontrada nas batatas quando estas estão esverdeadas e, por isso, recomenda-se sempre retirar estas partes da batata antes de comê-la. Pimentas contêm capsaicina e podem causar inflamações em pessoas sensíveis.

Solanáceas e nightshades

Solanáceas são chamadas de nightshades (plantas que crescem à sombra ou à noite).

Os vegetais nightshades também são considerados tóxicos por serem da família da “beladona”, Atropa belladonna, uma erva não comestível e altamente tóxica. A ingestão de apenas uma folha pode ser fatal para um adulto, embora a sua toxicidade varie em função do estado vegetativo da planta, idade e outros fatores. No entanto, apesar de serem da mesma família, não dá para comparar alimentos nighshades com a beladona que nem comestível é. Ainda assim, algumas dietas como a macrobiótica por exemplo, excluem batatas, berinjelas e pimentões de seus cardápios.

O perigo está na dose

Como vimos, a toxicidade das solanáceas vem de um seu mecanismo natural de defesa contra pragas. Consumindo alimentos solanáceos com moderação, o problema da toxidade não se coloca, pelo contrário, muitos alimentos dessa família são super saudáveis.

Contudo, pessoas com condições de saúde debilitada, problemas intestinais, doenças autoimunes, intestino irritável, etc, devem reduzir o consumo de batatas, tomates, berinjelas, pimentões e pimentas.

Se você sente desconforto após comer os alimentos dessa família (diarreia, vômito, dor abdominal), pode ser que seja sensível à solanina ou à capsaicina. Procure um nutricionista.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. sapo.pt
  3. ecologiaverde

Talvez te interesse ler também:

Água de berinjela: como fazer e por que faz bem

Os 10 piores ingredientes que a indústria alimentícia usa nas receitas

Açúcar demerara é melhor que açúcar branco?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...