Dia Internacional do Yoga: a Ciência da Conexão entre Corpo, Mente e Alma


A prática de yoga é benéfica para saúde física, mental, emocional e espiritual. E por trazer em si um conhecimento milenar, a yoga foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Mas além disso, foi instituída uma data para memorar sua importância, a nível internacional

A data escolhida para ser o Dia Internacional do Yoga é o dia 21 de junho.

Essa data foi oficializada pela ONU, em sua 69ª Assembleia Geral, ocorrida no dia 11 de dezembro de 2014.

A finalidade dessa data é conscientizar e exaltar os benefícios e o poder do yoga, que contribui para o aprimoramento humano, melhorando corpo e mente de forma integral.

Por que foi escolhido esse dia?

O dia 21 de junho marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte e o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul.

Além disso, tem um significado muito especial para os hindus, pois a primeira lua cheia que acontece após este solstício, marca o Guru Poornima, que é uma tradição dedicada a todos os gurus espirituais, transmissores do conhecimento do yoga.

Este solstício é considerado pela tradição hindu e outras correntes místicas muito auspicioso para  práticas espirituais.

Comprovações que o yoga faz bem ao ser humano

Existem fatos palpáveis que comprovam que o yoga é mais que posturas e exercícios de respiração, que traz em si uma grande sabedoria milenar, fazendo bem ao ser humano, tanto individualmente, quanto coletivamente:

  • É uma prática ancestral e milenar
  • Por ser tão boa, se expandiu do Oriente para o Ocidente
  • Em tempos pandêmicos milhares de pessoas têm mantido o equilíbrio, através da prática e vivência dos ensinamentos do yoga
  • Cada vez mais crescem mídias e canais que oferecem as aulas online de yoga
  • Muitos especialistas em saúde e terapeutas holísticos recomendam a prática do yoga como forma de ajudar a tratar problemas da saúde e desequilíbrios emocionais.
  • O yoga, com sua asanas (posturas), movimentos respiratórios e ensinamentos para a vida, contribuem para pacificar a mente, alongar o corpo e torná-lo mais flexível, além de ajudar a pessoa a agir de uma forma mais proativa.

O yoga como ciência

O yoga também pode ser considerado uma ciência mística, através da qual o ser humano investiga a si mesmo e seus processos, se conhecendo melhor através da auto-observação, concentração, respiração e movimentos do corpo.

A vivência do yoga pode levar ao autoconhecimento, à expansão do ser e ao aprimoramento interno refletindo de forma positiva no mundo externo.

Por isso, se puder, pratique yoga e comprove, por si mesmo, todos os seus benefícios!

Para te incentivar, veja no vídeo abaixo, uma mensagem sobre essa prática, dita pela Professora de Yoga,  Pri Leite, que tem uma comunidade com 1 milhão e 700 mil seguidores no Youtube:

Saiba mais sobre yoga em:

15 Regras que Todo Praticante de Yoga Deveria Seguir

Yoga Restaurativo: contra o estresse e a agitação da vida moderna

Yoga Para o Bem Dormir – 10 Posições Fáceis que você pode fazer na cama

Yoga para iniciantes: poses, sequências e dicas

Da Yoga um simples exercício para aliviar dor de cabeça e cansaço




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...