Como Ser uma Pessoa FRIA (e não parecer como tal)


Por incrível que pareça, uma das frases mais buscadas no Google em 2021 foi exatamente essa do título: “como ser uma pessoa fria”. Provavelmente, a busca pode revelar que após decepções, pessoas busquem a frieza de caráter para se protegerem de novos dissabores da vida…

E estes vêm de todos os lados.

O que é ser frio?

Ser frio significa conseguir manter certa distância das coisas, ser racional e não deixar que as emoções falem mais alto.

Poderia ser sinônimo de inteligência emocional. De fato, ser frio é uma característica às vezes necessária.

Há quem diga que ser frio pode ser uma característica adquirida com o tempo, mas você conseguiria mudar sua personalidade dessa maneira?

Em diversos tutoriais na internet, pessoas dão suporte a quem busca “dar um gelo” no namorado, cônjuge, amigo ou até mesmo no chefe. Como se não bastasse, essa maneira de ser pode ser até atraente para alguns.

Há quem argumente que a frieza é uma característica do signo, que venha da criação recebida ou que seja simplesmente um traço inato da personalidade. Mas a realidade é a seguinte: o número de pessoas frias, ou que queiram ser frias, vem aumentando muito de uns anos para cá, como demonstra a busca no Google. E isso não é pelo fato de Demi Lovato ter feito um grande sucesso com “Stone Cold”, mas sim pelas preferências e prioridades terem mudado.

A frieza tem se tornado uma característica bastante conhecida em um momento em que as decepções aumentam, já que a pandemia trouxe morte e desemprego, interações sociais pobres e desumanas via Skype, Zoom, etc. É como se as pessoas quisessem ser frias, estando prontas para qualquer porrada. 

Ser frio ou parecer frio?

Ser frio, no âmago de sua personalidade, é diferente de parecer frio.

Você, com certeza já leu em algum livro, viu em um filme ou série, que mudar o comportamento com alguém que lhe fez mal o faria se sentir vitorioso, a famosa “volta por cima”. Isso poderia ser uma saída aos que sempre foram rotulados como “bonzinhos”, que sempre foram piadas na escola ou em casa, a maneira de ser levados a sério quando mais precisam.

Nesses casos, a pessoa veste uma máscara de frieza para se dar bem em certas situações. Mas a máscara pode cair pode cair ou, pior, um coração quente pode realmente se congelar com o treinamento da frieza. O que seria uma pena. Convenhamos!

Características de alguém frio

O olhar confiante, a voz firme, a falta de sorrisos ou momentos engraçados fazem parte do “treinamento” de quem quer se tornar uma pessoa fria. Evitar as perguntas, falar sobre si mesmo ou repetir alguma fala ou ato, também são comportamentos de quem tenta ser alguém mais frio.

Zero empatia, digamos.

Ser direto, pouco insistente e sem delongas faz uma pessoa ser vista como alguém frio, que não gosta de pessoas e que prefere sua própria companhia.

Nos primeiros dias, a “atuação” pode parecer difícil, mas na mente já não há escapatória. É como se a zona de conforto mudasse e o indivíduo que tanto sofreu abrindo mão para os outros, quisesse se mostrar forte como uma rocha.

No final, o cérebro se adapta ao novo comportamento frio, de tal modo que ninguém mais o esquenta.

Tá certo isso?

Mudar para o bem

A mudança de comportamento, ou melhor, de temperatura do quente para o frio, não é repentina, necessita de boas pesquisas e de uma grande observação da própria personalidade: “por que e como mudar o que vivi durante todo esse tempo?” Esse é um grande questionamento!

A mudança deve ser para o bem (de si e dos outros).

Às vezes é PRECISO ser frio. Por exemplo, quando temos um chefe demasiado exigente, um amigo demasiado folgado, um relacionamento abusivo, é preciso dizer não e dar um basta vestindo uma bela carapuça de frieza para ser respeitado, mostrando a mudança de comportamento.

Mas na maior parte dos casos, não é necessário ser frio. Uma boa conversa pode resolver grandes problemas.

Mas aqueles que precisam mesmo ser frios, porque se sentem desfrutados, explorados, etc, aqui vão algumas dicas sobre como ser (e não apenas parecer) ser frio.

Como Ser uma Pessoa FRIA (e não parecer como tal)

  1. Coloque-se em primeiro lugar, não por egoísmo nem por narcisismo (ambas características ruins, de maneira geral), mas por valorização de si mesmo. Você deve se dar valor antes de tudo. Quem não se dá valor não pode pretender ser valorizado.
  2. Saiba dizer não. Dizer não significa saber impor a si seus próprios limites, e não ser capacho dos outros. Vão te achar frio?  Tudo bem! Certas friezas são necessárias.
  3. Saiba segurar a onda da paixão. Quando se é adolescente a paixão pode ser arrebatadora mas, com a maturidade, não dá mais para usar a frase “o amor é cego” como lema de vida. Ser frio em questões de amor não significa não saber amar, mas significa não se jogar no balcão da carência humana para se vender a qualquer preço. Amar sim, mas se entregar a qualquer relação só porque ama não tem sentido. Isso porque o amor próprio deve ser o primeiro e o mais importante antes de qualquer “fogo” que queima a paixão.
  4. Entenda os altos e baixos da vida. Ser frio enquanto o circo pega fogo é ter a crença de que algum bombeiro vai chegar ou de que não há fogo que dure eternamente. É difícil mas, ser frio nas horas quentes é uma questão muitas vezes de sobrevivência.
  5. Lembre-se que palavras não voltam. Na hora do calor da discussão, muitas palavras voam sem retorno. Vista-se de gelo em uma discussão quente para não se arrepender depois das palavras ditas.
  6. Equilíbrio frio e quente. Ser frio sim, mas ser quente também. Ser frio, como vimos, às vezes é tão bom quanto necessário. Mas isso não significa que o calor se apagou de vez. A vida é feita de dualidades. Se tem quente bota frio, se tem frio bota quente. Tudo é equilíbrio!

Esperamos que tenham gostado e que esse post tenha te ajudado a ser uma pessoa fria (nas horas certas) porque de resto, esperamos por uma humanidade quente, contra a frieza dos robôs e das interações sociais cada vez menos humanas.

Beijo no coração de vocês e feliz ano novo (ou ciclo novo). De toda a Redação greenMe!

Talvez te interesse ler também:

Como descobrir suas crenças limitantes e se libertar delas

Mindset: o que é, tipos e como desenvolver para o crescimento

Limpeza energética: o que é, benefícios, como fazer e mais!

Quais são as 7 leis espirituais do sucesso?

Pessoas avarentas: o que leva alguém a ser tão avaro?

Positividade TÁTICA em vez de tóxica: pois pensar positivo não basta

O que, de fato, é a Lei da Atração e como usá-la com Sabedoria




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...