Encontrando a Liberdade Interior com a Teoria ‘Deixe-os’


Em um mundo onde as pressões e desafios da vida muitas vezes nos fazem sentir presos em um ciclo interminável de medos, dúvidas e pensamentos negativos, a norte-americana Mel Robbins se destaca como um farol de orientação com sua teoria “deixe-os” (The “Let Them” Theory), que não somente  oferece um caminho para superar obstáculos emocionais e mentais, mas também encoraja a liberação das amarras que nos impedem de viver de forma leve e livre.

Neste conteúdo, exploraremos mais detalhes dessa teoria de Mel Robbins e como essa visão tem o potencial de inspirar a mudança positiva e o crescimento pessoal. Aprender a deixar ir e a soltar as amarras do apego e do controle, pode ser o primeiro passo para uma vida mais rica e significativa.

Saiba mais sobre essa teoria com as informações a seguir.

Sobre a Teoria “Deixe-os”

The “Let them” Theory, que poderia ser traduzida como deixe-os, deixa rolar, deixa pra lá ou deixe ir, ficou famosa quando divulgada pela norte-americana Mel Robbins em seu podcast.

Mel Robbins é autora, palestrante motivacional e podcaster. Ela é conhecida por seu trabalho em ajudar pessoas a superar obstáculos, definir metas e criar mudanças positivas em suas vidas. A Teoria “Deixe-os” é uma das abordagens que ela promove para alcançar tais melhorias, baseada na ideia de que muitas vezes carregamos bagagens emocionais e mentais que nos impedem de progredir e alcançar nossos objetivos.

Tais bagagens podem incluir traumas, medos, limitações, pensamentos negativos e outros obstáculos psicológicos que nos mantêm presos a pessoas, circunstâncias e lugares.

A Teoria “Deixe-os” vem promovendo mudança positiva de mentalidade e tem alcançado milhões de pessoas nas mídias sociais.

Fundamentos

A teoria é centrada na ideia de que, ao liberar as amarras emocionais e mentais que nos mantêm presos ao passado, às crenças limitantes, às distorções cognitivas ou ao medo do futuro, podemos alcançar um maior nível de liberdade, felicidade e sucesso.

A meta fundamental consiste em parar de desperdiçar energia tentando fazer com que outras pessoas atendam às nossas expectativas e, em vez disso, permitir que as pessoas sejam o que querem ser e aceitar o que não podem mudar.

A prática exige autocompaixão, desapego, moderação e disposição para enfrentar e superar os desafios emocionais que surgirem pelo caminho.

Aplicação

Para aplicar a Teoria “Deixe-os”, Mel Robbins propõe alguns passos fundamentais:

Identificação

O primeiro passo é refletir e identificar as emoções, pensamentos ou crenças negativas que estão nos prejudicando. Isso envolve auto-observação, atenção plena, uma autoavaliação honesta e autoconhecimento para determinar quais são os obstáculos que travam o nosso progresso.

Aceitação

É importante aceitar que todos nós temos nossa bagagem emocional, seja positiva ou negativa. A aceitação é mais um importante passo para o equilíbrio e a cura.

Libertação

Uma vez que detectamos nossas amarras e aceitamos que estão presentes em nós, o próximo passo é parar de nos identificar à elas e também soltar o controle sobre os outros e as situações.

Perdão

Muitas vezes, perdoar a si mesmo e aos outros é uma parte importante do processo de deixar ir. O perdão permite que você libere a energia negativa associada às situações passadas e abra espaço para o crescimento e a transformação.

Ação Positiva

A partir da libertação daquilo que nos aprisiona é possível  abrir espaço para pensamentos mais positivos e construtivos, adotando uma mentalidade de crescimento que nos motive a avançar em direção aos nossos objetivos.

Benefícios

Mel Robbins enfatiza que o processo de deixar ir é contínuo e pode ser desafiador, mas a recompensa é uma vida mais significativa. Segundo ela, sua teoria tem ajudado inúmeras pessoas a transformar suas vidas, superando obstáculos para alcançar o sucesso e a realização.

Exemplo Simples e Prático

Um exemplo simples e prático da teoria “Deixe-os” envolve uma situação cotidiana com colegas de trabalho:

Exemplo:

Suponha que você trabalhe em um escritório, colaborando com um grupo de colegas em um projeto importante. Durante uma reunião de equipe, surge uma divergência de opiniões sobre a melhor abordagem para concluir o projeto. Alguns colegas estão propondo uma estratégia que você acredita ser arriscada, enquanto outros apoiam outra abordagem mais conservadora. Essa situação cotidiana pode ser um terreno fértil para aplicar a teoria “Deixe-os”. Por exemplo:

  1. Identificação da Bagagem Emocional: que pode ser representada pelas emoções que surgem devido a divergências de opiniões. Isso pode incluir frustração, medo de conflitos ou até mesmo a pressão de querer ser aceito pelos colegas ou impor seu ponto de vista para estar no controle da situação.
  2. Aceitação: Reconheça que divergências de opiniões são normais em um ambiente de trabalho e que todos têm o direito de expressar suas ideias.
  3. Solte o Controle (Libertação): Em vez de resistir à divergência, aceite-a e permita que opiniões diferentes coexistam. Evite a necessidade de controlar a situação e aceite que nem sempre todos concordam.
  4. Cultive uma Mentalidade Positiva (Perdão): Ao invés de confrontar seus colegas de forma conflituosa, agressiva e rancorosa, pratique uma comunicação eficaz. Ouça atentamente as opiniões dos outros, explique sua própria perspectiva e busque soluções em comuns. Uma atitude empática e compassiva pode transformar essa situação em uma oportunidade de inovação.
  5. Colabore e encontre um Consenso (Ação Positiva): Trabalhe em conjunto com seus colegas para encontrar um ponto comum ou uma perspectiva que respeite diferentes visões. A colaboração e o consenso podem levar a decisões mais bem fundamentadas e democráticas.

Em resumo, nem sempre podemos controlar pessoas e situações para fazer prevalecer o que desejamos. No entanto, podemos nos adaptar às situações e aprender com elas.

Clipe do podcast de Mel Robbins

Neste clipe de seu podcast, Mel Robbins explica como teve o insight de sua teoria.

Observação: Para acessar as legendas com a tradução, clique no botão de configuração na barra inferior:

Será que funciona?

O criador de conteúdos reflexivos, Dyllan Johnny, neste vídeo do seu Tik Tok, declara como sua vida mudou para melhor ao aplicar a Teoria “Deixe-os”:

@dyllanjohnny A melhor coisa que eu incorporei na minha vida foi essa teoria! #conselhos #saudemental #autoconhecimento #psicologia ♬ Belonging – Muted

Semelhanças da teoria “Deixe-os” com o Estoicismo

Apesar de abordagens distintas, a Teoria “Deixe-os” de Mel Robbins e a Filosofia Estóica reúnem vários pontos em comum. Ambas abordam a questão da superação de obstáculos emocionais e mentais para alcançar uma vida mais harmoniosa.

Veja alguns pontos de convergência entre essas duas abordagens:

Aceitação do Passado

Tanto o Estoicismo quanto a teoria “Deixe-os” enfatizam a importância de aceitar o passado e o presente. A aceitação é o ponto de partida para a mudança. Os estóicos acreditavam que não podemos mudar o que aconteceu no passado, mas podemos escolher como reagir a ele no presente. Da mesma forma, a teoria “Deixe-os” incentiva a aceitar nossos erros e experiências passadas e suas consequências, sem ficar presos a eles, permitindo-nos avançar.

Controle sobre nossas Reações e Escolhas

Segundo o Estoicismo, o único controle real que temos diz respeito às nossas reações e escolhas. Da mesma forma, a teoria “Deixe-os” defende que, embora não possamos controlar todas as situações da vida, podemos controlar como reagimos a elas. Ambas as abordagens encorajam a autorreflexão e a autodisciplina para tomar decisões mais conscientes.

Libertação de Cargas Emocionais

O Estoicismo e a Teoria “Deixe-os” promovem a ideia de liberar as cargas emocionais que nos impedem de viver no presente. No Estoicismo, isso é feito pelo desapego às coisas externas, enquanto a teoria “Deixe-os” envolve deixar ir as emoções e as opiniões negativas que nos mantêm presos às situações problemáticas.

Viver o Agora

Ambas as abordagens destacam a importância de viver o agora. Os estóicos enfatizavam a atenção ao “aqui e agora”, enquanto a teoria “Deixe-os” incentiva a prática da atenção plena e da autoconsciência para extrair o melhor de cada situação.

Desenvolvimento da Resiliência

Ambas abordagens ajudam as pessoas a desenvolver a resiliência e a inteligência emocional. Enquanto o Estoicismo ensina a enfrentar as adversidades com coragem e serenidade,  a teoria “Deixe-os” oferece ferramentas para superar medos e crenças limitantes, tornando as pessoas mais fortalecidas diante dos desafios.

Deixe ir e Avance em sua Jornada

À medida que concluímos nossa exploração da teoria de Mel Robbins, podemos refletir sobre o poder que reside na liberação de nossos fardos emocionais e mentais.

Em suma, essa teoria nos ensina que ao abraçar o passado, perdoar a nós mesmos e aos outros, cultivando uma mentalidade positiva, podemos alcançar uma transformação profunda em nossas vidas. Uma jornada de deixar ir pode ser desafiadora, mas os benefícios seriam inestimáveis.

Fontes:

  1. Glamour
  2. Mel Robbins
  3. Dyllan Johnny

Veja mais conteúdos construtivos em:

Programação Neurolinguística: O que é e benefícios para o desenvolvimento pessoal

Vida Minimalista: Encontrando a Essência na Simplicidade

Comunicação não verbal: Significados de gestos, posturas e linguagem corporal

Os 4 Compromissos para sermos felizes e termos mais liberdade

Solitude: Como tirar proveito da solidão




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...