Fábula O Burro e a Cobra: não perca o que tem de mais precioso


As fábulas trazem muitos ensinamentos. Você já ouviu falar da fábula do Burro e da Cobra? Pois ela nos ensina a dar valor àquilo que temos de mais precioso na vida. Acompanhe.

Fábula O Burro e a Cobra

Essa fábula conta que:

“Depois que serviram aos deuses, os homens rezaram e pediram uma grande recompensa: a juventude eterna.

Os deuses resolveram conceder esta bênção para eles e colocaram o dom da juventude eterna sobre as costas de um Burro que deveria conduzir essa preciosa dádiva até os seres humanos.

Pelo caminho, o animal ficou com muita sede e encontrou um pequeno riacho, porém, se deparou com uma Cobra que, ao perceber a preciosa carga que o Burro portava, lhe disse que só poderia beber água se entregasse o que trazia com ele.

O Burro, que não sabia o valor daquilo que carregava, trocou o tesouro da juventude por um pouco de água.

A partir daí, os humanos continuaram a envelhecer, enquanto as Cobras ganharam a capacidade de se renovar a cada ano, trocando de pele”.

Mentor em relacionamentos ensina sobre autovalor

Ítalo Ventura, mentor em relacionamentos, conta a fábula do Burro e a Cobra e faz uma analogia para destacar a importância de reconhecer o próprio valor:

@italoventuraoficial

O ensinamento que vai te ajudar a recobrar o seu auto valor.

♬ som original – Ítalo Ventura

Lições que se extrai dessa fábula

Esta fábula é uma metáfora que nos ensina a valorizar aquilo que temos e a tomar cuidado com quem quer se aproveitar das nossas fraquezas e carências.

Não são os outros os responsáveis por sugar nossa energia, nos desvalorizar e tirar vantagens de nossa vulnerabilidade, mas sim, nós mesmos por permitirmos que ajam assim conosco.

Quando damos brecha para que os outros nos manipulem e nos dominem, estamos dando nossa energia e desprezando nosso valor.

Para nos resguardar de perdermos nossa saúde, vitalidade, autoestima e energia em função das arbitrariedades de outras pessoas é preciso cultivar o autorrespeito e colocar os devidos limites para que ninguém invada nosso espaço e prejudique nosso equilíbrio.

Também:

“Não desperdice tempo e energia tentando convencer as pessoas a te valorizar. Se você tiver que lutar por atenção e respeito, é hora de seguir em frente.” –  Lori Deschene

Em tempos em que estamos tão expostos às relações líquidas e fugazes, egoísmo e ilusões, preservar nossa energia, que é o nosso tesouro, é indispensável para nos mantermos fortalecidos.

Fontes:

Para cuidar de sua energia, seu bem mais precioso, leia também:

O que fazer quando sente a energia baixa?

O que é Energia Vital, de onde vem e como ativá-la

Como e por que elevar sua vibração: Benefícios físicos e espirituais

Escala de Hawkins: a influência das emoções na energia da vida

6 Necessidades humanas que se não satisfeitas, causam transtornos psicológicos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...