Acordar de noite para fazer xixi é um problema? Quando se preocupar?


Algumas pessoas enfrentam um problema desagradável logo que pegam no sono ou mesmo quando estão dormindo profundamente: a vontade de ir ao banheiro aparece e com ela o sono vai embora. Quando isso ocorre ocasionalmente, provavelmente é algo normal. Mas e quando ocorre com frequência? Quando é motivo para se preocupar? Conheça abaixo o que pode ocasionar isso e quando procurar ajuda médica.

Noctúria ou poliúria noturna

A noctúria noturna nada mais é que acordar mais de uma vez durante a noite para urinar. Geralmente, o problema afeta mais a população idosa, mas pode aparecer em qualquer idade e atingir homens e mulheres. Muitas vezes, o indivíduo que passa por isso levanta-se para ir ao banheiro e faz pouco xixi (noctúria), mas pode ocorrer de a urina ser em grande quantidade: nesse caso, os especialistas chamam de poliúria.

Quando se preocupar?

Se a pessoa acorda várias vezes por noite para ir ao banheiro ou se passa pelo problema várias vezes na semana, é sinal de que é hora de procurar ajuda médica. Além dos impactos na qualidade de vida, causados pela má qualidade do sono, existem inúmeras doenças que podem causar esse sintoma.

Tente entender o porquê de se levantar para fazer xixi. Alguns hábitos podem favorecer a noctúria, além das doenças abaixo mencionadas.

De qualquer forma, segurar o xixi para dormir ou preguiça de levantar da cama não é bom. Tente sempre esvaziar a bexiga antes de dormir e sempre que o corpo sinalizar que é hora de fazer xixi.

Hábitos que podem causar noctúria

Em primeiro lugar, é importante ficar de olho se alguns hábitos podem estar atrapalhando o sono e fazendo a pessoa levantar-se várias vezes para ir ao banheiro.

  • Ingerir muito líquido à noite (especialmente em menos de 3 horas antes de dormir),
  • consumir bebidas alcóolicas
  • o calor excessivo
  • uma alimentação rica em sal

E até mesmo a prática de atividades físicas à noite podem levar a uma maior produção de urina no período noturno.

Se o indivíduo, no entanto, não está adotando nenhum desses hábitos e mesmo assim sente vontade de ir ao banheiro mais de uma vez, à noite, e vários dias por semana, a causa pode ser uma dessas doenças.

Doenças associadas à noctúria e como reconhecer

Bexiga hiperativa

Mais comum na população idosa, a bexiga hiperativa provoca um aumento na vontade de urinar, e uma baixa quantidade de xixi cada vez que a pessoa vai ao banheiro. Esse problema é mais difícil de diagnosticar e envolve tratamento multidisciplinar.

Diabetes

Pessoas com diabetes podem sentir vontade frequente de fazer xixi, por isso vale investigar se pode se tratar de um quadro de diabetes.

Apneia do sono

Distúrbio do sono, causado por uma parada respiratória quando a pessoa dorme, o que também pode ocasionar aumento das micções noturnas, tendo em vista que esse esforço respiratório impacta no diafragma e no músculo abdominal.

Insuficiência cardíaca

Quando as pessoas dormem, o sangue está sendo filtrado, e isso pode levar a uma maior frequência urinária em pessoas com problemas cardíacos.

Edema dos membros inferiores

Pode provocar uma maior vontade de urinar à noite é um dos sintomas de problemas na região.

Excesso de vitamina D

Quando em excesso, a vitamina D pode ocasionar aumento no número de micções.

Câncer de bexiga

Embora menos comum, a frequência urinária à noite pode ser um sintoma de tumor na bexiga.

Infecção urinária

Além do aumento no número de micções, a infecção urinária provoca ardor ao urinar, dores na bexiga e, algumas vezes, febre.

Problemas na próstata

No caso dos homens, o aumento da frequência urinária à noite pode ser causada por problemas na próstata, como hiperplasia prostática benigna (HPB), especialmente em quem tem mais de 60 anos.

Se você acorda sempre para ir ao banheiro…

Consulte um médico urologista se isso estiver acontecendo com regularidade e ou se isso estiver atrapalhando o teu sono.

Fontes:

  1. Humanitas Research Hospital
  2. O Geriatra

Talvez te interesse ler também:

Incontinência urinária: 10 milhões de brasileiros sofrem desse mal irritante

Insônia: quando dormir mal se torna um problema de saúde?

Enurese noturna: causas, sintomas e como ajudar as crianças




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...