Não faz mal só ao meio ambiente: o que acontece quando você come delivery


Quem nunca ficou preocupado com aquele café quente servido no copinho plástico? Será que faz mal à saúde? Pois para aqueles que não se preocupam com a saúde do planeta, saibam que o plástico faz mal à nossa saúde também. 

Para começar uma coisa está ligada à outra. O copinho que “escapou” do lixo vai parar no bueiro, do bueiro vai pro rio, do rio vai pro mar, se torna microplástico, os peixes comem, se sobrevivem os homens comem os peixes, e se o “homem” for vegetariano ou vegano come também, porque o sal de cozinha contém microplástico. 

Nossa! Bem isso mesmo! A verdade é que nós estamos comendo, bebendo e respirando microplástico:

O plástico dos recipientes vai para os alimentos

Voltamos ao copinho de plástico que serve o café. De acordo com esse estudo, até os recipientes plásticos que deveriam ser seguros, como aqueles específicos para serem esquentados no micro-ondas, soltam plástico. Mamadeiras soltam plástico, então imagina o copinho de café…

Embora os efeitos do plástico na saúde humana ainda estejam sendo estudados, é muito plausível que a exposição ao micro/nanoplástico possa causar efeitos adversos à saúde humana, como diz esse estudo:

“A exposição ao microplástico pode causar toxicidade por meio de estresse oxidativo, lesões inflamatórias e aumento da captação ou translocação. Vários estudos demonstraram a potencialidade de distúrbios metabólicos, neurotoxicidade e aumento do risco de câncer em humanos. Além disso, descobriu-se que os microplásticos liberam seus compostos constituintes, bem como aqueles que são adsorvidos em sua superfície”.

Mais pesquisas são necessárias para quantificar os efeitos patogênicos do microplástico na saúde humana, mas os malefícios já são dados de fato, resta saber quanto mal faz.

Não existe plástico seguro

Pensa que seringas, mamadeiras, recipientes para alimentos, tudo! é feito de um material composto por uma grande variedade de produtos químicos, dos quais o mais falado é o bisfenol A, aquela substância mil vezes acusada de causar distúrbios hormonais e obesidade.

De livre de plástico

O delivery é o novo inimigo do planeta por 3 motivos básicos: com a pandemia ele só fez aumentar, e hoje é o que mais polui os oceanos. Além disso, existe um problema social com as entregas, porque a maioria dos trabalhadores não tem vínculo empregatício com as empresas de delivery.

Mas as coisas tendem a mudar (esperamos) porque por um lado o consumidor está mais consciente e as empresas estão buscando alternativas às embalagens plásticas.

Mas para aqueles que seguem dizendo “é só um canudinho”  fica o alerta: o plástico não faz mal só ao meio ambiente. A sua saúde também está em risco.

Talvez te interesse ler também:

Desafio Embalagem do Futuro para um delivery sem plástico! Veja como participar

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito

20 empresas produzem mais de 50% de todo o plástico descartável do planeta




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...