Um bom café da manhã nos salva da arteriosclerose. Pular esta refeição põe em risco nosso coração


O café da manhã é super importante: comer bem ao se levantar reduz o risco de aterosclerose e é um costume considerado um verdadeiro elixir da longa vida. Ao contrário, ignorar essa refeição tão importante, comprometeria as nossas artérias e o próprio coração.

Um novo estudo do Centro Nacional de Investigaciones Cardiovascular Carlos III (CNIC) em Madrid, publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC), mostrou que aqueles que fazem o café da manhã todos os dias sentem os benefícios deste hábito para o coração. Por outro lado, quem come muito pouco, ou nem faz café da manhã, expõe-se a um duplo risco de desenvolver arteriosclerose.

“Fazer o café da manhã regularmente é um hábito que todos podem adquirir para o seu próprio bem para reduzir o risco cardiovascular” – disse Valentin Fuster, coordenador do estudo e diretor do Mount Sinai Heart em New York e do Instituto de Pesquisa Cardiovascular em Madrid, o CNIC.

E de fato, de acordo com esta nova pesquisa, pular o café da manhã levaria a uma falta de elasticidade arterial e lhe causaria um gradual enrijecimento. Os principais danos seriam nas coronárias, as artérias que oxigenam nosso coração.

O estudo

Para a investigação, os pesquisadores espanhois recrutaram mais de 4.000 pessoas de meia-idade, homens e mulheres, portadores de doenças cardiovasculares.

Os participantes tiveram que preencher um questionário detalhado para entender qual foi o tipo de alimentação deles nos 15 dias precedentes. Em seguida, os dados foram coletados sobre o estilo de vida e o estado de saúde, como os níveis de colesterol, o índice de massa corporal, tabagismo, atividade física e nível educacional.

Os resultados mostraram que aqueles que consumiam pelo menos 20% do total de calorias durante o café da manhã, eram menos propensos a desenvolver aterosclerose. Ao contrário, aqueles que comiam pouco ou nada de manhã corriam um risco muito maior.

Então vamos caprichar nesta refeição e fazer dela um bom hábito de saúde? Veja as opções nos links abaixo.

Talvez te interesse ler também:

Café da manhã vegano: 30 opções para começar bem o dia

Café da manhã saudável: 10 opções gostosas e fáceis

10 receitas com abacate. Veganas, salgadas e doces

Alimentos que ajudam na cicatrização (e os que atrapalham)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...