Travesseiro de ervas: os diversos tipos e os benefícios para a saúde

Adeus poliéster! Cada vez mais as pessoas estão preferindo usar travesseiros feitos de materiais naturais que nos ajudam a dormir melhor e a descansar tranquilamente. A ervas naturais com que estes travesseiros são preenchidos são cheias de propriedades úteis e benéficas.

Os travesseiros de pequenas dimensões geralmente são usados para aliviar a dor, os maiores são usados para dormir ou para serem colocados no leito ou perto da cabeceira da cama para promover um sono restaurador.

Os travesseiros podem ser feitos por você mesmo ou serem comprados em lojas especializadas em produtos naturais. Vamos indicar quais são os principais tipos, seus benefícios e funcionalidades.

1. Travesseiros com ervas da montanha

Travesseiros com ervas da montanha ajudam a respirar melhor e são ativados pelo calor do corpo. Podemos colocá-los debaixo das cobertas ou perto do nosso travesseiro de costume. Entre as ervas utilizadas para realizar estes travesseiros encontramos, por exemplo, a achillea e a artemísia. Travesseiros com ervas da montanha são úteis para aliviar resfriados e para o bem-estar do trato respiratório.

2. Travesseiros com cascas de arroz

foto: mountainroseblog

Servem para promover o bem-estar com o seu preenchimento que nos leva a um contato sereno com a natureza. Adormecer em um travesseiro feito de ervas naturais é muito relaxante, especialmente estes feitos com cascas de arroz, que podem ser usados também por crianças.

3. Travesseiros com cascas de cevada

As cascas de cevada são consideradas úteis para promover o sono em crianças. Graças às suas características, tendem a permanecerem frescas no verão e quentes no inverno. Se forem colocadas sob os pés, este travesseiro favorece a circulação e o relaxamento das pernas cansadas.

4. Travesseiros com caroços de cerejas

Os caroços de cerejas podem ser utilizados para o preenchimento de travesseiros, úteis para o alívio das dores, inclusive de cabeça, e também podem substituir as bolsas térmicas pois podem ser colocados no freezer ou em um lugar quente para esquentar ou esfriar conforme a necessidade.

5. Travesseiros com linhaça

As sementes de linho, assim como os caroços de cereja, também servem para o alívio de dores. Sendo menores do que os caroços de cereja, eles ficam mais confortáveis e podem ser usados, por exemplo, para descansar os pulsos ao escrever no computador. Também podem ser resfriados ou esquentados para serem usados como bolsa térmica.

6. Almofadinha de sal quente

Uma ideia interessante para fazer uma almofadinha terapêutica natural é utilizar sal quente, útil no caso de tensão muscular, sinusite, bronquite, dores menstruais, nas costas, dores de ouvido etc.

Como fazer

Use um sal de ótima qualidade e leve ao fogo para esquentar até que comece a pular e sair um pouco de fumaça. A este ponto, desligue o fogo e coloque o sal em um saquinho de algodão que pode ser uma fronha, um pano de cozinha etc. Amarre bem o saquinho, talvez usando um elástico. Use-o por uns 15-20 minutos sobre os locais de dor com o cuidado para não se queimar. O sal depois de usado neste tratamento não pode ser reutilizado.

fotos: greenme.it

7. Travesseiros com flores de lavanda

Um travesseiro com flores de lavanda é muito útil para promover o sono e o relaxamento. Para promover o bom sono sinta o seu aroma colocando-o perto do seu travesseiro normal ou na mesa de cabeceira.

8. Travesseiros com casca de trigo sarraceno

São recomendados para o pescoço, em especial para reduzir as dores nos ombros e pescoço. Habitualmente, a quantidade de cascas de trigo sarraceno no interior dos travesseiros é ajustável, assim é possível encontrar a altura mais confortável para descansar a cabeça e aliviar as dores nesta região, geralmente causadas por estresse.

9. Travesseiros de sal do Himalaia

foto: elo7.com.br

São recomendados para aqueles que sofrem de dores nas articulações. Este tipo de travesseiro deve ser aquecido no forno durante 15-20 minutos. O calor durante a aplicação ajuda a aliviar dores e suas propriedades também são úteis para absorver o excesso de humidade no quarto.

SAL ROSA DO HIMALAIA: 10 EXTRAORDINÁRIOS BENEFÍCIOS E COMO USAR

10. Travesseiros de painço

Promovem o bem-estar e a harmonia do corpo e da mente. Especialmente as sementes de painço são recomendadas para quem sofre de dores nas costas, de garganta e reumatismo.

Leia também:

NO DIA MUNDIAL DO SONO, 7 CONSELHOS PARA DORMIR BEM

A LUA CHEIA E SEU EFEITO SOBRE O SONO: O DIMINUI E FICA MAIS DIFÍCIL SE ADORMENTAR

Fonte foto capa: centsationalgirl