Como se explica o aumento de casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos?


De acordo com o maior estudo já realizado sobre o assunto, o número de pessoas com menos de 50 anos diagnosticadas com câncer aumentou quase 80% em três décadas. Os casos globais de câncer de início precoce saltaram de 1,82 milhão em 1990 para 3,26 milhões em 2019, enquanto as mortes por câncer em adultos com 40 anos, 30 anos ou menos aumentaram em 27%. Atualmente, mais de um milhão de pessoas com menos de 50 anos morrem de câncer a cada ano.

Os especialistas ainda estão nos estágios iniciais de compreender as razões por trás desse aumento alarmante de casos. Os autores do estudo recentemente publicado no BMJ Oncology sugerem que dietas inadequadas, consumo de álcool e tabaco, inatividade física e obesidade provavelmente estão entre os principais fatores desse crescimento.

“Desde 1990, a incidência e as mortes por câncer de início precoce aumentaram substancialmente em todo o mundo”, afirma o relatório. “Incentivar um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação adequada, a restrição ao consumo de tabaco e álcool, e a prática regular de atividades ao ar livre, pode reduzir o fardo do câncer de início precoce.”

Estudos anteriores já haviam indicado que a incidência de câncer em adultos com menos de 50 anos estava aumentando em várias partes do mundo nas últimas décadas. No entanto, essa pesquisa, liderada pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e pela Escola de Medicina da Universidade de Zhejiang, em Hangzhou, China, foi a primeira a examinar a questão em escala global e a investigar os fatores de risco para adultos mais jovens. A maioria dos estudos anteriores se concentrou em diferenças regionais e nacionais.

Neste estudo global, os pesquisadores analisaram dados de 204 países, abrangendo 29 tipos de câncer. Eles examinaram novos casos, mortes, consequências para a saúde e fatores de risco contribuintes para todos aqueles com idades entre 14 e 49 anos para estimar as mudanças entre 1990 e 2019.

Em 2019, foram registrados 3,26 milhões de novos diagnósticos de câncer em pessoas com menos de 50 anos, um aumento de 79% em relação aos números de 1990. O câncer de mama foi responsável pelo maior número de casos e mortes, com 13,7 e 3,5 para cada 100.000 pessoas da população global, respectivamente.

Os casos de câncer de traqueia e próstata de início precoce aumentaram mais rapidamente entre 1990 e 2019, com estimativas de mudanças anuais de 2,28% e 2,23%, respectivamente. Por outro lado, os casos de câncer de fígado de início precoce diminuíram aproximadamente 2,88% ao ano.

Em 2019, um total de 1,06 milhão de pessoas com menos de 50 anos morreram de câncer, um aumento de 27% em relação a 1990. Após o câncer de mama, as maiores taxas de mortalidade estavam relacionadas aos cânceres de traqueia, pulmão, estômago e intestino. Os maiores aumentos nas taxas de mortalidade foram observados em pessoas com câncer de rim ou ovário.

As maiores taxas de câncer de início precoce em 2019 ocorreram na América do Norte, Oceania e Europa Ocidental. Países de baixa e média renda também foram afetados, e as maiores taxas de morte em pessoas com menos de 50 anos ocorreram na Oceania, Europa Oriental e Ásia Central.

Em países de baixa e média renda, o câncer de início precoce teve um impacto muito maior nas mulheres do que nos homens, em termos de saúde precária e mortes.

Com base nas tendências observadas nas últimas três décadas, os pesquisadores estimam que o número global de novos casos de câncer de início precoce e mortes associadas aumentará em mais 31% e 21%, respectivamente, até 2030, com pessoas na faixa dos 40 anos sendo as mais afetadas.

Fatores genéticos provavelmente desempenham um papel, segundo os pesquisadores. No entanto, a alimentação rica em carne vermelha e sal e pobre em frutas e leite, juntamente com o uso de álcool e tabaco, são os principais fatores de risco subjacentes aos cânceres mais comuns em pessoas com menos de 50 anos, com inatividade física, excesso de peso e alto nível de açúcar no sangue contribuindo para essas estatísticas.

Leia também:

A Dra. Claire Knight, gerente sênior de informações de saúde do Cancer Research UK, que não esteve envolvida no estudo, afirmou que ainda não está claro o que está impulsionando essa tendência e pediu cautela.

Por mais alarmante que isso possa parecer, o câncer é primordialmente uma doença que afeta pessoas mais velhas, com a maioria dos novos casos de câncer em todo o mundo sendo diagnosticados em pessoas com 50 anos ou mais”, disse ela. “Precisamos de mais pesquisas para examinar as causas do câncer de início precoce para tipos específicos de câncer, como nosso estudo BCAN-RAY, que está procurando novas maneiras de identificar mulheres mais jovens com risco elevado de câncer de mama.

“Se as pessoas estão preocupadas com seu risco de câncer, existem muitas maneiras de ajudar a reduzi-lo, como não fumar, manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente e se proteger do sol”.

Fontes:

  1. The Guardian
  2. Jianhui Zhao et al. Global trends in incidence, death, burden and risk factors of early-onset cancer from 1990 to 2019. BMJ Oncology. Setembro 2023.

Talvez te interesse ler também:

Câncer de pâncreas: causas, sintomas e taxas de sobrevivência

OMS pronta para declarar o aspartame como possivelmente cancerígeno

Por que nem todos os fumantes desenvolvem câncer de pulmão? Um estudo revela




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...