OMS pronta para declarar o aspartame como possivelmente cancerígeno


A Organização Mundial da Saúde (OMS) está prestes a declarar o adoçante aspartame como um “possível carcinógeno humano”. De acordo com a agência Reuters, citando fontes familiarizadas com a avaliação conduzida pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), órgão global de saúde e pesquisa sobre câncer da OMS, essa classificação será feita em julho. O aspartame é um dos adoçantes artificiais mais amplamente utilizados em todo o mundo, sendo um componente comum em bebidas light e sem açúcar.

Novos estudos

Essa decisão foi tomada após a publicação de novos estudos que relacionam o consumo de aspartame a um possível aumento do risco de câncer. Um estudo realizado na França, envolvendo mais de 100 mil pessoas, descobriu uma associação entre o consumo elevado de adoçantes, incluindo o aspartame, e certos tipos de câncer relacionados à obesidade, como câncer colorretal, de estômago, próstata e mama. No entanto, é importante ressaltar que esses estudos são observacionais e não estabelecem relações causais diretas entre o adoçante e o câncer.

Os resultados da avaliação da IARC levantaram preocupações entre os consumidores e pressionaram os fabricantes de alimentos e bebidas que utilizam o aspartame. No entanto, algumas críticas têm sido direcionadas às avaliações da IARC, argumentando que elas podem confundir o público e gerar controvérsias desnecessárias.

Além disso, estudos recentes também associaram o aspartame a outros efeitos adversos à saúde, como ansiedade, e levantaram preocupações sobre outros adoçantes, como o eritritol e a sucralose.

A OMS planeja divulgar novas recomendações sobre adoçantes e substitutos do açúcar, ressaltando que o consumo de adoçantes não açucarados pode não conferir benefícios significativos na redução da gordura corporal e pode estar relacionado a riscos potenciais, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade prematura em adultos.

Além do aspartame, outros 4 alimentos já considerados cancerígenos pela OMS

Alimentos cancerígenos listados pela OMS:

  1. Carnes processadas: O consumo excessivo está associado ao aumento do risco de câncer colorretal e de intestino.
  2. Bebidas alcoólicas: O álcool é reconhecido como carcinogênico e pode levar ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, incluindo boca, esôfago, estômago, fígado e mama.
  3. Peixe salgado chinês: O consumo desse alimento está relacionado a uma maior incidência de câncer de nasofaringe, principalmente devido à reativação do vírus de Epstein-Barr.
  4. Noz de areca: O hábito de mascar essa noz está associado ao aumento do risco de câncer de boca, especialmente quando combinado com outras substâncias como cal hidratada e tabaco.

Essas recomendações fazem parte de uma iniciativa mais ampla da OMS para promover hábitos alimentares saudáveis ​​e reduzir o risco de doenças não transmissíveis em todo o mundo.

É importante destacar que a presença desses alimentos na lista da OMS indica uma associação com o desenvolvimento de câncer, mas não significa necessariamente que o consumo deles resultará em câncer. No entanto, é recomendado limitar a ingestão desses alimentos e adotar uma alimentação equilibrada e saudável.

Talvez te interesse ler também:

Pesquisa mostra que o uso de adoçantes causa alterações prejudiciais no intestino

Os 10 piores ingredientes que a indústria alimentícia usa nas receitas

Açúcar Refinado: 10 razões cientificamente comprovadas para limitar o consumo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...