Câncer colorretal em aumento entre jovens: conheça os sintomas


De olho nos sintomas! Segundo os especialistas, o câncer colorretal está aumentando entre os adultos jovens. A genética, o microbioma e as baixas taxas de triagem podem ser fatores para o aumento.

Andrew Chan, professor de medicina da Harvard Medical School, sinaliza e alerta, principalmente, aos mais jovens:

“Estamos chegando a um ponto em que não devemos considerar o câncer colorretal uma doença apenas de adultos mais velhos”.

A seguir, os fatores de risco para a doença e os sintomas mais comuns.

Um câncer comum em uma idade incomum

O câncer colorretal não afeta apenas pessoas mais velhas: um em cada cinco casos diagnosticados hoje ocorre em pessoas com menos de 55 anos, de acordo com um estudo recente publicado pela American Cancer Society.

Existem várias razões possíveis para a tendência, mas ainda não há uma explicação clara.

Segundo um artigo publicado na Science, alguns dos fatores de risco para a doença incluem tanto fatores ambientais quanto genéticos, além das baixas taxas de triagem e erros de diagnóstico.

O câncer de cólon é um dos cânceres mais comuns no mundo ocidental. Os adenocarcinomas do cólon e do reto geralmente começam como um crescimento de tecido chamado pólipo, que geralmente é removido durante uma colonoscopia de rotina antes de se tornar canceroso.

As colonoscopias são uma ótima ferramenta para prevenção e detecção precoce do câncer colorretal em termos de triagem que pode realmente detectar e remover lesões pré-cancerosas.

As taxas de sobrevivência são de 90% se detectadas cedo o suficiente.

Câncer colorretal: fatores de risco

Como explica o oncologista do Cancer Institute, Marios Giannakis, as pontuações de risco genético podem ser úteis para identificar aqueles com maior probabilidade de desenvolver câncer colorretal em uma idade precoce, mas podem ser mais eficazes se levarem em consideração a interação com fatores ambientais.

Quais são os fatores ambientais?

Fatores de estilo de vida como excesso de peso corporal aumenta o risco de câncer colorretal, mas, segundo as pesquisas, apenas cerca de 5% dos cânceres colorretais são atribuídos ao excesso de peso corporal.

Além disso, o excesso de peso também está predominantemente ligado a tumores no lado direito do cólon, que é onde descobriu-se que os aumentos estão ocorrendo.

Dieta, obesidade e inatividade física podem estar impulsionando parte desse aumento, mas existem outros contribuintes que ainda precisam ser descobertos.

De acordo com o estudo, o maior consumo de bebidas adoçadas com açúcar, bem como carnes vermelhas e processadas são possíveis fatores. Outros incluem antibióticos, toxinas ambientais mais onipresentes, taxas mais altas de cesarianas e outros procedimentos cirúrgicos.

O que todos esses fatores têm em comum é um efeito no microbioma, a população de bactérias e outros microrganismos que povoam o sistema digestivo humano.

Para os cientistas, a doença de início precoce pode ser explicada pelo uso de antibióticos na infância e na idade adulta jovem.

Sintomas do câncer colorretal

Os sintomas mais comuns de câncer colorretal em pacientes mais jovens são:

  • dor abdominal;
  • perda de peso inexplicável;
  • alterações na frequência, tamanho ou aparência das fezes;
  • e sangramento retal (que ocorre em 46% dos casos de início precoce, em comparação com 26% dos casos em adultos com mais de 50 anos).

Tendo em vista todos os aspectos acima, os cientistas sugerem que, provavelmente, a tendência de mais casos em idades mais jovens é resultado de uma combinação de fatores de risco maiores, taxas mais baixas de triagem e acesso aos cuidados de saúde.

Os pesquisadores afirmam que:

“A maior fonte de disparidade na incidência e mortalidade do câncer colorretal continua sendo as baixas taxas de triagem entre indivíduos sem plano de saúde e de baixa renda”.

Apesar de ser um assunto complexo e delicado, a melhor maneira de tratamento é o diagnóstico da doença: quanto mais cedo, mais chance de cura.

Para ler a matéria completa e entender mais sobre o aumento de casos de câncer colorretal em jovens, clique AQUI.

Fonte: National Geographic

Talvez te interesse ler também:

Exame de sangue revolucionário detecta câncer em estágio inicial

O câncer entre jovens está aumentando. Estudo alerta para um epidemia

É possível evitar câncer? Pesquisadores da Yale revelam se e quanto

Como os exercícios físicos aumentam as bactérias boas do intestino?

Como o intestino revela, através de suas bactérias, a depressão

Intestino tem a ver com humor, demência, Alzheimer, autismo e outras desordens




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...