Tabaco: Origem, História, Cultivo, Usos e Riscos


O tabaco é uma planta que pertence ao gênero Nicotiana e é amplamente conhecido pelo uso de suas folhas secas em produtos de tabaco como cigarros, charutos e cachimbo. Neste conteúdo vamos nos aprofundar nesta planta mostrando uma visão abrangente sobre ela. Fique por dentro!

Origem e História do Tabaco

O tabaco é nativo das Américas e tem uma longa história de uso por várias culturas indígenas.

Os povos nativos americanos utilizavam, e ainda utilizam, o tabaco em cerimônias religiosas, rituais xamânicos de cura e como símbolo de paz e amizade.

Cristóvão Colombo foi um dos primeiros europeus a entrar em contato com a planta de tabaco durante sua expedição à América no final do século XV. Acredita-se que o tabaco tenha sido levado à Europa por exploradores e colonizadores subsequentes. O tabaco foi introduzido na Europa por volta do início do século XVI, quando seu uso passou a ser popular.

Cultivo

O cultivo do tabaco envolve várias etapas. A planta é geralmente cultivada a partir de sementes, que são inicialmente germinadas em mudas. Essas mudas são transplantadas para campos maiores quando atingem um tamanho adequado.

A planta de tabaco requer um clima específico, com muitas horas de sol e solo bem drenado.

Após o crescimento, as folhas de tabaco são colhidas, secas e fermentadas para desenvolver sabores e aromas característicos.

Usos

O tabaco é conhecido principalmente por seu uso na fabricação de produtos como:

  • cigarro
  • charuto
  • cachimbo
  • fumos de mascar

O tabaco também é usado em produtos de tabaco sem fumaça, como rapé (tabaco em pó para cheirar) e snus (tabaco úmido em pó para uso oral).

Os compostos químicos obtidos a partir do tabaco também têm encontrado aplicação na indústria farmacêutica, sendo empregados na síntese de medicamentos, como é o caso da nicotina utilizada em produtos de reposição nicotínica, auxiliando indivíduos no processo de cessação do tabagismo.

A planta do tabaco possui propriedades inseticidas, e o fumo de corda, derivado dela, é considerado um eficaz repelente natural de pragas do jardim.

“Benefícios” do Tabaco

Historicamente, o tabaco vem sendo usado por diversas culturas indígenas por suas propriedades medicinais e espirituais.

Alguns estudos como, “Usos terapêuticos do tabaco na medicina amazônica peruana exemplificados pelo trabalho de um mestre do tabaco” indicam que os compostos do tabaco podem ter efeitos medicinais e terapêuticos para a saúde.

No estudo mencionado acima, um curandeiro da região é entrevistado e ele relata o uso da planta tabaco com suas propriedades vermicida, parasiticida, anti-inflamatória e nootrópica (que aumenta o foco da mente) na composição de remédios naturais para tratar diversos problemas de saúde.

Contudo, o uso do tabaco é contraindicado em qualquer caso, pois a nicotina é altamente viciante.

Contraindicações e riscos à saúde

Estudos como o “Tabaco: sua associação histórica, cultural, bucal e periodontal“, evidenciam uma série de riscos graves à saúde associados ao uso do tabaco.

Fumar tabaco é a principal causa evitável de doenças como câncer, doenças cardíacas, respiratórias e derrames.

A nicotina presente no tabaco é altamente viciante e pode levar ao desenvolvimento de dependência física e psicológica.

Além disso, a exposição ao fumo passivo (inalar a fumaça do tabaco de outras pessoas) também é muito prejudicial à saúde.

Veja o que o médico Dr. Drauzio Varella diz no vídeo abaixo sobre os prejuízos e riscos de fumar tabaco, mesmo que se for tabaco artesanal:

@portaldrauziovarella ♬ som original – Portal Drauzio

O tabaco de hoje é muito pior

O tabaco de hoje é diferente do tabaco de antigamente, porque atualmente há o emprego de aditivos nos produtos feitos com tabaco, que não eram usados ​​no passado.

Esses aditivos foram introduzidos para melhorar o sabor, prolongar a vida útil e modificar as características da queima.

O acréscimo destes aditivos na produção de produtos de tabaco aumentou as substâncias prejudiciais à saúde, além de aumentar a dependência química.

Usar tabaco hoje significa cair nas artimanhas de uma indústria inescrupulosa como é a indústria do tabaco:

Como superar o vício do tabaco

Se você está considerando deixar de fumar ou necessita de assistência para enfrentar a dependência química do tabaco, é aconselhável buscar apoio médico e psicológico, bem como aproveitar alguns recursos disponíveis para a cessação desse vício. Alguns tratamentos naturais como acupuntura, hipnose, meditação e prática de atividade física regular, podem ajudar e muito, pois muitas pessoas relatam ter abandonado o vício dessas maneiras.

Leia mais:

Fontes:

  1. Frontiers:  Uos terapêuticos do tabaco na medicina amazônica peruana exemplificados pelo trabalho de um maestro tabaquero
  2. National Library of Medicine: Tabaco: sua associação histórica, cultural, bucal e periodontal
  3. Portal Drauzio Varella

Para mais conteúdo sobre tabagismo, talvez te interesse ler também:

De castigo, fumar olhando pra parede é técnica brasileira contra o tabagismo

França contra o tabagismo: Maço de cigarro a 10 euros!

Inglaterra se compromete a acabar com tabagismo até 2030

Danos vasculares já na adolescência causados por tabagismo e álcool

Dia Mundial Sem Tabaco, pela saúde e contra o comércio ilícito




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...