A nicotina é a substância mais nociva do cigarro?


Outro dia, em uma discussão com amigos, alguém argumentou que cigarros eletrônicos são os piores porque não contêm tabaco, mas “apenas” nicotina, a pior substância do cigarro, na opinião dessa pessoa leiga no assunto. Então, decidi pesquisar sobre o tema porque a mim, que não sou fumante, fica muito clara uma coisa que ouço sempre dos tabagistas: eles não são suicidas concientes. eles acreditam que o cigarro que eles fumam (qualquer tipo que seja), é menos, ou nada prejudicial, porque criaram em suas cabeças desculpas para continuarem fumando. Mas vamos ao tema…

A nicotina é mesmo a substância mais nociva do cigarro?

Não, a nicotina não é a substância mais nociva do cigarro. Embora a nicotina seja o principal componente viciante do tabaco e esteja associada à dependência química do cigarro, não é a principal responsável pelos danos à saúde causados pelo tabagismo.

O tabaco contém milhares de produtos químicos tóxicos e cancerígenos, incluindo alcatrão, monóxido de carbono, metais pesados e outras substâncias nocivas. Essas substâncias são inaladas durante a fumaça do cigarro e são a principal causa de danos aos pulmões, coração, vasos sanguíneos e outros órgãos do corpo humano.

Então, se não é a nicotina…

Quais são as substâncias mais nocivas do cigarro?

O cigarro contém milhares substâncias tóxicas e nocivas à saúde. Algumas das mais prejudiciais incluem:

Nicotina

Embora não seja a substância mais tóxica, a nicotina é o principal componente viciante do cigarro. Ela causa a dependência física e psicológica do tabaco, tornando difícil para as pessoas pararem de fumar.

Alcatrão

É uma mistura de diversas substâncias químicas que são liberadas na fumaça do cigarro quando ele é queimado. O alcatrão é altamente cancerígeno e está associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão e outros tipos de câncer.

Monóxido de carbono (CO)

É um gás venenoso presente na fumaça do cigarro que se liga à hemoglobina no sangue, reduzindo a quantidade de oxigênio disponível para os órgãos e tecidos do corpo. Isso pode levar a danos nos órgãos e sistemas, especialmente no coração e pulmões.

Amônia

É adicionada ao tabaco para melhorar seu aroma e consistência, mas acredita-se que também sirva para aumentar a absorção de nicotina pelo corpo, tornando os cigarros mais viciantes.

Metais pesados

O tabaco pode conter metais pesados tóxicos, como chumbo, cádmio e arsênio, que são absorvidos pelo corpo durante o consumo de cigarros.

Polônio-210

Substância radioativa presente no tabaco, contribui para o risco de câncer.

Resíduos de agrotóxicos

Pesticidas usados no cultivo do tabaco podem permanecer nos cigarros e serem inalados pelos fumantes.

Naftalina

Substância usada como inseticida e repelente, tóxica quando inalada através da fumaça do cigarro.

Fósforo P4 e P6

Utilizado como raticida, pode ser encontrado nos cigarros e é altamente tóxico.

Níquel

Presente no solo onde o tabaco é cultivado, o níquel pode causar irritações respiratórias e alérgicas em fumantes.

Plutônio

Resultado da deposição de elementos radioativos no solo, o plutônio é inalado durante o tabagismo e pode aumentar o risco de doenças pulmonares e câncer.

Cianeto de hidrogênio

Formado durante a queima do papel de cigarro e aditivos, o cianeto de hidrogênio é altamente tóxico e pode afetar o sistema respiratório e cardiovascular.

Benzopireno

É um subproduto da combustão do tabaco e está associado ao desenvolvimento de câncer, especialmente do pulmão.

Acetona

A acetona no cigarro é um subproduto da queima do tabaco e dos aditivos presentes no papel do cigarro, é liberada durante a combustão e é uma das muitas substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde .

Terebintina

Componente tóxico da fumaça do cigarro que pode causar danos aos pulmões e vias respiratórias.

Essas substâncias tóxicas estão entre as muitas encontradas na fumaça do cigarro, contribuindo para os sérios danos à saúde causados pelo tabagismo. É importante destacar que esses elementos estão associados a uma série de doenças graves, incluindo diversos tipos de câncer, doenças cardíacas e respiratórias, tornando o cigarro uma das principais causas evitáveis de morte em todo o mundo.

Cigarro eletrônico contém tabaco?

O cigarro eletrônico, também conhecido como vape, pen-drive ou e-cig não contém tabaco, mas possui nicotina e outras substâncias potencialmente prejudiciais. Tais quais:

O cigarro eletrônico, também conhecido como vape ou e-cig, contém diversas substâncias potencialmente nocivas, incluindo:

  1. Nicotina: A principal substância viciante presente nos cigarros eletrônicos, que pode levar à dependência e outros problemas de saúde.
  2. Propilenoglicol e glicerina vegetal: Substâncias utilizadas para criar o vapor, mas quando aquecidas podem produzir compostos tóxicos e irritantes para os pulmões.
  3. Saborizantes: São adicionados para tornar os vapores mais atrativos, mas alguns deles podem ser prejudiciais quando inalados.
  4. Aldeídos: Produtos químicos tóxicos liberados durante o aquecimento do líquido do cigarro eletrônico.
  5. Metais pesados: Alguns dispositivos de cigarro eletrônico podem liberar metais pesados, como chumbo, níquel e cádmio, que são prejudiciais à saúde.
  6. Partículas finas: O vapor do cigarro eletrônico contém partículas finas que podem penetrar profundamente nos pulmões e causar danos.

O e-cig de hoje é o Marlboro de amanhã

Àqueles que defendem o cigarro eletrônico ignoram a história: o cigarro de hoje, um dia foi símbolo de status, glamour e, pasmem, de saúde.

Não há como saber sobre os malefícios do cigarro eletrônico hoje, pois eles estão aí há pouco tempo. As pesquisas sobre os seus efeitos a longo prazo ainda estão em andamento, e os riscos à saúde podem variar de acordo com o tipo de dispositivo, o líquido utilizado e a forma como é usado. Portanto, é fundamental estar ciente dos possíveis efeitos adversos cigarro eletrônico  à saúde.

Pare de se enganar

Em vez de discutir qual cigarro faz menos mal (tem gente que até argumenta que alguns cigarros nem fazem mal) é melhor se conscientizar do auto-engano.

O tabagismo está relacionado a uma série de doenças graves, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas e uma variedade de outras condições de saúde. Portanto, é importante destacar que todas as substâncias presentes no cigarro são prejudiciais à saúde, e não apenas a nicotina. E que todo e qualquer tipo de cigarro com ou sem tabaco é prejudicial.

A melhor forma de proteger a saúde é evitar o consumo de tabaco e buscar hábitos de vida saudáveis.

Fontes: 

  1. Ricardo Meirelles – médico do Instituto Nacional de Câncer – INCA – Governo Federal
  2. Clinica Kowalski
  3. El Paìs

Talvez te interesse ler também:

Pare de fumar se não quiser ficar banguela

Cigarro eletrônico aumenta risco de ânsia e depressão em jovens, revela estudo

Existe cigarro eletrônico (vape) que não cause danos à saude?

Conheça TODOS os malefícios do cigarro e pare agora de fumar

Nunca é tarde para largar o cigarro: a mágica capacidade de multiplicação das células saudáveis para regeneração do pulmão




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...