O que é Monóxido de Carbono e por que é tão perigoso


Recentemente, um casal  foi encontrado morto no quarto de uma pousada em Monte Verde, Sul de Minas. A suspeita é que tenham sido vítimas de intoxicação por monóxido de carbono. Casos como esse, infelizmente, não são raros. Saiba o que é monóxido de carbono, como e por que esse gás pode matar.

O que é monóxido de carbono?

O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, inodoro e altamente tóxico. É formado pela combustão incompleta de materiais orgânicos, como madeira, carvão, gás natural, gasolina e outros combustíveis fósseis.

O monóxido de carbono é perigoso porque interfere no transporte de oxigênio pelo sangue, ligando-se à hemoglobina e reduzindo sua capacidade de transportar oxigênio para as células do corpo.

A exposição ao monóxido de carbono pode levar a sintomas como dores de cabeça, tonturas, náuseas, confusão mental e, em casos graves, pode levar à intoxicação grave e morte.

Um assassino silencioso dentro de casa

Algumas pessoas chamam esse gás de assassino silencioso, porque ele é altamente tóxico e, sendo incolor e inodoro, não se percebe a sua presença que pode inclusive estar dentro de casa.

A intoxicação é lenta e perigosa porque a pessoa pode sentir cansaço, sonolência, acaba perdendo os sentidos e de repente morre desacordada, porque inalou grande quantidade do gás enquanto desmaiada.

Mortes por intoxicação de monóxido de carbono no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil tem sido marcado por casos trágicos de intoxicação acidental por gases, com números alarmantes de vítimas fatais. Entre 2000 e 2017, foram registradas pelo menos 532 mortes decorrentes desse tipo de intoxicação, de acordo com dados do portal Datasus, ligado ao Ministério da Saúde.

Essas tragédias nos alertam sobre a importância da conscientização sobre os perigos do monóxido de carbono e medidas de segurança para evitar vazamentos em residências e estabelecimentos comerciais, a fim de proteger vidas.

Como o monóxido de carbono mata?

O monóxido de carbono é uma substância tóxica que impede que o oxigênio seja corretamente transportado pelo sangue para células e órgãos vitais. Quando inalado, o monóxido de carbono se liga à hemoglobina, que normalmente transporta o oxigênio, formando uma ligação mais forte do que o oxigênio, o que impede que ele seja liberado nos tecidos do corpo. Isso leva a uma privação de oxigênio, resultando em danos aos órgãos e sistemas, podendo levar à morte se a exposição for prolongada ou em altas concentrações.

Os sintomas de intoxicação por monóxido de carbono incluem dor de cabeça, tontura, náuseas, confusão, fraqueza e, em casos graves, perda de consciência e morte.

Como evitar intoxicação e morte por monóxido de carbono?

Para evitar intoxicação por monóxido de carbono, é importante tomar as seguintes medidas de precaução:

Instalar detectores de monóxido de carbono

Coloque detectores de monóxido de carbono em locais estratégicos da casa, como próximo a dormitórios e áreas comuns. Eles são projetados para emitir um alarme caso haja acúmulo de monóxido de carbono no ambiente.

Manutenção adequada de aparelhos a gás

Certifique-se de que todos os aparelhos a gás, como aquecedores, fogões, caldeiras e lareiras, estejam instalados corretamente e em bom estado de funcionamento. Faça uma manutenção regular para garantir que não haja vazamentos.

Manutenção de sistemas de exaustão

Realize inspeções periódicas nas chaminés, dutos e sistemas de exaustão para garantir que estejam limpos e livres de obstruções.

Ventilação adequada

Mantenha as áreas onde os aparelhos a gás são utilizados adequadamente ventiladas. Certifique-se de que haja uma boa circulação de ar, especialmente em espaços fechados.

Não utilize churrasqueiras a carvão dentro de casa

Nunca utilize churrasqueiras a carvão, geradores ou fogões a gás para aquecimento dentro de casa, pois eles podem liberar monóxido de carbono.

Evite deixar carros ligados em espaços fechados

Nunca deixe um veículo com motor a combustão ligado em uma garagem fechada ou em espaços sem ventilação adequada.

Fique atento aos sintomas

Esteja ciente dos sintomas de intoxicação por monóxido de carbono, como dores de cabeça, tonturas, náuseas e confusão. Se você ou outras pessoas apresentarem esses sintomas, saia imediatamente do local, procure por ar fresco e busque atendimento médico imediato ao sair do ambiente contaminado.

A prevenção e a conscientização são fundamentais para evitar acidentes graves relacionados a essa substância tóxica.

Primeiros socorros

Veja o que fazer para socorrer uma vítima de intoxicação por monóxido de carbono.

Cigarro e monóxido de carbono

Se você ligou os pontos, deve ter pensado… será que fumar em lugar fechado pode ser perigoso pela questão do monóxido de carbono? A resposta é  sim.

O ato de fumar envolve a combustão de substâncias, incluindo tabaco, que libera monóxido de carbono como um subproduto. Quando uma pessoa fuma em um ambiente fechado, o monóxido de carbono liberado pode se acumular no ar, aumentando a concentração dessa substância tóxica.

A inalação contínua e prolongada de monóxido de carbono proveniente do tabaco pode levar à intoxicação por esse gás, causando diversos problemas de saúde. A exposição crônica ao monóxido de carbono pode levar a danos no sistema cardiovascular, respiratório e neurológico, além de aumentar o risco de doenças respiratórias, problemas cardíacos e até mesmo morte.

Além disso, o tabagismo passivo, ou seja, a inalação da fumaça de cigarro por pessoas ao redor do fumante, também pode ser prejudicial devido à presença de monóxido de carbono e outras substâncias tóxicas na fumaça do cigarro.

Portanto, é recomendado evitar fumar em ambientes fechados, especialmente em espaços onde outras pessoas também estejam presentes, para minimizar os riscos associados à exposição ao monóxido de carbono e outros poluentes presentes na fumaça do cigarro.

Vídeos sobre intoxicação por monóxido de carbono

Saiba mais nos vídeos abaixo para se aprofundar. Escolhemos esses pois são bem esclarecedores.

 

Fontes:

  1. Manual da Química
  2. O Globo
  3. MSD Manuals

Talvez te interesse ler também:

Bombons envenenados: o que fazer em caso de envenenamentos

Como se proteger de raios, no país de maior incidência deles

Como se proteger da poluição eletromagnética

Metais pesados: quais são, por que fazem mal, sintomas de intoxicação




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...