Intoxicação alimentar: 10 remédios caseiros e como prevenir


A intoxicação alimentar é uma situação que pode acontecer com qualquer um, mas os incômodos causados são os mesmos para todos, podendo o enfermo sentir náuseas, tontura, diarreia, cólicas e dor de cabeça. Veremos que a intoxicação alimentar pode ter causas distintas, no entanto o desconforto quase sempre impossibilitará o doente de realizar as atividades mais simples do cotidiano.

intoxicação alimentar

Como prevenir a intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode ser causada por vírus, bactérias ou mesmo pelas presentes toxinas nos alimentos, portanto não existe uma forma direta de evitá-la, no entanto, existem procedimentos concretos que podem ajudar a evitar a ingestão de alimentos que causem a intoxicação.

Há determinamos alimentos que são agentes comuns de intoxicação, tais como ovos, moluscos, carnes e aves, pois podem conter agentes e fatores infecciosos que não são eliminados após seu cozimento. Portanto, é importante que estes sejam muito bem lavados e cozidos para um consumo seguro.

Além disso, é importante que os alimentos sejam escolhidos adequadamente antes de sua aquisição. Verifique a procedência do que se compra, certifique-se de que o que está comprando cumpre com as regulamentações sanitárias e ambientais.

É importante também sempre lavar muito bem as mãos antes de preparar qualquer tipo de alimento. Isso porque as mãos são recorrente transporte de bactérias e vários outros agentes infecciosos.

Leia também: 5 DICAS PARA ELIMINAR O AGROTÓXICO DAS FRUTAS E VERDURAS

Como tratar a intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode ser facilmente tratada em casa sem grandes prejuízos. Normalmente, seus sintomas desaparecerão em menos de uma semana com o cuidado adequado. É importante que o organismo esteja bem hidratado, ou seja, o consumo de água constante é ideal para o tratamento. Além disso, deve-se evitar cafeína ou outras bebidas e alimentos que possam irritar ainda mais o trato digestivo.

O descanso do paciente também é crucial para que haja recuperação plena dos casos de intoxicação alimentar. Veremos adiante 10 remédios caseiros para a intoxicação alimentar.

10 remédios caseiros para a intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar pode ser tratada de forma fácil em casa seguindo uma dieta rica com os seguintes 10 remédios caseiros:

1. Mel

Por possuir propriedades antibacterianas e antifúngicas o mel é extremamente aconselhado neste tratamento caseiro. Pode ser tomado puro ou em chá.

O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

2. Banana

Por serem ricas em potássio e também de fácil digestão, as bananas auxiliarão o organismo a se recuperar de casos de diarreia e vômitos causados pela intoxicação alimentar. Recomenda-se no mínimo uma banana por dia.

3. Cominho em grão

O cominho é anti-inflamatório, sendo capaz de diminuir o desconforto do estômago e a irritação abdominal.

4. Chá de ervas

Os chás de algumas ervas, como o chá de hortelã, possuem propriedades que podem aliviar e acalmar as dores estomacais. Uma xícara de chá de hortelã pela manhã e outra à noite antes de se deitar.

5 RECEITAS FÁCEIS E DELICIOSAS DE CHÁ DE HORTELÃ

5. Manjericão

Além de acalmar os desconfortos abdominais, o manjericão também possui propriedades antimicrobianas.

MANJERICÃO: USOS, BENEFÍCIOS E COMO CULTIVAR

6. Alho

O alho é extremamente poderoso como antibacteriano, antiviral e antifúngico. Seu consumo cru ou mesmo em alimentos é recomendado para tratar intoxicação alimentar.

COMO PLANTAR ALHO NO BALCÃO EM 6 PASSOS

7. Gengibre

O gengibre também é anti-inflamatório e tem ações poderosas no tratamento de intoxicação alimentar. Seu chá pode ser feito facilmente. Basta ferver uma colher de chá de gengibre ralado em uma xícara de água. Pode ser adoçado com uma colher de mel.

QUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)

8. Iogurte com semente de feno-grego

O feno-grego aliviará as dores intestinais e o iogurte trabalhará como antimicrobiano e antibacteriano. Coloque uma colher de chá de semente de feno-grego no iogurte e beba sem mastigar.

FENO-GREGO: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS, QUANTO CONSUMIR E ONDE ENCONTRAR

9. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem efeito alcalino, favorecendo a recuperação do organismo em uma intoxicação. Basta misturar duas colheres de chá deste vinagre com água quente e beber antes das refeições.

OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

10. Limão

O limão é uma das frutas mais poderosas que existem. É antiviral, anti-inflamatório e ainda é capaz de matar a bactéria de intoxicação alimentar por causa de seu ácido. O mais indicado é uma xícara de água morna com 4 colheres de sopa de limão e uma colher de mel.

Recomendações gerais em caso de intoxicação alimentar

Embora a maioria dos casos de intoxicação alimentar possam ser tratados em casa, recomenda-se a visita a um médico a fim de obter uma orientação precisa a respeito do tratamento adequado para este quadro de enfermidade, de acordo com o organismo de cada paciente.

Leia mais sobre saúde e bem-estar:

SUCO CONTRA COLESTEROL, PARA BEBER ANTES DE DORMIR

GASTRITE: CAUSAS, DIETAS E COMPLICAÇÕES

TODAS AS VITAMINAS DO COMPLEXO B: BENEFÍCIOS E FONTES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...