Como se proteger de raios, no país de maior incidência deles


Estamos em pleno período de maior incidência de raios no Brasil, que vai de outubro a março. E em nenhum outro lugar no mundo cai tanto raio como aqui, pois sendo um país tropical, a formação de tempestades é favorecida, e com elas, os raios.

Os raios podem ser muito perigosos porque os seus efeitos podem ferir e até matar as pessoas que estão próximas aos locais onde eles caem.

Secundariamente, os raios podem causar incêndios e quedas de energia provocadas por descargas elétricas capazes de atingir uma pessoa.

A corrente de um raio pode causar, também, queimaduras e danos a órgãos vitais, como coração, pulmão, sistema nervoso central devido a uma variedade de reações eletroquímicas.

O dano está diretamente relacionado à intensidade da corrente, às partes do corpo afetadas e às condições físicas do incidente.

Só para você ter uma ideia, de 20% a 30% das pessoas atingidas por raios morrem de parada cardíaca e respiratória e o restante, que sobrevive, sofre sequelas psicológicas e orgânicas, como perda de memória, perda de concentração e problemas para dormir.

Estima-se que, no Brasil, 130 pessoas morrem vítimas de raios e 500 se ferem, anualmente.

Os números assustam e todo ano temos histórias parecidas de mortes, com estatísticas similares de casos. Então vamos prevenir!

Como se proteger de raios?

Para se prevenir de raios, tome as seguintes precauções, recomendadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pelo Corpo de Bombeiros em uma entrevista à EBC:

  1. Evite sair para rua se houver tempestade.
  2. Se estiver na rua, procure um abrigo seguro, como prédios com proteção contra raio, abrigos subterrâneos, tais como metrôs. Evite lugares que não oferecem proteção, como celeiros, tendas, veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas.
  3. Se estiver em casa, evite usar o telefone ou celular, a não ser que seja sem fio.
  4. Evite ficar próximo de tomadas, canos e janelas metálicas.
  5. Evite tocar em qualquer equipamento eletrônico ligado à rede elétrica.
  6. Também evite tocar em chuveiro e ou torneira elétrica isso porque se a rede elétrica for atingida por um raio, ela irá se propagar pela fiação, atingindo o que estiver no fim da tomada o que pode fazer com que aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos se queimem devido uma tensão na rede elétrica.
  7. Portanto, para evitar danos aos dispositivos elétricos e eletrônicos, tire-os da tomada durante tempestades.
  8. Não estacione perto de árvores ou de linhas de energia elétrica.
  9. Não procure abrigo em árvores.
  10. Evite ficar em topos de montanha e de prédios, em áreas abertas, como piscinas, praia, campos de futebol, estacionamentos abertos e próximo de cercas de arame, em estruturas altas, como torres, linhas telefônicas e de energia elétrica.
  11. Se você sentir os seus pelos arrepiados ou coceira na pele, é sinal de que um raio pode estar prestes a cair. Ajoelhe-se ou curve-se para a frente, colocando as mãos nos joelhos e a sua cabeça entre eles. Não se deite.
  12. Permaneça em casa, porque muitos objetos podem estar voando, devido à força da tempestade, e provocar lesões. Se começar a cair uma tempestade, não saia no quintal para tirar a roupa do varal, por exemplo.
  13. Se você estiver dirigindo, estacione o carro em um lugar seguro. A visibilidade durante tempestades é reduzida para 10%. E ATENÇÃO: tempestades ainda podem provocar alagamentos, fazendo com que os veículos sejam tomados pela água.
  14. As tempestades duram cerca de 30 a 40 minutos. Permaneça em abrigo seguro até ela passar.

Como proteger os aparelhos elétricos domésticos?

A instalação de pára-raios em casas e edifícios evitam a destruição de aparelhos, bem como incêndios e riscos para as pessoas. Mas apenas eles não garantem a proteção para os equipamentos eletrodomésticos.

Se você não conseguir desligar os equipamentos da tomada antes da tempestade cair, não tente fazê-lo durante a tempestade. Isso é extremamente perigoso.

Como se formam os raios?

Assista ao vídeo a seguir para saber como se formam os raios:

Brasil, o país de maior incidência de raios

Veja que interessante essa reportagem do Fantástico da série o País dos Raios. É a 1ª série de 3 e, apesar de ser de 2014, é super atual. Vale a pena ver!

 Talvez te interesse ler também:

Cloud: a lâmpada que traz trovões e relâmpagos para dentro de casa

Chuvas + Brasil = Tragédias. Por que todo ano a mesma história?

Trombas d’água: alerta sobre os riscos e como escapar desse perigo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...