Os danos que os sentimentos ruins causam em nosso corpo


Na Medicina Tradicional Chinesa, existe uma conexão profunda entre as emoções e a saúde física. Segundo essa abordagem milenar, sentimentos negativos podem causar danos aos órgãos do corpo, comprometendo o equilíbrio energético e resultando em doenças.

Nós já falamos várias vezes aqui sobre isso. Leia mais:

Aqui estão os efeitos dos sentimentos ruins em órgãos específicos, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa:

Cabeça (preocupação)

A preocupação excessiva afeta diretamente a energia da mente, que é considerada uma forma de energia yang. Essa preocupação constante pode bloquear o fluxo de energia e sangue na cabeça, levando a dores de cabeça, tonturas e dificuldade de concentração.

Pulmões (tristeza)

Os pulmões são considerados o órgão mais vulnerável à tristeza. A tristeza prolongada e a melancolia podem enfraquecer a energia dos pulmões e prejudicar sua função de dispersar a energia vital (Qi) para todo o corpo. Isso pode resultar em sintomas como falta de ar, voz fraca, suscetibilidade a resfriados e infecções respiratórias.

Fígado (raiva)

A raiva excessiva afeta principalmente o fígado, um órgão responsável por armazenar e regular o fluxo de sangue e energia do corpo. Quando há uma explosão de raiva, o fluxo de energia se torna agitado, causando bloqueios e estagnação do Qi do fígado. Isso pode levar a sintomas como dor e distensão abdominal, dores de cabeça, tontura, irritabilidade e distúrbios do sono.

Rins (medo)

O medo crônico e o estresse emocional afetam os rins, que são considerados a “raiz da energia vital” na medicina chinesa. O medo enfraquece a energia dos rins, prejudicando sua capacidade de controlar o fluxo de energia e manter o equilíbrio hormonal. Os sintomas associados incluem fadiga crônica, problemas de memória, insônia, problemas sexuais e fraqueza geral.

Coração (estresse)

O estresse emocional crônico pode afetar o coração, órgão considerado a sede da mente e das emoções na medicina tradicional chinesa. O estresse excessivo aumenta a carga sobre o coração e prejudica seu funcionamento adequado. Isso pode resultar em palpitações, ansiedade, insônia, problemas de memória e desequilíbrios emocionais.

Estômago (angústia)

 

A angústia e a preocupação crônica afetam diretamente o estômago. O estresse emocional pode levar a um desequilíbrio no fluxo de energia do estômago, causando desconforto abdominal, má digestão, inchaço, perda de apetite e úlceras.

Pâncreas (frustração)

A frustração e a irritação crônicas podem afetar o pâncreas, órgão responsável pelo metabolismo e pelo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. A raiva contida e a frustração excessiva prejudicam a função do pâncreas, afetando a produção de insulina e causando desequilíbrios no açúcar no sangue, fadiga, fraqueza e problemas digestivos.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a chave para manter a saúde está em alcançar um equilíbrio emocional adequado. Quando os sentimentos negativos se tornam persistentes e desequilibrados, eles podem afetar a energia vital (Qi) e o fluxo de sangue, levando a problemas de saúde nos órgãos correspondentes. Portanto, é importante cultivar emoções positivas, adotar práticas de gerenciamento do estresse e buscar um estilo de vida saudável e equilibrado.

Talvez te interesse ler também:

O relógio biológico na Medicina Tradicional Chinesa

O lado do corpo que você fica doente tem um significado

Relação entre baço, preocupação, ansiedade e aprendizagem

Cresce o movimento da desprescrição contra o abuso de remédios

Causas Emocionais das Doenças Autoimunes

As Causas Emocionais das Doenças Intestinais




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...