©Lukáš Dlutko/Pexels

Jogar tênis é moda na pandemia. Veja todos os benefícios!

Com a pandemia, o medo de contrair Covid-19 é grande. Muitas pessoas evitam lugares cheios e principalmente fechados. E a academia é um destes.

Na Europa por exemplo, onde o lockdown voltou com tudo em muitos países, as pessoas para não ficarem paradas na pandemia, estão jogando tênis. Principalmente as crianças. A procura é tanta que está difícil achar quadras disponíveis para praticar esse esporte em algumas cidades europeias.

Além de poder ser praticado ao ar livre e sem contato próximo com outras pessoas – o que é seguro para a evitar a transmissão do vírus – jogar tênis é um esporte completo, pois promove diversos benefícios.

Veja quais são eles.

A história do tênis

Antes de entrarmos nos benefícios de jogar tênis, vamos saber um pouco mais sobre como ele surgiu. 

O “Tênis” é um esporte de origem inglesa, com início no século XIX e que inicialmente era conhecido como “Tênis Real”. O primeiro torneio oficial aconteceu em 1877, em Londres, conhecido como Torneio de Wimbledon.

As regras do Tênis foram padronizadas em 1881 pela United States National Law Tennis Association, a qual foi criada especificamente para este fim.

Já em 1924, a Federação Internacional de Tênis promulgou regras mais abrangentes, as quais são válidas até hoje.

Os principais torneios de tênis são o de Wimbledon, US Open, Aberto da França e o Aberto da Austrália.

Como esporte olímpico, a Copa Davis é a principal competição, tendo a Fed Cup com a versão feminina.

Apesar de ser considerado um esporte de elite, jogar tênis é uma atividade muito completa e prazerosa, podendo ser realizada por qualquer pessoa e de qualquer idade.

Benefícios de jogar tênis

Na pandemia virou moda jogar tênis porque este é um esporte praticado ao ar livre, mantendo-se uma certa distância do adversário e é uma excelente atividade aeróbica que trabalha não só o corpo como a mente.

Veja a lista de benefícios:

  1. Queima calorias – Dependendo do biotipo físico, uma partida de tênis ajuda a queimar de 500 até 800 calorias. Isso é equivalente a uma corrida ou à uma pedalada.
  2. Melhora a forma física – Os movimentos executados ao jogar tênis fazem com que sejam desenvolvidos músculos nas pernas, braços, costas e abdômen.
  3. Melhora a saúde cardiovascular – O ritmo cardíaco aumenta durante a prática, o que promove mais resistência com o passar do tempo. Isso ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois fortalece o coração.
  4. Exercita o cérebro – O tênis ajuda a desenvolver o pensamento estratégico e tático pois, além de antecipar a jogada do oponente, o jogador precisa rebater rapidamente e direcionar a bolinha para locais que o oponente não alcance. A capacidade de concentração e a memória também são melhorados com a prática do esporte.
  5. Sem restrições de idade e pessoa – Especialistas garantem que o tênis pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que os limites sejam respeitados. A única recomendação é a de se fazer um check up médico antes de iniciar a prática, como em qualquer esporte.
  6. Aliado da corrida – O tênis é um esporte de agilidade no qual o jogador corre a maior parte do tempo, dando “tiros” de um lado para o outro. Isso aumenta o condicionamento físico e a resistência do atleta que também é praticante de corrida.
  7. Desenvolve a flexibilidade – Ao lançar ou rebater a bolinha, precisamos alongar braços e pernas para alcançá-la. Por isso, jogar tênis deixa o jogador mais flexível.
  8. Diminui dores causadas pelo sedentarismo – Devido à melhora na forma e no condicionamento físico, jogar tênis também ajuda a acabar com aquelas dores nas costas, pescoço, braços e pernas devido à falta de atividade física. Nosso corpo precisa estar em movimento.
  9. Disposição para as atividades diárias – Mesmo após o esforço físico exigido pela prática do tênis, a disposição para as tarefas do dia a dia permanece firme e até melhora. Isso porque o esporte deixa o corpo mais desperto e animado para o que vier pela frente.
  10. Reduz ansiedade, estresse e melhora o humor – Assim como em qualquer atividade física, jogar tênis promove bem estar. De acordo com especialistas, 30 minutos de prática faz com que o cérebro libere endorfina no corpo, cujo efeito dura até 12 horas. A prática constante garante uma vida muito mais saudável física e mentalmente.

Jogar tênis faz um braço ficar maior do que o outro?

Para quem tem medo de ficar com um braço maior do que o outro, saiba que sim, isso pode acontecer, mas não é no braço todo. Apenas o antebraço cresce, e só pouco a mais, em torno de 30%. Mas na verdade, a estrutura corporal como um todo fica mais fortalecida com a prática desse esporte.

Para compensar essa diferença, os atletas praticam musculação ou hidroginástica, focando na parte menos fortalecida, dizem os especialistas

Comece com o que você tem

E se você acha que é difícil treinar em uma quadra de tênis ou acha que esse esporte é apenas para os ricos, saiba que é possível começar dentro de casa mesmo. Com raquete e bolinhas simples, é possível fazer alguns arremessos contra a parede, onde você mesmo é seu próprio adversário.

Essa é uma ótima dica para quem está vivendo o lockdown da pandemia novamente e procura uma atividade física para não pirar dentro de casa.

Experimente jogar tênis dentro de casa e depois, quem sabe, você não se anima a ir para as quadras? Aproveite todos os benefícios que o esporte proporciona e seja feliz!

Talvez te interesse ler também:

Whey protein: dando uma força para a malhação. Benefícios e como escolher

Patinação: benefícios, riscos, dicas de proteção e aprendizado

Aproveite a quarentena para ficar em forma com esses vídeos

Sobre Eliane A Oliveira

Eliane A Oliveira
Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para GreenMe desde 2018.

Veja Também

calorias

Xô sedentarismo! Novas diretrizes da OMS para prática de atividade física

Que fazer atividade física faz bem, todo mundo está cansado de saber. O que muita …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *