Como fazer o bebê parar de chorar e dormir: o método mais eficaz, segundo a ciência


Uma equipe internacional de pesquisa, testou um método que evidenciou como uma simples rotina, pode ajudar o bebê a se acalmar, parar de chorar e pegar no sono.

A melhor maneira de acalmar o bebê que está chorando e fazê-lo dormir é pegá-lo no colo e caminhar por cinco minutos, depois sentar e continuar segurando-o por mais cinco a oito minutos antes de colocá-lo no berço.

O método funciona seja de noite quanto de dia. Caminhar por cinco minutos com o bebê nos braços, explicam os pesquisadores, promove o sono do bebê enquanto sentar-se por mais cinco a oito minutos, continuando a segurá-lo no colo, tende a impedir que ele acorde no momento de colocá-lo no berço, quando o bebê já estiver dormindo.

O estudo

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram as reações de 21 bebês de 0 a 7 meses em quatro situações diferentes – no colo da mãe andando, no colo da mãe sentada, reclinado no berço e deitado no berço de balanço -, avaliando a frequência cardíaca e o comportamento de sono/vigília dos pequenos.

Os diferentes testes, feitos tanto nas casas dos bebês quanto em laboratório, dependendo da preferência das mães, indicaram que com apenas 30 segundos após começar a andar com o bebê nos braços, a frequência cardíaca de bebês chorando diminuía, fazendo com que o bebê se acalmasse e parasse de chorar.

Um efeito semelhante também foi observado no berço de balanço, mas não quando as mães seguravam os bebês nos braços enquanto sentadas, ou quando os bebês estavam reclinados no berço.

O estudo sugere que segurar o bebê nos braços não é o suficiente para acalmar o choro mas,  manter o bebê no colo enquanto se caminha, tem um efeito calmante bem mais perceptível.

Todos os bebês nos braços pararam de chorar durante a caminhada e quase metade adormeceu.

Mas, o grande problema é a passagem dos braços para o berço. Quando as mães tentaram colocar seus bebês adormecidos no berço, os pesquisadores observaram que mais de um terço deles acordavam em 20 segundos, mostrando uma mudança na frequência cardíaca após o desprendimento da mãe.

No entanto, se os bebês dormissem por um tempo nos braços da mãe antes de serem colocados no berço, os pesquisadores descobriram que a probabilidade de eles acordarem  era menor.

“Como mãe de quatro filhos, fiquei muito surpresa ao ver esses resultados”, disse a Dra. Kumi Kuroda do Laboratório de Comportamento Social Afiliado do Centro RIKEN para Ciência do Cérebro e autora correspondente do estudo. Pensava que o despertar da criança deitada estava relacionado com a forma como é colocada na cama, a sua postura ou a delicadeza do movimento. Mas nosso experimento não confirmou essas hipóteses”.

O método mais eficaz para fazer o bebê parar de chorar e dormir, segundo a ciência

Com base nestas observações, a equipe propôs um método para acalmar e promover o sono dos bebés que choram, sugerindo não só às mães (mas também aos pais, avós e outros familiares, que os pesquisadores acreditam que a técnica funciona igualmente).

Os método é simples:

  • pegue o bebê chorando, ande com ele por 5 minutos,
  • sente-se, continuando a segurar o bebê em seus braços por mais 5-8 minutos
  • deite a criança no berço.
O método para acalmar e promover o sono no bebê chorando / Current Biology

O método para acalmar e promover o sono no bebê chorando / Current Biology

“Esse esquema, ao contrário de outras abordagens populares, como deixar o bebê chorar até que ele adormeça sozinho, visa fornecer uma solução imediata para o choro do bebê”, acrescentou Kuroda. Muitas vezes, muitos pais confiam em sua intuição ou ouvem os conselhos de outras pessoas. Em vez disso, precisamos de uma abordagem científica para entender os comportamentos das crianças, porque eles são muito mais complexos do que pensamos”.

O método foi publicado na revista Current Biology.

Fontes:

  1. fanpage
  2. Current Biology

Talvez te interesse ler também:

Crianças amamentadas por até 1 ano de idade apresentam QI mais alto na adolescência

Como aumentar a produção de leite materno com remédios naturais

Recém-nascido que dorme muito é normal? Quando se preocupar?

Leite no copinho é a melhor opção? Por que dar e como dar

Fraldas ecológicas: bom para o bebê, o meio ambiente e o bolso

Onde o recém-nascido deve dormir segundo o método Montessori e a AAP




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...