Crianças amamentadas por até 1 ano de idade apresentam QI mais alto na adolescência


O leite materno é um superalimento. Rico em nutrientes essenciais ao desenvolvimento da criança, ele pode fazer muita diferença na imunidade, na prevenção de doenças futuras e até mesmo na inteligência.

É isso o que aponta um estudo feito pela Universidade de Oxford, publicado na revista Plos ONE. Essa pesquisa apontou uma relação importante entre o tempo de amamentação e o nível de QI na adolescência.

Segundo o estudo, crianças alimentadas com leite materno se saíram melhor em testes de cognição, memória, raciocínio, consciência espacial e habilidades de resolução de problemas do que as que nunca foram amamentadas.

O levantamento foi feito com crianças entre 7 e 11 anos. O ganho no Qi é de 2 a 3 pontos, porém, apesar de pouco, é importante que as mães sejam sempre incentivadas a amamentar seus filhos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementar por 2 anos ou mais.

O leite materno pode ajudar ainda as crianças a terem menos processos infecciosos, graças aos nutrientes que possui, além de reduzir os riscos de desenvolvimento de asma. Essa última conclusão foi divulgada na revista Annals of Allergy Asthma and Immonulogy. O estudo mostrou que bebês amamentados exclusivamente tem menos chances de desenvolver asma.

Talvez te interesse ler também:

Tire suas dúvidas sobre o aleitamento materno

Leite materno: alimentos recomedados para aumentar a produção do leite

Leite materno: um superalimento. Amamentar é bom para a mãe e para o bebê

Leite no copinho é a melhor opção? Por que dar e como dar

Amamentação → Tudo o que é IMPORTANTE SABER Para a Sua Saúde e a do Bebê

Amamentação prolongada – Por que ela é tão importante para a criança

Picolé de leite materno: uma receita saudável para aliviar o sofrimento durante a dentição




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...