Recém-nascido que dorme muito é normal? Quando se preocupar?


O sono dos bebês tem representado há muito tempo uma das preocupações maiores dos pais, especialmente nos primeiros meses de vida. Só quem já conviveu com um recém-nascido, sabe o quanto o sono deles pode ser caótico. Porém, além de dormirem de uma forma totalmente diferente, existem aqueles que dormem demais.

Sim, alguns pais chegam a ficar preocupados com o excesso de sono de seus bebês. Mas será que é normal recém-nascidos dormirem tanto?

Confira abaixo como funciona o padrão de sono deles e quando se preocupar.

O padrão de sono dos recém-nascidos

Nas primeiras semanas, os bebês costumam fazer duas coisas muito bem: comer e dormir. E isso significa que eles estão se desenvolvendo bem.

Como o estômago deles é muito pequeno, uma pequena quantidade de leite já os deixa saciados, e bebês saciados ficam exaustos…e dormem.

Depois disso, alguns podem acordar mais rápido que outros, mas o que vai os fazer despertar com mais frequência é a fome.

À medida que crescem e o estômago aumenta de tamanho, as mamadas vão ficando mais espaçadas, o que faz os bebês dormirem menos.

Porém, nas primeiras semanas, é normal eles dormirem bastante e de forma irregular. Com o tempo, eles entram no próprio ritmo circadiano (o relógio interno de cada um) e dormem melhor.

Quando se preocupar?

Um recém-nascido precisa sempre de acompanhamento de um pediatra. Ele vai avaliar o crescimento, ganho de peso e demais questões médicas. Logo que os bebês nascem, há uma queda de peso, mas depois, com a alimentação, o peso se estabiliza, e os pequenos começam a engordar e crescer, de modo constante.

Dormir muito não significa que há um problema médico, desde que, nas primeiras semanas, o recém-nascido acorde para fazer de 8 a 12 mamadas em um período de 24 horas. Se o bebê estiver ganhando peso bem e as fraldas estiverem sempre cheias (o que é um bom sinal), especialmente com urinas que não sejam muito amarelas e com boa quantidade de fezes, os pais podem ficar tranquilos.

É interessante levar a dúvida sobre o sono excessivo do bebê para o pediatra descartar algumas doenças, como infecções e icterícia, que podem levar o recém-nascido a dormir mais.  

Caso os pais queiram que o bebê acorde mais, algumas dicas podem ajudar:

  • Exponha o bebê à luz natural, levando-o para passear;
  • Evite estimular demais o bebê, pois isso pode deixá-lo cansado, fazendo com que ele durma mais;
  • Não coloque tantas camadas de roupa no bebê na hora de dormir, pois assim eles acordam com mais facilidade para se alimentar;
  • Tenha uma rotina de sono noturno para ir ajudando o recém-nascido a diferenciar o dia e a noite;
  • Caso ele esteja dormindo demais ou durante as mamadas, tente colocar uma toalha molhada, com delicadeza, no rosto dele, ou faça-o arrotar antes de trocar o lado onde ele está mamando.

Talvez te interesse ler também:

Os melhores óleos essenciais para dormir

Polvo de crochê: para que serve e por que funciona

Leite no copinho é a melhor opção? Por que dar e como dar

Criança com olheira é normal? Quando se preocupar? 

Fraldas ecológicas: bom para o bebê, o meio ambiente e o bolso

Comida para bebês cheia de metais pesados. O que fazer?

Pedagogia Waldorf o que é? 10 princípios para entender a filosofia de educação de Rudolf Steiner




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...