Natal da solidariedade: resgatando o amor em tempos difíceis. Como ajudar


Esse fim de ano vai ser diferente. Isso é óbvio. No entanto, essa mudança brusca, causada em grande parte pela pandemia, não é motivo para deixar a solidariedade e o espírito natalino de lado.

Existem várias formas de ajudar os outros, algumas delas, inclusive, sem precisar sair de casa. Seja por meio de doações, presentes, visitas, o importante é pensar no outro.

É hora de unir forças e solidarizar.

Acompanhe algumas ideias do que você pode fazer, neste ano, para levar um Natal mais feliz para outras pessoas.

Visite um lar de velhinhos

Existem inúmeras casas de acolhimento a idosos em todo país. Por lá uma visita é sempre bem-vinda.

Que tal fazer uma surpresa esse ano para eles? Para ampliar ainda mais o espírito de solidariedade, você pode também fazer doações de roupas, produtos de higiene e comida ou mesmo presentear os idosos, com gorros, pantufas, camisas, santinhos, produtos artesanais, o que você tiver vai agradar. Pois a tua visita já é um presente!

Doe alimentos para pessoas em situação de rua

Uma olhada em volta é suficiente para ver que muita gente não tem lar e precisa contar com a solidariedade do outro para sobreviver.

Nesse Natal uma boa ideia é doar alimentos para pessoas em situação de rua.

Existem diversos grupos, como o Marmita Vegana, do João Gordo, que fazem um trabalho nesse sentido.

Varal Solidário

Sílvia Oliveira e Amanda Oliveira, duas moradoras do bairro Vale das Nogueiras, em Americana (SP), decidiram doar máscaras contra o coronavírus de tecido laváveis para as pessoas que precisam.

Para isso elas confeccionam as máscaras e as disponibilizam em um varal na frente de suas casas. Eis a ideia por trás do Projeto Varal Solidário.

Quem quiser, pode pegar o acessório, que tem sido essencial no combate à pandemia de coronavírus, ajudando a evitar maiores disseminações.

Solidariedade aos mais vulneráveis

Existem várias iniciativas de ajuda às pessoas mais carentes: a instituição Amigos do Bem promove arrecadação de alimentos para as famílias em situação de extrema pobreza do Sertão Nordestino.

O G10 das Favelas é um grupo de líderes das periferias de SP que tem como objetivo ajudar a população carente da região.

Existe ainda uma rede de mobilização pelo fortalecimento e auxílio da Rocinha (RJ).

Já a Moradores de Ruas e seus Cães, iniciativa do fotógrafo Edu Leporo, está promovendo arrecadação de fundos para esse grupo.

Há centenas de ações de solidariedade esperando por ajuda. Compareça de coração!

Apadrinhamento Afetivo

Existem muitas crianças na fila por adoção, e algumas delas com bastante dificuldade de conseguirem aceitação, seja pela idade ou por condições físicas ou psicológicas.

Por isso, no Brasil, há um tipo de doação chamado Apadrinhamento Afetivo.

Ele consiste em disponibilizar para criança acesso às famílias interessadas em passar um tempo com ela.

Não é tutela, nem adoção, pois o tempo para ficar com a criança é temporário, geralmente restrito aos finais de semana, feriados ou parte das férias. Nessa ação, a criança pode receber afeto, abrigo e troca com quem tem interesse em ajudar.

Além dessas ideias, você pode sempre presentear quem você gosta com presentes econômicos e sustentáveis, feitos por você, para passar um Natal green.

Nós temos várias ideias nos links abaixo.

Talvez te interesse ler também:

Natal da economia: faça você mesmo brinquedos com materiais reciclados 

Natal da pandemia: economize fazendo este presente lindo e útil

Natal da Economia: 10 ideias para economizar da árvore à ceia

5 ideias para reciclar jornais e revistas e fazer presentes incríveis!

Sugestão de presente econômico: saquinho com Oráculo das Runas




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...