15 Animais que dão Sorte: Uma Viagem pelas Culturas Populares


Em diversas culturas ao redor do mundo, acredita-se que certos animais tenham o poder de trazer boa sorte, proteção e prosperidade para aqueles que os encontram ou têm símbolos relacionados a eles. Essas crenças mágicas e folclóricas ilustram a fascinante relação entre a humanidade e os animais. Vamos explorar alguns desses animais e descobrir o que eles representam em diferentes culturas:

Joaninha

A joaninha é frequentemente vista como um símbolo de sorte e fortuna em muitas culturas. Se pousar em você, é considerado um presságio positivo.

Esperança (Gafanhoto)

O gafanhoto é visto como um símbolo de esperança e boa sorte em algumas culturas, possivelmente devido à sua capacidade de saltar para frente, simbolizando progresso. A cor verde também tem relação com seu nome e simbologia.

Escaravelho

No antigo Egito, o escaravelho era associado à renovação e ressurreição. Era usado como amuleto para trazer proteção e boa sorte.

Elefante

O elefante, especialmente na forma do deus hindu Ganesha, representa sabedoria, sucesso e remoção de obstáculos.

Sapo (Kaeru)

No Japão, o sapo é considerado um símbolo de transformação positiva e boa sorte. A palavra “kaeru” também significa “retornar”, simbolizando um retorno seguro para casa.

Gato Maneki Neko

O gato Maneki Neko japonês é conhecido por acenar com a pata, atraindo riqueza e prosperidade. A cor do gato também tem significados específicos; por exemplo, o gato branco traz boa sorte geral, enquanto o dourado atrai riqueza.

Tanuki (Cão-Guaxinim)

yctereutes procyonoides

yctereutes procyonoides

O tanuki japonês é conhecido por sua barriga grande, representando generosidade e abundância. É visto como um símbolo de boa sorte e prosperidade nos negócios.

Touro

Em muitas culturas, o touro é associado à força, coragem e proteção. Seus chifres podem simbolizar poder e defesa.

Peixe

O peixe é frequentemente ligado à abundância e à fertilidade. Na cultura chinesa, o peixe dourado simboliza riqueza e prosperidade.

Borboleta

A borboleta é vista como um símbolo de transformação e renovação. Sua beleza efêmera também representa a fragilidade da vida.

Cobra

Apesar de sua má reputação, em algumas culturas, a cobra simboliza conhecimento, renascimento e cura, tanto é que é símbolo da medicina, psicanálise e farmácia.

Cachorro

Em várias culturas, o cachorro é associado à lealdade e proteção. Ter um cão como animal de estimação é frequentemente considerado uma bênção.

Abelha

As abelhas são símbolos de trabalho árduo, cooperação e produtividade. Elas também são vistas como mensageiras divinas em algumas culturas.

Águia

A águia é frequentemente associada à visão clara, coragem e elevação espiritual. É vista como um símbolo de grandeza em muitas culturas.

Golfinho e Baleia

Na cultura marítima, o golfinho e a baleia são considerados símbolos de proteção, sabedoria e navegação segura. Acredita-se que esses majestosos animais tragam boa sorte aos marinheiros e àqueles que vivem perto do mar.

Essas crenças e símbolos refletem a rica tapeçaria das culturas humanas e como os animais desempenharam um papel significativo na história e na imaginação. Embora as interpretações variem, uma coisa é certa: nossa conexão com o mundo animal continua a enriquecer nossas vidas com significado e esperança.

E você? Tem algum animal protetor que não esteja em nossa lista? Deixe seu comentário.

Talvez te interesse ler também:

Significado espiritual de encontrar animais na rua ou em casa

Gato preto: história da superstição (e porque, ao contrário, dá sorte)

Como descobrir o seu Espírito Animal (Totem ou Animal de Poder)




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...