Significado Espiritual do Sapo: Totem e Animal de Poder


O sapo é um animal muito presente em fábulas, contos, programas infantis e desenhos animados porque, de fato, é um animal repleto de simbolismos culturais e espirituais. Conheça os diversos significados associados ao sapo.

Como é o Sapo?

O sapo é um anfíbio (do grego αμφι, amphi (‘ambos’) e βιο, bio (‘vida’), o que significa «ambas vidas». Nome dado devido à principal característica dos animais pertencentes a esta classe, que é o de poder viver seja na água que na terra. Daí já podemos extrair um grande significado destes animais: uma grande habilidade de viver em dois mundos: o da água que representa as emoções; e o da terra que significa a materialidade.

O Sapo no Xamanismo

O Xamanismo associa o sapo à transformação devido ao seu ciclo de vida ser dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, passando por várias etapas de desenvolvimento, que começa com o ovo, depois passa pelo girino e, por fim, se transforma em sapo.

No Xamanismo, o sapo é considerado Totem – um ser sagrado relacionado a uma coletividade ou pessoa – bem como um Animal de Poder, que atua como guia espiritual de uma pessoa desde sua nascença, ou que possa ser evocado em determinados momentos da vida para se obter orientação.

O sapo como Totem ou como Animal de Poder (Guia ou Espírito Animal) nos lembra da natureza transitória de nossas vidas. Sua força está associada à transição e à transformação e pode nos apoiar em tempos de mudança.

Muita gente acredita que Totem e Animal de Poder são as mesmas coisas. Alguns pesquisadores do assunto dizem que o Animal de Poder se refere à personalidade, ao espírito da pessoa como caráter e não como guia, que seria o Totem. Nesta concepção, o Totem é o guia para o qual chamar por ajuda, enquanto o Animal de Poder é a própria natureza da pessoa. Mas essas definições podem ser encontradas de maneira inversa, ou seja: Totem seria o Espírito Animal (quem você é) e Animal de Poder, seria o Guia Espiritual (para evocar e clamar ajuda).

Seja como for, como espírito ou guia, a representação do sapo no Xamanismo é a de simbolizar as mudanças e os ciclos de vida.

Como Totem ou Animal de Poder que seja, aqueles que têm a regência do sapo tendem a ser irrequietos, adaptáveis, engenhosos, versáteis, tenazes, intuitivos, compassivos e empáticos. Pessoas sob essa influência também são muito sensíveis e sintonizadas com o ambiente e, assim como os sapos, reagem rapidamente às mudanças ambientais. Em condições adversas, podem se tornar pessoas tímidas, desconfiadas e muito reservadas.

Simbologias do Sapo em Diversas Culturas

Em diversas culturas, o sapo é considerado símbolo de sorte e fecundidade.

Para os povos celtas

Como as fontes de água eram considerados locais sagrados para os celtas, os sapos eram tidos como Guardiões da Terra, simbolizando cura e purificação.

Nativos americanos

Nas tradições nativas americanas, os sapos eram tratados como os guardiões da chuva e da fertilidade da terra.

China

Na China, o simbolismo do sapo nos remete à prosperidade e à boa sorte.

Japão

No Japão costuma-se usar amuletos de sapo para atrair fortuna ou segurança nas viagens.

Feng Shui

O Feng Shui recomenda imagens e estatuetas de sapo perto da porta da frente da casa, para favorecer a entrada da energia positiva e a vibração de prosperidade.

Histórias e personagens populares com o sapo

O sapo faz parte do imaginário humano estando presente em histórias populares e lendas no mundo inteiro.

Príncipe Sapo

Quem se lembra da história do Príncipe Sapo, em que uma jovem donzela disposta a dar sua mão em casamento ao Sapo para salvar sua mãe foi recompensada quando o Sapo se transformou em um belo príncipe. Por isso, daqueles que menos se espera pode-se encontrar amor e beleza.

Caco, o sapo

Outro sapo famoso, foi o personagem Caco, que fez parte da série Muppets Shows e do programa  Vila Sésamo.

Esse simpático sapo era diversão para pessoas de todas idades.

O que Significa Sapos aparecendo?

Na visão metafísica ver animais de forma recorrente pode trazer significados.

No caso de ser o sapo o animal que aparece constantemente, seja ao vivo, em sonhos, fotos ou em pensamento, isso pode ser um sinal de mudanças e novos começos.

Significado da Tatuagem de Sapo

A tatuagem de sapo geralmente é escolhida por pessoas que apreciam este animal e suas qualidades. Podem querer expressar ou significar simplicidade, humildade, resiliência, sensibilidade e outras.

O Sapo e sua Conexão com a Natureza

O sapo é uma criatura predominantemente noturna, por isso, é comum ouvir ele coaxar intensamente nesse período. Sua cantoria pode ser um aviso da mudança de tempo e chegada de chuva. Por isso, o sapo também é associado à nutrição, limpeza e renovação da terra.

Esse animal também anuncia a chegada da primavera, época em que ocorre sua reprodução. Por isso, sua relação com a fertilidade e renascimento.

Sendo um anfíbio, é considerado um indicador ecológico, ou seja, capaz de revelar mudanças ambientais, bem como a qualidade do habitat em que vive.

Ensinamentos do Sapo

O sapo nos ensina a transitar pelas diversas dimensões de nosso ser, para podermos fortalecer a  conexão com o espiritual e o mundo físico.

Ele também ensina que tudo na vida passa por transformações, que não há como escapar disso, apenas aceitar, se adaptar e ser nossa melhor versão.

Uma sábia lição!

Fontes:

  1. What is My Spiritual Animal
  2. AZ-Animals
  3. What is my Spirit Animal
  4. Spirit Animal
  5. Tai Bai Terapias
  6. Xamanismo Quatro Ventos

Para mais conteúdos sobre simbolismos veja:

Simbolismos e significados espirituais da capivara

Simbolismos e significados espirituais do alce

Significado espiritual do pato como totem e animal de poder

O significado espiritual da pomba como totem e animal de poder

O significado espiritual do cão como totem e animal de poder




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...