Significado Espiritual do Pato como Totem e Animal de Poder


O pato é uma ave tão emblemática que figura em personagens importantes de Walt Disney – Pato Donalds, Tio Patinhas, Maga Patalógica, além de fazer parte dos clássicos da literatura infantil (O Patinho Feio e outros). De fato, este animal possui simbolismos espirituais profundos.

Saiba mais.

Simbolismo Espiritual do Pato

Como os patos andam, voam e nadam, eles têm associações com os elementos terra, ar e água.

Estes atributos conectam o simbolismo do pato ao voo espiritual e ao mergulho interno.

Por transitar na terra, na água e no ar, o pato representa as transições. E como ele possui a flexibilidade de acessar esses espaços, simboliza o movimento, mudança e adaptação.

O Pato no Xamanismo

No Xamanismo, o pato é tratado como Totem (Espírito Animal) e Animal de Poder (Guia Espiritual) que simboliza o mergulho em dimensões internas em busca da autodescoberta. Porém, nos lembra de usar nossa individualidade a serviço da comunidade.

O Totem do Pato

Pessoas que têm o pato como guia e ou animal de poder, possuem como características a necessidade de interação comunitária e ao mesmo tempo, carecem de mergulhar em sua verdade interior.

Estas pessoas são marcadas pela simplicidade, apreciam conversas leves e divertidas, tendem a ser generosas, sociáveis e gentis.

Gostam da vida familiar e da companhia de outras pessoas, querem união e incentivam o trabalho em equipe, evitam situações dramáticas e complicadas, por isso, fogem delas.

Elas têm senso de humor, são adaptáveis e buscam se harmonizar com o fluxo da existência.

O Pato em Diversas Culturas

©zhang kaiyv/Pexels

©zhang kaiyv/Pexels

O simbolismo espiritual do pato está presente em diversas tradições e culturas:

No Egito

Segundo a tradição egípcia, ouvir um pato é um presságio maravilhoso de prosperidade, sorte e esperança.

Mesopotâmia

Na Mesopotâmia, o pato estava associado à Inanna, a Deusa do Amor e da Sensualidade.

Cultura Celta

Na Mitologia Celta, tem uma deusa chamada Sequana que possui um barco em forma de pato. Essa deusa está associada à cura, realização, renovação e movimento.

Grécia Antiga

Existe uma lenda grega na qual Penélope, esposa do herói Ulisses, foi resgatada do mar pelos patos quando ainda era criança. Por isso, na tradição grega, os patos representam benevolência e proteção.

Folclore Turco

No folclore turco, o pato aparece como o originador e criador do mundo.

Extremo Oriente

O pato é um símbolo tradicional das culturas chinesa e japonesa, aparecendo com frequência  representado em esculturas, pinturas e decorações.

Para estes povos, o pato simboliza união, afeto, fidelidade, harmonia, sorte e prosperidade.

Sonhos com Pato

Sonhar com pato pode revelar aspectos inconscientes, anseios, necessidades espirituais ou a realidade presente do sonhador.

Veja alguns significados de sonhar com pato:

Sonhar com patos voadores

Pode signifcar libertação espiritual ou uma situação limitadora.

Pato andando, nadando e voando

Ver pato ora andando, ora nadando  e ora voando indica versatilidade, flexibilidade e expressão de múltiplos talentos.

Pato parado

Quando o pato permanece parado, pode denotar que o sonhador sente sua vida estagnada e tem dificuldade de destravar uma situação.

Sonhar com pata e seus filhotes

Encontrar uma pata com filhotes no sonho sinaliza que o sonhador está vivendo uma fase feliz e em boas companhias.

Sonhar com pato correndo

Avistar um pato correndo no sonho pode revelar uma situação que vem afligindo o sonhador, a qual ele tenha vontade de sair correndo.

Sonhar com pato flutuando na água

Ver patos flutuando na água pode ser indício de mais tranquilidade e fluidez com novas oportunidades e momentos de alegria.

Bando de patos

Sonhar com um bando de patos sinaliza fase de melhorias financeiras e mais prosperidade.

Ver Patos com Frequência

O pato é um animal habilidoso, que se adapta em vários tipos de ambientes e está sempre atento às mudanças, até por isso, é uma ave de natureza migratória.

Segundo a visão metafísica, com base nas características essenciais dessa ave, vê-los com frequência pode trazer uma mensagem espiritual. Como por exemplo:

 Se adapte, ganhe espaço e faça acontecer!

Pato no Feng Shui

O Feng Shui recomenda imagens de pato em pares para atrair boas energias e harmonia para os relacionamentos íntimos ou no casamento.

Tatuagens de Pato

A tatuagem de pato remete a vários significados como adaptabilidade, comunidade, afetividade e laços duradouros, fidelidade, resiliência e criatividade. Essa tatuagem tende a ser a preferida de pessoas empáticas, amigáveis e alegres.

Fábula do Patinho Feio

Na história do Patinho Feio, o personagem principal experimenta a rejeição por ser diferente dos outros patos. Por isso, ele se sente feio e profundamente triste. Porém, um dia, ao ver o seu reflexo na água, ele vê o reflexo de um lindo cisne e percebe sua real natureza.

Moral da História: desenvolva e reconheça seu verdadeiro ser.

Lições do Pato

Podemos aprender várias lições com os patos:

  • Eles desfrutam de períodos de inatividade e ficam flutuando na água. Este é um bom exemplo para quando precisamos desacelerar e pausar.
  • Os patos se comunicam bastante entre si, o que nos recorda da importância da interação com o próximo e dos relacionamentos saudáveis.
  • Na hora do acasalamento, os patos realizam uma dança. Por isso, servem como exemplo que a conexão entre um casal se estabelece de várias formas.
  • Os olhos do pato podem ver quase 340 graus em torno a seu ambiente. Dessa forma, ele consegue ver de perto e de longe simultaneamente, e cada um de seus olhos pode enxergar de forma independente.
  • O pato é diligente e meticuloso em manter suas penas em bom estado e limpas.  A mãe pata é zelosa e mantém o ninho arrumado e limpo. Por isso, nos ensinam a necessidade do autocuidado.
  • Quando é preciso, o pato migra com seu bando em busca de lugares com novas oportunidades Por isso, essa ave nos inspira a não nos acomodarmos em nossa zona de (des) conforto.

Boas lições o pato nos dá com sua sábia natureza!

Fonte:

Para mais simbolismos veja:

Simbolismos e significados espirituais da capivara

Simbolismos e significados espirituais do Alce

O significado espiritual da pomba como totem e animal de poder

Arraia: simbologia e significados espirituais

O significado espiritual do cão como totem e animal de poder




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...