Erva-doce: 10 benefícios comprovados e indicações de uso

A erva-doce é uma planta medicinal usada há muito tempo para tratar principalmente problemas digestivos. Mas seus usos medicinais vão muito além disso.


A erva-doce (Pimpinela anisum), também chamada de anis, é uma planta aromática e melífera (que atrai abelhas), muito conhecida pelo seu chá. Conheça todos os seus usos e benefícios.

Características e diferenças

A erva-doce pertence à família das Apiaceae, onde também estão o endro (Anethum graveolens), o cerefólio (Anthriscus cerefolium), o aipo (Apium graveolens), o coentro (Coriandrum sativum), o cominho (Cuminum cyminum), a cenoura (Daucus carota), o funcho (Foeniculum vulgare), a salsinha (Petroselinum crispum), dentre as mais usadas na culinária.

Dentre as plantas da família Apiaceae, as diferenças mais claras estão

  • nos bulbos (da erva-doce, do aipo e nas raízes, da cenoura),
  • e nas folhas (da salsinha e do coentro)

Mas as flores e as folhas do funcho, do endro, da erva-doce e da cicuta são por demais idênticas, então, antes de colher no campo, certifique-se bem do que é que está colhendo para comer.

Propriedades medicinais e nutricionais da erva-doce

A erva-doce é uma planta medicinal usada a muitos séculos para tratar problemas de

  • digestão difícil
  • gases intestinais
  • dificuldades hepáticas e renais
  • e também para lavagem do globo ocular, onde se obtém ótimos resultados em pessoas com vista seca.

Suas propriedades farmacológicas são:

  • ações carminativa
  • antiespasmódica
  • anti-inflamatória
  • antimicrobiana
  • expectorante
  • diurética
  • emenagoga
  • depurativa
  • antioxidante
  • antifúngica
  • antiviral e outras.

Esta planta tem as seguintes propriedades nutricionais descritas:

A erva-doce também é rica em fito-nutrientes e óleos aromáticos.

Indicações de uso e benefícios da erva-doce

Para melhorar digestão

Além da digestão, as cólicas dos bebês, gases e outros incômodos do trato digestivo.

O uso mais amplo da erva-doce é para atenuar as cólicas dos bebês de peito – um chazinho de erva-doce ajuda a criança a expelir os gases, reduz os espasmos da mucosa intestinal, alivia o movimento peristáltico e, de quebra, induz a um sono tranquilo.

Este é um uso consagrado por mães e avós de todos os tempos, não há dúvidas.

Para melhorar o hálito

Mastigar sementes de erva-doce (na verdade, o que nós chamamos de semente, na erva-doce, é o fruto desta planta) melhora o hálito, descongestiona a mucosa bucal, alivia a garganta inflamada e reduz processos infecciosos bucais por seu efeito antimicrobiano.

Para combater inchaços

Promove a diurese e, consequentemente, reduz inchaços de todo tipo, alivia a sobrecarga dos rins, ajuda nos tratamentos de infecção urinária e, se você usar o chá desta planta em compressas sobre os olhos, reduzirá também as pálpebras inchadas de muito cansaço.

Leia aqui sobre os remédios caseiros mais usados pelos brasileiros e o uso da erva-doce, entre outras.

Para a saúde da mulher

Na menstruação e pré-menstruação, a erva-doce sempre é de grande valia pois, com a sua riqueza em fitoestrógenos, esta planta promove a regulagem do ciclo e do fluxo, ajuda nos distúrbios da menopausa e dores nas mamas e, por outro lado, como emenagoga, esta erva contribui para a maior produção de leite das lactentes.

Contra gripes e resfriados

A erva-doce também tem ação expectorante que, junto com suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, tem bom efeito nos casos de catarro associados a tosse, gripe, sinusite e congestão nasal.

Para combater pressão alta e colesterol

A riqueza em potássio da erva-doce se constitui como suplemento que ajuda nos casos de pressão arterial elevada e o aumento das taxas de colesterol, ação combinada com a vitamina C que é um poderoso antioxidante e com as fibras, que limpam o trato intestinal carregando o excesso de gordura ingerida para o bolo fecal.

Para a saúde dos olhos

Para os olhos, a erva-doce é boa de diversas maneiras:

  • reduz a pressão intraocular e promove a dilatação dos vasos sanguíneos
  • previne e trata glaucoma
  • prevenir a retinopatia dos diabéticos
  • na lavagem ocular, trata conjuntivites e outras inflamações.

Todos esses benefícios serão efetivos caso você ingira, diariamente, chá de erva-doce, o que é muito gostoso após as refeições e antes de dormir.

Para usar a erva-doce nos olhos, coe o chá e ponha em um conta-gotas, que deverá ser guardado na geladeira.

Leia também: Colírio natural: chás e alimentos para ter olhos saudáveis

Para o cérebro

Comer erva-doce, as sementes ou o bulbo, favorecem a memória e o bom funcionamento cerebral pelo aumento do desempenho cognitivo, dados os elevados níveis de potássio que a planta contém.

O suco de erva-doce, fresco, tem ação vasodilatadora e promove o aumento da oxigenação cerebral. Por outro lado, o uso desta planta é um alívio certo em casos de depressão.

Para combater o câncer

Muitos estudos indicam que a erva-doce é um potencial combatente a diversos casos de câncer. Leia aqui sobre a ação anti-câncer e causadora de apoptosis nas células cancerígenas.

Para repelir insetos

Ter erva-doce plantada, nos canteiros ou em vasos na varanda é um ótimo recurso para espantar insetos, leia aqui neste nosso artigo e conheça as outras plantas que também ajudam, no caso de pernilongos, moscas e mosquitos adorarem voejar na sua área.

RESUMO: OS BENEFÍCIOS DA ERVA-DOCE

Por suas qualidades nutricionais e medicinais, a erva-doce ajuda a tratar e curar problemas digestivos; de catarro e mau-hálito; problemas hormonais; oculares; de memória e depressão; de colesterol e pressão alta, além de ser repelente de insetos e combater o câncer.

Fontes: 

  1. ISRN Pharm revista científica
  2. Journal of Research in Medical Sciences
  3. Iranian Journal of Pharmaceutical Research

Leia mais sobre usos e benefícios de outras plantas e ervas:

Boldo-do-chile: dicas de uso, doses e os benefícios desta super planta medicinal

Romã: usos e todos os benefícios comprovados

Chicória ou almeirão: propriedades, usos e benefícios




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...