Plantas que atraem abelhas – A LISTA


O que acontecerá se as abelhas desaparecerem? Bom, já discutimos esse aspecto em outros artigos nossos mas, para relembrar, ficaremos sem frutas pois, as abelhas são os principais polinizadores das plantas que nos dão frutos, e flores.

Mas, você poderá ajudar, desde sua casa, a que as abelhas tenham alimento, um dos motivos de sua possível extinção. Damos aqui algumas plantas que são fáceis de se manter em jardim ou vaso e que atraem abelhas lhes dando o néctar indispensável para a produção do mel e, consequentemente, para a criação de novas abelhas na colmeia.

Leia mais: NUNCA MATE AS ABELHAS, ENTENDA O SEU PAPEL NA POLINIZAÇÃO DAS FLORES E NA CADEIA ALIMENTAR

Em alguma jardineira grande, ou nas beiradas do seu quintal, onde bata o sol, semeie flores pequenas, de cores claras, como a lavanda, a sálvia, a borragem, os ranúnculos, malvas, campânulas. Algumas gostam de ficar na beira da água, outras gostam mais de estar junto a pedras que se aquecem ao sol. Também os temperos de cozinha, salsinha, coentro, tomilho, orégano, funcho e tantos mais são atratores de abelhas e outros insetos polinizadores.

Abelha se atrai por plantas aromáticas, especialmente as que dão flores miúdas, brancas, amarelas, lilases. As flores amarelas são especialmente atratoras de todo tipo de insetos polinizadores. Mas, o mais importante é que elas gostam mesmo é quando o canteiro de flores se enche todo de uma vez, isso se chama “floração em massa“. Manjericão, manjerona, alecrim, dente de leão, hortelã, margaridas e girassóis são um deleite para abelhas.

plantas abelhas

Fonte foto

As plantas do campo, nativas, que crescem por todo lado sem a gente ter de plantar também são atratores de insetos polinizadores então, cuide de mantê-las pois, não é mato de se jogar fora, são importantes para o equilíbrio de todo o ecossistema onde vivemos.

Leia também: POLINIZADORES EM EXTINÇÃO É UMA GRANDE AMEAÇA À NOSSA ALIMENTAÇÃO?

Agora, se você quiser saber o que poderá acontecer se as abelhas sumirem, ouça o audio do Seminário de meliponicultura que aconteceu em Ribeirão Preto, em janeiro passado. Veja o vídeo aqui!

Neste trabalho, “PLANTAS VISITADAS POR ABELHAS E POLINIZAÇÃO da ESALQ – Escola Superior Agrícola Luis de Queiroz, há uma extensa lista das espécies nativas brasileiras que são visitadas por abelhas e, portanto, que são fundamentais de serem preservadas. Dê uma lida lá nos anexos em “Plantas utilizadas pelas abelhas”.

Especialmente indicado para você:

INSETOS POLINIZADORES RETORNAM NAS ÁREAS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL

A IMPORTÂNCIA DOS MOSQUITOS PARA O ECOSSISTEMA

VOCÊ SOUBE DO DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...