Hortelã: propriedades e benefícios


A hortelã (Mentha spicata) é uma erva perene e resistente, que cresce e se desenvolve facilmente se cultivadas em seu próprio jardim ou em vasos. Tolera solo arenoso e exposição ao sol direto, o que deve ser compensado com irrigação freqüente.

Propriedade e benefícios

Aos princípios ativos da hortelã, são atribuídos propriedades desinfetante e cicatrizante. São úteis no caso de perturbações gastro-intestinais, ajuda a função hepática e a digestão. Ela contém mentol, vitamina C, substâncias antibióticas, limoneno e isovalerianato.

A hortelã, em preparações como o chá, pode ser útil no caso de diarreia, e desconfortos gástricos. Ela pode ajudar no tratamento de desordens como tosses e constipações, devido ao seu efeito sedativo e espasmódico. O mentol é considerado um vasodilatador da mucosa nasal. A utilização de produtos e preparações que contenham hortelã e mentol, podem interferir em tratamentos homeopáticos. É aconselhável consultar um médico sobre o assunto.

Chá

O chá de hortelã, por seu alto teor de mentol, é recomendado por suas propriedades digestivas e tonificantes. Pode ajudar a relaxar os músculos do intestino, promover a secreção da bílis e melhorar o funcionamento do sistema digestivo. A ingestão do chá de hortelã não é recomendado de noite, pois pode perturbar o sono e até causar insônia.

Óleo essencial de hortelã

Recomenda-se o uso do óleo essencial de hortelã em rechauds para curar resfriados. Também se pode preparar inalação em casa, colocando algumas gotas em um litro de água fervente, e respirar os vapores que saem.

Para respirar os vapores, coloque a panela com a água fervendo e as gotas do óleo essencial, na pia do banheiro, com muito cuidado para não se queimar, e respirar o vapor fazendo uma “cabaninha” na cabeça, usando uma toalha.

O óleo essencial de hortelã não deve ser aplicado na pele das crianças, mas podem ser utilizados de forma muito diluída na preparação de óleos cosméticos ou de massagem destinados aos adultos. É usado para combater o reumatismo e pode ser diluído em óleo vegetal, amêndoas, de coco, etc, para se fazer uma massagem relaxante e antiestresse nas têmporas e no pescoço.

Mais de 10 usos

Existem vários modos para consumir a hortelã em sucos, cocktails, na culinária em usá-la em casa. Vale a pena ter um vaso dessa planta em casa.

Leia também: Hortelã: 10 usos em casa e na cozinha




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...