Cebola - usos, benefícios e calorias

cebola

A cebola (Allium cepa) é um vegetal herbáceo de múltiplos usos na culinária e na medicina popular. Sua origem é desconhecida mas é possível que venha das terras entre Índia, Punjab e Afeganistão, regiões em que se encontram diversas variedades de cebolas pelos campos. 

Este é um ingrediente básico da cozinha brasileira e suas qualidades medicinais têm sido reconhecidas através dos séculos.

O poder de cura da cebola é usado em várias culturas e civilizações sempre na cozinha e de aí para os chás, emplastros e macerados.

Valores nutricionais da cebola

O valor nutricional da cebola justifica sua inclusão e permanência na culinária sendo um elemento desta que muito contribui para a manutenção da boa saúde. Cada 100 gramas de cebola contêm:

calorias - 33 kcal
proteínas - 1,5 g
gorduras - 0,3g
vitamina A - 125 U.l.
vitamina B1 (Tiamina) - 60 mcg
vitamina B2 (Riboflavina) - 45 mcg
vitamina B3 (Niacina) - 0,15 mg
vitamina C (Ácido ascórbico) - 10 mg
potássio - 180 mg
fósforo - 45 mg
cálcio - 35 mg
sódio - 16 mg
silício - 8 mg
magnésio - 4 mg
ferro - 0,5 mg

Beneficios da cebola

A cebola tem ação diurética, antisséptica, antibiótica, bactericida, hipoglicemiante, anti-histamínica, redutora de lipídios, anti-inflamatória, anticatarral e vermífuga e é importante que seja consumida crua para que suas propriedades medicinais se mantenham intactas.

Por conta de seus componentes químicos, especialmente dos flavonoides e, dentro destes, da quercetina, que tem ação desintoxicadora e antioxidante, a cebola tem a propriedade de combater diversas doenças e reduzir a suscetibilidade a vários tipos de câncer: cólon, próstata, estômago.

A maior porcentagem de quercetina da cebola encontra-se na sua porção mais próxima das raízes e, para efeitos medicinais, tanto pode ser usada a cebola branca quanto a roxa.

A ingestão periódica de cebola também ajuda a melhorar o humor e a qualidade do sono e proporciona melhor resistência à pele e ao cabelo.

Usos da cebola na cura

cebola-cura

 

1. Em cortes rasos

Cebolas são eficazes para desinfeção e cicatrização de cortes rasos na pele. Basta você colocar, imediatamente, sobre a área machucada uma fatia de cebola. A cebola crua prevenirá qualquer infecção deixando a ferida limpa. Em seguida, cubra o machucado com um pedaço da casca de cebola segurando-o com um esparadrapo. Mantenha esse tratamento pelo tempo que considerar necessário até a cicatrização trocando-o regularmente. Se o corte for profundo, estanque o sangue primeiro e vá para o pronto-socorro para suturar a lesão.

2. Nas febres

Fatie algumas batatas e corte uma cebola ao meio. Encha com essas um par de meias e os calce deixando os vegetais pressionados contra a sola do pé. Sua febre baixará em pouco tempo.

3. Para dor de ouvido e remoção de cera

Se estiver com dor de ouvido, abra uma cebola sem cortar o miolo, coração, que é íntegro e duro. Este você porá dentro do ouvido que dói, delicadamente, sem empurrar. Faça isso antes de deitar para dormir. Os líquidos da cebola reduzirão a inflamação, desinfetarão o canal auditivo e também amolecerão o excesso de cera do seu ouvido. Se você tem, frequentemente, entupimento de ouvido por acúmulo de cera, use esse método como rotina, uma vez por semana, e verá que o problema deixará de ocorrer.

4. Nos resfriados

Cebola é ótima para quando se está resfriado. Aí o remédio é comer uma cebola crua. Vai aliviar a garganta, reduzir a coriza e você se sentirá melhor. A cebola roxa é mais suave e saborosa então, mais fácil de se comer.
Você também pode fazer “água de cebola”, “mel de cebola”, “infusão de cebola”, que têm os mesmos bons resultados.

5. Nas queimaduras

Se você se tiver queimado na cozinha, corte meia cebola e aplique-a diretamente no local. Deixe-a sobre a queimadura até a dor diminuir. Os líquidos da cebola, ao mesmo tempo que mantêm a hidratação da pele, a refrescam, desinfetam e ajudam na cicatrização.

6. Na tosse

O xarope de cebola é excelente para tratar a tosse não produtiva, de irritação de garganta, e também a tosse catarral. Descasque uma cebola e corte-a em pedaços grandes. Junte tudo em um vidro e acrescente açúcar mascavo ou mel até cobrir os pedaços de cebola. Feche o vidro e deixe macerando o conteúdo por pelo menos 6 horas. Refaça o xarope a cada 2 dias, guarde o vidro na geladeira para não fermentar. Tome uma colherada desse xarope de 3 a 4 vezes ao dia.

7. Na irritação dos olhos

É justamente o ardido da cebola, que nos faz chorar, que será o remédio para a irritação nos olhos resultante de algum cisco, poeira ou coisa assim. Esprema um pedaço de cebola em um algodão e passe sobre o olho irritado no sentido do saco lacrimal. Ou, simplesmente corte uma cebola, se você for daquelas que chora mesmo.

TERÇOL: OS 10 MELHORES REMÉDIOS NATURAIS

8. Picadas de insetos

Corte uma cebola, tire um pedaço e coloque sobre o local. A ação anti-histamínica da cebola vai reduzir o ardor, a queimação da picada. Se preferir, rale um pouco da cebola e coloque essa porção, mais úmida. Proteja o curativo com uma gaze e troque-o de tempos em tempos.

Aqui neste site você também encontrará receitas específicas da medicina popular brasileira para uso da cebola, com as dosagens recomendadas, em infusão, decoção e macerado em vinho, diferentes para cada tipo de doença que se pretende tratar.

Especialmente indicado para você:

XAROPE DE MEL - FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

CEBOLA E ALHO: VEM DA NATUREZA A AJUDA PARA EVITAR C NCER DE ESTÔMAGO

CEBOLA EMPANADA, CARAMELIZADA E OUTRAS RECEITAS

Fonte: Tudo por Email