Como aliviar a dor de ouvido com remédios naturais


Quem nunca teve dor de ouvido quando criança? É um problema comum e geralmente causado por uma infecção leve que passa sozinha em poucos dias e sem tratamento.

Mas a dor é chata, aguda, martelante e no caso das crianças, coitadinhas, elas não merecem e não conseguem aguentar a dor.

Assim que a criança acusar a dor, não se desespere. Segundo o site inglês NHS, nem sempre é necessário correr ao pediatra, bastaria aliviar a dor pois, a infecção geralmente passa rápido e sozinha. O mesmo serve para os adultos.

Os casos onde é necessária uma consulta médica urgente são:

* se houver algum objeto no ouvido da criança vá ao pronto socorro;

* se a dor de ouvido for acompanhada de febre, vômitos e ou dor de garganta, consulte um médico com urgência;

* se houver inchaço ao redor da orelha ou corrimento do ouvido, idem;

* se a dor persistir por mais de 2 dias.

Remédios caseiros: o que você pode fazer em casa

A indicação médica mais comum é usar um analgésico como o paracetamol ou o ibrupofeno mas, quem evita remédios a todo o custo pode tentar os remédios naturais abaixo:

* Colocar um pano quente contra a orelha afetada ajuda a aliviar a dor.

* A infecção de ouvido pode ter várias causas e se for bacteriana, o alho pode ajudar a resolvê-la. Leve para ferver em pouca água 3 dentes de alho. Retire-os da água e coloque-os dentro de um lenço com uma piada de sal. Dê uma amassada nos alhos e deite a cabeça com o lado do ouvido dolorido, sobre o pano com os alhos dentro.

* Se a dor for causada por excesso de muco nos ouvidos (geralmente durante gripes e resfriados), uma inalação (fumigação) com camomila pode ajudar. Coloque água para ferver, junte 2 colheres de sopa de camomila. Leve a panela com a água fervendo para uma pia segura, do banheiro ou cozinha, e respire o vapor com a ajuda de uma toalha sobre a cabeça para que os vapores não dispersem tão rapidamente. Cuidado para não se queimar. Dá para fazer com crianças pequenas se dois adultos estiverem presentes. Os vapores ajudam a dissolver o muco.

* A mesma inalação pode ser feita por adultos, colocando na água 2 gotas de óleo essencial de lavanda ou eucalipto, ou também 2 gotas de cada um deles, para respirar os vapores.

* O sal é bom para retirar o excesso de umidade do ouvido e nesse caso, faça uma meia de sal para colocar sobre o ouvido dolorido. A receita está no link logo abaixo, use a meia morna sobre o ouvido:

Leia aqui: MEIA DE SAL: A SOLUÇÃO NATURAL CONTRA A DOR DE OUVIDO

Leia também: TRAVESSEIRO DE ERVAS: OS DIVERSOS TIPOS E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

* A cebola também pode ajudar a resolver a dor de ouvido usando-a externamente em um sachê. A cebola reforça o sistema imunológico e ajuda a combater a infecção. Faça um sachê de cebolas cortadas cozidas em água colocando-as dentro de um lenço e fazendo um saquinho para ser colocado morno sobre o ouvido dolorido.

Atenção

Não use absolutamente nada dentro do ouvido sem que um médico tenha visto e receitado antes. Esta prática de colocar óleos ou mesmo remédios em gotas no ouvido pode ser perigoso se houver perfuração do tímpano e somente um médico pode averiguar a situação. Procure um médico se a dor não passar em poucos dias.

Talvez te interesse ler também:

MICOSE NAS UNHAS: POR QUE OCORRE E QUAIS REMÉDIOS NATURAIS USAR

NARIZ ENTUPIDO EM BEBÊS E ADULTOS: OS 15 MELHORES REMÉDIOS NATURAIS

OS REMÉDIOS CASEIROS MAIS USADOS PELOS BRASILEIROS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...