Remédios naturais: 10 usos ALTERNATIVOS da cebola


A cebola (Allium cepa) é um ingrediente básico da cozinha brasileira e suas qualidades medicinais têm sido reconhecidas através dos séculos.

Seu uso é bastante extenso e, aqui neste artigo, falaremos de 10 maneiras interessantes, tanto na cura quanto na limpeza doméstica.

1. Xarope de cebola contra tosse

Descasque uma ceboa grande, pique-a em pedaços pequenos ou tirinhas (para aumentar a superfície de contato com o açúcar) e polvilhe 2 ou 3 colheres de sopa de açúcar.

Deixe em local protegido de formigas e moscas, drenando, por 12 horas. Coe o líquido (xarope) e use-o misturado com água, 3 vezes ao dia (1 colher de chá de xarope diluída em meio copo de água) em casos de tosse ou irritação de garganta e faringe.

Leia também: XAROPE DE MEL – FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

2. Cataplasma de cebola contra resfriados

Excelente para ajudar no descongestionamento das vias respiratórias, basta você picar uma cebola e cozinhar, em pouca água, por 10 minutos. Deixar esfriar e a enrole em um pano de algodão. Esse cataplasma deve ser aplicado na região torácica (tanto nas costas quanto no peito) por, pelo menos, meia hora. Mas, depois da aplicação, fique deitado e protegido do vento e do frio.

Leia também: RESFRIADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS QUE REALMENTE FUNCIONAM

3. Máscara de cebola contra a queda do cabelo

Esta é uma boa alternativa se o seu cabelo está caindo mais do que o normal. A máscara é simples: basta picar uma cebola e aplicar, fresca, sobre o couro cabeludo umedecido deixando durante 20 minutos, com uma touca ou toalha, para potencializar o efeito estimulante da circulação da região e, consequentemente, fortalecendo os folículos pilosos. Após a aplicação, lave seu cabelo normalmente.

Leia também:

CABELO CAINDO – COMO MELHORAR A SITUAÇÃO?

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

4. Picadas de insetos

A cebola é excelente para diminuir a coceira e o ardor provocados por picadas de insetos – você pode experimentar contra picadas de pernilongo, abelha, aranha, pulga, percevejo, carrapato, que o alívio será certeiro. Basta passar, sobre a picada e sobre o local em volta, um pedaço de cebola crua (prefira a parte interna da capa, que é mais cheia de líquidos.

Leia também: PICADA DE CARRAPATO: SINTOMAS, PREVENÇÃO E O QUE FAZER

5. Reduzir cicatrizes

Antigamente usava-se cebola crua para cobrir feridas em cicatrização para que o processo fosse mais suave e deixasse menos marcas. A cebola é cicatrizante, umectante e protetora da pele e, a essa ação combinada é a que se deve à redução das cicatrizes. Para este efeito, mantenha uma camada de cebola (a parte interna) sobre o machucado e troque este curativo, pelo menos 3 vezes ao dia.

6. Cebola é redutor de colesterol

Alguns alimentos têm ação redutora de colesterol e a cebola, especialmente a vermelha, é bastante eficiente para este fim. Para obter esse efeito benéfico você deve incorporar cebola em suas receitas e, especialmente, usá-la crua em saladas ou na finalização de pratos. A cebola crua mantem suas propriedades medicinais, que são reduzidas na cebola cozida.

Leia também:

14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

20 DICAS PARA BAIXAR O COLESTEROL RUIM

7. Cebola contra parasitas intestinais e infecções

A cebola contêm alto teor de enxofre, que se libera de suas células quando cortada – é isso que faz arder os nossos olhos. Também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, efeito laxativo suave e redutor da fermentação gástrica. Com essas propriedades, a cebola é um excelente ajudante no tratamento dos sintomas gastrointestinais e na redução de infecções.

8. Contra dor de dente

Com sua ação bactericida, a cebola é excelente em caso de cáries dentárias, abcessos, úlceras e inflamações da gengiva. Você pode aplicar cebola crua sobre as lesões, ou bochechar com o suco de cebola batido com água e hortelã.

Leia também:

DOR DE DENTE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

GENGIVA INCHADA: COMO CURAR RAPIDAMENTE E NATURALMENTE

9. Limpar sapatos de couro

Basta esfregar um pedaço de cebola nos sapatos manchados de barro ou grama e, em seguida, limpar com um pano embebido em cerveja ou vinagre.

10. Recuperar pintura a óleo

Para se limpar um quadro a óleo, o melhor é passar, suavemente, cebola por toda a sua superfície. Este procedimento retira a sujeira incrustada e reaviva a cor das tintas originais.

O mesmo efeito, de limpeza, se tem ao usar a cebola para retirar mancha de cinza em peças de roupa.

Especialmente indicado para você:

CEBOLA – USOS, BENEFÍCIOS E CALORIAS

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

CEBOLA EMPANADA, CARAMELIZADA E OUTRAS RECEITAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...