Terçol – Os 10 Melhores Remédios Naturais


O terçol é um problema ocular que, comumente, é confundido com o calázio, mas o terçol é uma infecção das glândulas sebáceas nas pálpebras que pode ser muito incômoda, em muitos casos fazendo com que o mero ato de piscar seja insuportável.

Isso acontece pois acomete em geral a base das pálpebras de um dos olhos ou mesmo dos dois.

Listamos aqui os 10 melhores remédios naturais para terçol que aliviarão esta infeção de forma rápida e eficaz.

{index}

Compressa morna para aliviar o terçol

Um dos melhores remédios naturais para terçol é a compressa com um pano com água quente. Isso fará com que a circulação sanguínea seja ativada no local afetado, reduzindo os sintomas da dor e inchaço causados pelo terçol.

É muito simples fazer uso deste remédio natural, basta mergulhar um pano de algodão em água quente, torcer bem para remover o excesso de água e aplicar sobre os olhos fechados. Mantenha a compressa por 5 minutos. Faça isso de duas a três vezes por dia.

Aliviando o terçol com chá verde

cha-verde

O chá verde possui propriedades anti-inflamatórias, por isso também podemos utilizá-lo para fazer uma compressa sobre o olho com terçol. Basta mergulhar o pacotinho de chá verde em água quente por dois ou 3 minutos. Em seguida tiramos o pacotinho da água e retiramos o excesso espremendo-o bem. Depois, basta aplicar sobre os olhos fechados por 5 minutos. Este procedimento pode ser repetido algumas vezes ao dia até a total eliminação da dor do terçol.

Sementes de coentro

A semente de coentro também possui inúmeras qualidades anti-inflamatórias, por isso pode ser utilizada como um remédio natural para aliviar o terçol e também as dores causadas por ele. Neste tratamento, fervemos uma colher de chá de semente de coentro em um copo de água. Após ferver por cerca de 5 minutos, coamos a água e aguardamos que esfrie. Em seguida, basta usarmos esta água para lavarmos o olho afetado com terçol, podendo repetir o procedimento duas ou três vezes ao dia.

Cúrcuma ou açafrão-da-terra

curcuma

A cúrcuma (ou açafrão-da-terra) também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, por isso pode ser um eficaz remédio caseiro e natural no tratamento de terçol. Basta ferver duas colheres de sopa de açafrão em dois copos de água até que a água se reduza pela metade. Em seguida, filtramos a água com pano e a utilizamos para lavar o olho afetado com terçol. Isso também pode ser feito duas ou três vezes ao dia até o sintoma desaparecer completamente.

Xampu natural de bebê

Por ser feito especialmente para prevenir irritações, o shampoo de bebê pode ser utilizado para eliminar o terçol do olho. Para tal, adicionamos algumas gotas de shampoo de bebê em um copo de água morna e misturamos bem para diluir as gotas. Em seguida, imergimos um algodão na solução e aplicamos sobre a base dos olhos, na área dos cílios afetados (com os fechados). Tendo as áreas bem limpas, enxaguamos com água morna e em seguida aplicamos uma compressa de água quente por 5 minutos conforme já explicado no item 1. Este procedimento também deve ser feito algumas vezes ao dia, durante alguns dias.

Leia também: CABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU

Aloe vera

babosa

O Aloe Vera também possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além disso, possui propriedades calmantes. Portanto, este remédio natural é capaz de ajudar de forma eficiente a eliminar a inflamação da área do terçol, assim como o inchaço. Para fazer uso deste remédio natural, você deve cortar uma folha de aloe vera e extrair o gel em um recipiente. Aplique este gel sobre a pálpebra afetada com terçol e deixe por 20 minutos. Em seguida, lave com água morna. Este procedimento pode ser repetido algumas vezes por dia, preferencialmente por cinco dias seguidos.

Óleo de rícino

oleo-de-ricino

Por possuir ácido ricinoleico (que é uma propriedade anti-inflamatória), o óleo de rícino é um excelente remédio natural para diminuir a inflamação da área afetada por terçol. Antes de aplicar o óleo, se possível, lava-se a área com shampoo de bebê conforme explicado anteriormente e água morna para retirar o sabão. Em seguida, utilizando um cotonete, aplica-se o óleo de rícino sobre a pálpebra afetada com a infeção do terçol. Basta repetir este procedimento algumas vezes ao dia.

Folhas de goiabeira

As folhas de goiabeira possuem propriedades curativas, portanto podem ser consideradas ótimas aliadas no tratamento de terçol. Além disso, são capazes de ajudar a aliviar a vermelhidão do local infectado, assim como a dor por também possuírem propriedades anti-inflamatórias.

Para fazer uso deste remédio natural contra terçol você deve lavar duas folhas de goiabeira em água quente. Em seguida, utilize um pano que foi imerso em água quente limpa para envolver as folhas (sem excesso de água no pano e nas folhas). As folhas ficarão dentro do pano de 5 a 10 minutos e em seguidas poderão ser aplicadas diretamente sobre a área afetada das pálpebras por 5 minutos. Pode-se repetir este processo duas ou três vezes ao dia com folhas novas.

Batatas

Por ser adstringente, a batata pode ser utilizada como um remédio natural no alívio das dores causadas pelo terçol. Ralamos uma batata média ou grande e enrolamos em uma gaze (ou pano similar). Colocamos a gaze sobre a área infectada e deixamos por 10 minutos. Este método pode ser repetido até três vezes ao dia, preferencialmente por 4 dias.

Cravos

Cravos são analgésicos naturais, por este motivo são capazes de aliviar a dor causada pelo terçol de forma muito eficiente. Além disso, o cravo é antibacteriano, o que significa que inibirá que a bactéria do terçol se propague.

É muito simples fazer uso deste remédio natural contra o terçol: mergulhe pelo menos 5 cravos em um copo com água por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coe a água e utilize um pano ou uma gaze para aplicar esta mesma água sobre as áreas afetadas pelo terçol. Seguramos o pano com a água de cravo sobre as pálpebras por alguns minutos, podendo repetir o procedimento algumas vezes por dia.

Recomendações gerais em caso de terçol

Em geral, o aparecimento do terçol é comumente atribuído à falta de higiene da área afetada, ou seja, das pálpebras. Em geral, ao esfregar os olhos com as mãos sujas daremos brecha e uma vasta oportunidade para o surgimento do terçol. Por isso é certo dizer que a melhor forma de evitar o terçol ou mesmo tratá-lo é através da higiene, tanto das pálpebras, do rosto, quanto das mãos. Caso o problema persista por mais de uma semana é então necessário procurar a orientação de um médico.

Nos tratamentos caseiros recomenda-se que a limpeza dos olhos seja feita do lado externo para o lado interno dos olhos. Ou seja, partindo da parte acima das bochechas para a parte do nariz.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Arminda Araujo
    Publicado em 20/04/2022 às 8:34 pm [+]

    Muito boa estas informações, parabéns amei Deus os abençoe.


  2. Arminda Araujo
    Publicado em 20/04/2022 às 8:45 pm [+]

    Muito gostei das orientacoes! Parabéns.


  3. Daia Florios
    Publicado em 21/04/2022 às 3:32 pm [+]

    obrigada 🙂


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...