Terçol: o que fazer, o que não fazer e quais remédios naturais usar


Você já teve terçol? Terçol é chato que dói, irritante e contagioso. Você sabe o que fazer e o que não fazer quando um terçol aparece no teu olho?

Vamos saber mais sobre o terçol, do que se trata essa infecção, sintomas, o que fazer e o que não fazer se tiver terçol. Acompanhem o conteúdo:

{index}

O que é terçol

O terçol é um grão – abcesso – de pus, interno ou externo, que pode aparecer nas pálpebras como resultado de uma infeção bacteriana, em geral de estafilococos.

Não é perigosa em si mas indica que seu sistema autoimune está meio em baixa de forma. Em geral, o terçol aparece secundariamente a uma inflamação das pálpebras, a blefarite, que tem a ver com a produção de gordura do olho que entope as glândulas dos cílios, provocando secreção grossa, avermelhamento da esclerótica (o branco do olho), irritação do olho e intenso processo de lacrimejamento.

O terçol externo é aquele que está localizado na base dos cílios – uma bolinha de pus coberta por pele, o abcesso – e é mais fácil de se tratar.

Já os terçol interno, que forma o abcesso na parte de dentro da pálpebra, em geral requer antibióticos locais e até, em alguns casos, uma drenagem cirúrgica – um cortezinho feito pelo médico para liberar o pus.

O que fazer se você tiver um terçol

Primeiro, cuide muito bem da higiene dos seus olhos. Lave com soro fisiológico, para tirar todas as secreções endurecidas ou moles, sem forçar ou espremer. Depois, use compressas frias de chá de camomila, que é antisséptico, ou de chá verde, ou mesmo de chá preto, cujos taninos ajudam a desinflamar o olho.

É importante que a limpeza do olho seja feita da borda externa para a interna – isso ajuda a não espalhar o pus para o olho todo pois, a saída natural é por onde saem as lágrimas.

Se o terçol for externo, use essas dicas naturais de limpeza e, se durante uma semana você não sarar, é melhor procurar um oftalmologista que te vai receitar uma pomada, ou colírio, antibiótico específico porquê, com estafilococos não se brinca.

Mas, o que não fazer se você tiver terçol?

Bom, se o terçol for interno, procure imediatamente um oftalmologista. Mesmo porquê você deverá estar com bastante incômodo nos olhos irritados.

As dicas de limpeza dos olhos serão as mesmas mas, você também deverá usar o antibiótico e, talvez, fazer uma drenagem cirúrgica.

Tenha cuidado para não encostar o bico da pomada, ou do colírio, nos olhos, para não infectar o conteúdo.

Mantenha suas mãos sempre limpas durante o trato dos olhos, e depois deste, para não transportar os estafilococos para outros lugares. Estas bactérias são danadas para entrar em qualquer feridinha e fazer estragos. Aliás, estas bactérias também podem migrar para dentro do organismo.

E, sobre os microrganismos que vivem conosco, leia aqui: 9 MIL ESPÉCIES DE FUNGOS E BACTÉRIAS MORAM COM VOCÊ

Cuide de levantar seu sistema imunológico com comidas saudáveis, descanso adequado, chás desintoxicantes e menos estresse.

O terçol pode reincidir em casos de variações hormonais acentuadas então, cuide também deste aspecto da sua vida com Chá de Amora que é um ótimo regulador hormonal para as mulheres de todas as idades.

Mas, os homens também podem ter terçol, claro, e em geral, isso acontece quando estão estressados, a imunidade baixa, o cansaço derruba e a higiene, em algum momento, falhou. É que basta uma noite mal dormida, não lavar a cara direito ao acordar, passar as mãos sujas no rosto assim, sem querer, e estar estressado demais, para que acontece uma infecção com estafilococos.

Leia mais sobre estresse:

Remédios caseiros contra terçol

Bem, aqui lembrarei a você alguns dos remédios caseiros muito usados em casos de terçol, e que costumam dar bons resultados:

  1. Chá de camomila, chá verde, chá preto para lavar os olhos
  2. Compressas frias de chás para desinflamar
  3. Compressas quentes de chás para ajudar o terçol a madurar (expulsar o pus)
  4. Macerado de folhas novas de goiabeira para desinflamar
  5. Rodelas de batata crua para desinflamar
  6. Óleo de rícino como antisséptico
  7. Aloe vera para desinflamar e desinfetar
  8. Chá de sementes de coentro para desinfetar
  9. Chá de cúrcuma para desinfetar

Veja como fazer e usar esses remédios naturais, clicando no link abaixo:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...