Sementes de linhaça: benefícios e contraindicações

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Embora já seja conhecida há milênios segundo alguns registros históricos, somente de alguns anos para cá a linhaça começou a se popularizar graças aos seus nutrientes que vão desde as fibras aos ácidos graxos, tais como o óleo omega-3 e omega-6. E embora possa ser aproveitada de várias formas, a linhaça é comumente consumida através de sua semente, farinha ou mesmo óleo.

Hoje entenderemos um pouco a respeito dos benefícios das sementes de linhaça, assim como suas contraindicações. Por possuir uma alta concentração de fibras e também dos ácidos linolênico e linoleico, respectivamente omega-3 e omega-6, a linhaça não é indicada para todos, em especial alguns casos específicos de sensibilidade aos ácidos insaturados.

Benefícios das sementes de linhaça

Comprovadamente, o consumo da linhaça é capaz de trazer diversos benefícios ao organismo se consumida regularmente e de forma equilibrada. Por ser fonte de fibras, inicialmente a linhaça é muito benéfica no controle da regularização do intestino. Ainda no sistema digestivo, a linhaça se mostrou capaz de prevenir o câncer de cólon, funcionando também como um laxante natural.

Além disso, estudos mostram que por auxiliar na prevenção de hipertensão, a linhaça também é capaz de prevenir doenças cardiovasculares devido ao ômega-3 em sua composição. Por reduzir níveis de colesterol e ser naturalmente anti-inflamatória, a linhaça combate e previne os mais diversos problemas de circulação sanguínea. Ainda para quem busca resultados de renovação estética, a linhaça é uma semente muito eficaz deixando a pele com aspectos saudáveis.

E muito além dos benefícios supracitados, a linhaça trará diversos outros resultados significativos no tratamento de asma, osteoporose, artrite, sintomas de menopausa e até mesmo depressão.

Contraindicações das sementes de linhaça

Assim como quase todo tipo de complemento natural, a linhaça possui algumas contraindicações às quais devemos ficar muito alertas. Podemos citar o caso de pessoas com esclerose sistêmica que por vias gerais não devem ingerir sementes de linhaça, pois seu consumo pode causar obstrução intestinal, ou também a conhecida prisão de ventre.

É também contraindicado o grande consumo (ou consumo excessivo) de linhaça de forma repentina, pois pode causar reações alérgicas diversas. Por isso, caso opte pelo consumo de linhaça, o mesmo deve ser feito aos poucos, de forma gradual, até alcançar o montante ideal recomendado pelo médico ou nutricionista.

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Embora não existam dados concretos que comprovem a informação a seguir, grande parte dos conselhos médicos orientam as gestantes a não consumirem a linhaça durante a gestação, pois já são muitos os casos registrados de possível deformidade do sistema reprodutivo do feto graças ao consumo de linhaça pela mãe.

É importante também frisar que a linhaça não deve ser consumida se outros medicamentos estiverem sido ingeridos no mesmo período, tal como em um tratamento médico. Esta contraindicação se refere ao fato de que a linhaça pode vir a bloquear ou dificultar a absorvição de medicamentos pelo organismo.

Como consumir as sementes de linhaça

A linhaça pode ser consumida de diversas formas. Além das cápsulas comumente comercializadas, podemos triturar suas sementes em um liquidificador e consumi-las com frutas, vitaminas e até mesmo sobremesas. É possível também utilizar a semente triturada (que será uma espécie de farinha) para complementar massas de pães, bolos e etc., garantindo assim uma alimentação saudável.

Vimos então que a linhaça pode trazer muitos benefícios para o organismo, mas também possui diversas contraindicações. Por tal motivo, é fortemente recomendado que um médico ou nutricionista seja consultado antes que você adote a linhaça em sua dieta.

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Fontes:
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=81
http://br.innatia.com/c-sementes-propriedades-pt/a-a-linhaca-e-as-suas-contra-indicacoes-8918.html