O que acontece ao corpo se consumirmos um punhado de linhaça ao dia?


Sementes de linho são um alimento útil e benéfico que deveria ser consumido todos os dias para promover o bom funcionamento do nosso organismo.

Mas o que aconteceria ao nosso corpo se todos os dias comermos um punhado destas sementes?

Super fonte de ômega-3

As sementes de linho são consideradas uma das principais fontes vegetais de ácidos graxos ômega-3, os ácidos graxos essenciais que fornecemos ao corpo através dos alimentos, e que devemos consumir regularmente para nos mantermos saudáveis.

Não surpreendentemente, entre outras fontes vegetais de ácidos graxos ômega-3 também se encontram o óleo de linhaça e as nozes. Se partirmos do princípio, portanto, que todos os dias iremos consumir uma pequena quantidade de linhaça, iremos fornecer ao corpo a quantidade necessária diária de ômega-3, fundamental para a nossa saúde.

Como consumir as sementes de linho

Os nutricionistas aconselham a não comer a linhaça sem antes triturá-la, porque nosso corpo não seria capaz de assimilá-la e a expulsaria sem absorvê-la. A sugestão é moer as sementes de linho mesmo manualmente com um pilão, ou com um um processador de alimentos.

Quantas sementes de linho podemos comer todos os dias?

A recomendação é a consumir 1 ou 2 porções de alimentos que contenham ômega-3 por dia para garantir ao corpo a quantidade certa de ácidos graxos essenciais.

No caso das sementes de linho uma porção equivalente a três colheres de chá, consequentemente, duas porções equivalem a seis colheres de chá. O ideal seria, portanto, tomar de 3 a 6 colheres de chá de sementes de linho por dia, sempre depois de tê-las moído, de modo que o nosso corpo possa assimilar este alimento adequadamente.

Os benefícios da linhaça

As sementes de linho são benéficas para a nossa saúde, não só por causa de seu conteúdo de ômega-3. Consumir linhaça acompanhada de um copo d’água é recomendado especialmente para despertar nosso intestino, para purificá-lo e para prevenir e combater a prisão de ventre.

Deixe repousar da noite para o dia uma colher de sopa de semente de linho em meio copo de água, o que irá formar uma espécie de gel natural, uma substância mucilaginosa considerada benéfica quando tomada pela manhã com o estômago vazio, para despertar o intestino.

Tomar linhaça todos os dias também ajuda a equilibrar as quantidades certas de ômega-3 e ômega-6 na nossa dieta.

O ômega-6 é muito mais presente nos alimentos em comparação ao ômega-3 e, portanto, é muito mais fácil encontratá-lo na dieta normal, enquanto temos de prestar mais atenção ao ômega-3 e, sob este ponto de vista, a linhaça realmente é uma ajuda preciosa, especialmente para quem é vegetariano ou vegano e não consome o ômega-3 presente em fontes como peixes, crustáceos e moluscos.

Leia mais: ÔMEGA-3: QUAL A DIFERENÇA COM O ÔMEGA-6?

Lembre-se então que um punhado de sementes de linho ou nozes moídas (cerca de 30 gramas por dia) devido ao ômega-3 e a outros elementos benéficos, ajuda a preservar a saúde do coração, a circulação, o cérebro e o intestino.

Como colocar linhaça em sua dieta diária

Agora que sabemos os principais benefícios da linhaça, vejamos algumas dicas para inseri-la mais facilmente em nossa dieta diária.

Para se beneficiar do ômega-3 encontrado nas sementes de linho, use-as moídas e sempre cruas, porque o calor e cozimento alteram os ácidos graxos essenciais.

A maneira mais fácil de comer um punhado de sementes de linho todos os dias é adicioná-las, sempre depois de moídas, à banana amassada do café da manhã ou merenda, ao mix de cereais, ao iogurte, aos sucos e batidas.

No almoço e no jantar, podemos acrescentar a linhaça nas saladas, o que dará um toque saboroso e saudável aos pratos. Também por cima do arroz e feijão como uma super farofa rica em ômega-3.

Especialmente indicado para você:

AS 6 SEMENTES DA SAÚDE

10 ALIMENTOS QUE TALVEZ VOCÊ ESTEJA COMENDO DE FORMA ERRADA

15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...