10 alimentos que talvez você esteja comendo de forma errada


Descascarmos frutas e verduras automaticamente, nos tiram a possibilidade de pensarmos se existem alternativas que nos permitam aproveitar melhor os alimentos que comemos. Então aqui vão algumas dicas úteis, que podem mudar nossos hábitos na cozinha e na mesa.

1. Alho

Ao contrário do que acontece com a vitamina C, a alicina presente no alho precisa de uma certa exposição ao ar para ser ativada. Sendo assim, o conselho é deixá-lo descansar por pelo menos 10 segundos no ar, antes de cortá-lo para adicioná-lo aos pratos.

2. Cenouras

É melhor comer cenouras cruas ou cozidas? Cruas para a ingestão de vitamina C, mas cozidas para facilitar a absorção do beta-caroteno e da vitamina A, ainda melhor se temperada com um pouco de azeite de oliva. Além disso, um estudo a este respeito aconselha cozinhar as cenouras inteiras, de modo que uma maior quantidade de nutrientes permaneça no interior deste vegetal e não se perca durante o cozimento.

3. Tomates

Usar os tomates crus é certamente refrescante e útil para preparar saladas e pratos frios no verão, além de ser rápido e prático. Mas, mesmo em dias quentes não se esqueça de comer também os tomates cozidos em molho, porque seu cozimento permite ao corpo absorver o seu licopeno mais facilmente.

4. Mostarda

Você adora mostarda? Este molho é um condimento que pode trazer benefícios para a saúde, mas para tal a sua lista de ingredientes contida no rótulo, deve ser a menor possível. Tudo bem se na lista contiver cúrcuma, ou açafrão, pois a curcumina contém uma mistura de antioxidantes fitonutrientes fortes, considerados benéficos para o fígado e com propriedades antiinflamatórias. Usado como corante natural em alimentos industrailizados, o ingrediente vem com o código E100.

5. Linhaça

As sementes de linho são ricas em nutrientes e uma das principais fontes vegetais de ácidos graxos essenciais. O corpo, no entanto, não é capaz de digerir toda esta semente e, portanto, tende a expulsá-la. Por isso é melhor moer as sementes de linho antes de adicioná-las em molhos e ou saladas.

6. Brócolis

Talvez você esteja acostumado a comer brócolis cozido, mas de acordo com um estudo realizado em 2008, o cozimento a vapor seria o único método capaz de preservar, e até mesmo de aumentar, as propriedades anticâncer das substâncias presentes no brócolis.

7. Chá preto e chá verde

Vocês costuma adicionar leite ao chá preto como fazem os ingleses? Estudos têm mostrado que a adição de leite em um copo de chá pode anular os efeitos benéficos do chá sobre o sistema cardiovascular. Se você optar por chá verde, você pode adicionar um pouco de suco de limão, uma vez que a vitamina C seria capaz de aumentar a biodisponibilidade dos nutrientes encontrados no chá verde.

Talvez te interesse ler também:

O CHÁ VERDE REALMENTE AJUDA A PERDER PESO?

CHÁ PRETO AJUDA A EMAGRECER

8. Iogurte natural

Ao abrir um pote de iogurte natural talvez você tenha notado a presença de um meio aquoso em sua superfície e provavelmente você tende a jogar fora esta ‘aguinha’, em vez de misturá-la com o resto do iogurte. Na parte líquida do iogurte natural estão presentes substâncias importantes, como o cálcio, o fósforo e a vitamina B12. Por isso, misture a água ao iogurte e coma tudo.

9. Maçãs

Comer maçã do modo que estamos acostumados, desperdiça 30% deste fruto. A maioria das pessoas costuma lavar, descascar, comer a maçã e descartar o seu núcleo. Mas, aparentemente, há uma maneira mais inteligente, e sem desperdício, de comer maçãs. O vídeo abaixo ensina como comer uma maçã como um chefe, mas se a maçã não for de origem conhecida, orgânica, com certeza deve ser lavada antes do consumo.

Também devemos sempre comer maçãs bem maduras, porque são mais ricas em antioxidantes.

10. Banana

Como descascar uma banana? Muito fácil, mas o video abaixo mostra um jeito ainda mais fácil de descascá-la sem desperdiçar um milímetro da fruta mais amada do Brasil.

Talvez te interesse ler também:

COMO PURIFICAR A ÁGUA COM FRUTAS E SUAS…CASCAS!

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...