Pegar o gato pelo cangote é um erro. Veja o porquê

Não é verdade que pegar o gato pelo cangote seja o jeito certo, só porque a mãe gato faz assim com seus filhotes.


Algumas pessoas acreditam que a maneira correta de pegar um gato é pelo cangote, embasadas no fato de que a mãe gata faz assim com seus filhotes. Porém, a mãe gata pega o filhote com jeito e ele ainda é um bebê. As mães gatas agarram os gatinhos pela nuca apenas nas primeiras semanas de vida para transportá-los e apenas em situações de perigo. Elas não fazem isso para arremessá-los ou imobilizá-los, como fazem os seres humanos.

Esse jeito inadequado de pegar o gato consiste em agarrar o animal pela nuca, segurando e pressionando uma dobra da sua pele, para levantá-lo ou imobilizá-lo. Só a descrição desse método já denota algo nada agradável, não é mesmo? Neste artigo, vamos explorar os motivos pelos quais essa abordagem pode ser prejudicial e sugerir alternativas mais respeitosas para garantir o conforto e o bem-estar dos felinos.

Por que Evitar Pegar o Gato Pelo Cangote?

A ideia de imitar o comportamento da mãe gata, que transporta seus filhotes pela nuca é péssima. Algumas razões para evitar essa prática incluem:

  1. Desconforto e Dor: Agarrar um gato pelo cangote causa desconforto e dor. A região é sensível e a prática  induz medo no animal. A sensação de ser capturado por essa área é assustadora, o gato se sente predado e sem defesas, pois é assim que gatos são predados.
  2. Ansiedade e Trauma: Gatos são animais sensíveis, e a manipulação inadequada pode resultar em ansiedade e até mesmo trauma. Depois não reclame se o gato tiver comportamento estranho.
  3. Insegurança e Choque: A sensação de estar sendo suspenso pelo cangote pode deixar o gato inseguro e, em casos extremos, pode até induzi-lo a um estado de choque, comprometendo seu bem-estar emocional.
  4. Lesões e Agressões  Segurar um gato dessa maneira pode levar a lesões, desde desconforto na pele até reações mais sérias. Além disso, o gato pode responder com agressão defensiva, pois associa a experiência a algo muito prejudicial.

O que dizem os especialistas sobre agarrar o gato pelo cangote?

Existem muitas maneiras diferentes de manusear e conter gatos que não envolvam agarrá-lo e puxá-lo pela nuca. A American Association of Feline Practitioners (AAFP) e a International Cat Care, assim como muitos veterinários e especialistas em comportamento felino não recomendam segurar o gato cangote. Em vez disso, a recomendação é usar técnicas de manuseio amigáveis, de baixo estresse e que não causem medo.

Cada gato tem sua individualidade, é preciso avaliar sua linguagem corporal e ser flexível ao manuseá-lo, respeitando sua natureza. A melhor estratégia  é abordar o gato de maneira calma e tranquilizadora, evitando contato visual direto e abordagem frontal. Se o animal demonstrar nervosismo e medo, o recomendado é passar segurança a ele, respeitando seu desconforto e não forçando o contato.

Mas então, como pegar o gato do jeito certo se precisarmos dar remédio ou conter o animal para sua própria segurança?

Como Pegar o Gato da Maneira Correta

Para garantir uma abordagem respeitosa e gentil ao manusear um gato, considere as seguintes práticas:

  1. Estabeleça Confiança: Antes de qualquer manipulação, permita que o gato cheire sua mão e acostume-se com sua presença para estabelecer confiança.
  2. Posicionamento Cauteloso: Ao levantar o gato, use uma mão ao redor do peito e outra ao redor da barriga, levantando-o cuidadosamente. Alternativamente, posicione uma mão ao redor do peitoral e a outra como suporte nas patas traseiras.
  3. Segure-o pela cabeça para imobilizá-lo: Se a cabeça for a parte que você quer imobilizar, segure-o sem machucar, usando os dedos polegares para manter a cabeça e os outros para manter o queixo.
  4. Use seu Próprio Corpo: Segurar o gato no colo, usando o próprio corpo pode proporcionar conforto, desde que seja feito com suavidade e evitando apertos excessivos.
  5. Use o próprio corpo também para imobilizar o corpo do gato: Segurando-o contra a mesa ou contra o chão, apoiando-o contra sua perna e mãos.
  6. Estratégias Alternativas: Utilize toalhas para conforto e segurança, ofereça petiscos, escove-o, brinque e, se necessário, use caixas de transporte para situações que demandem mais segurança ou faça contenção química se for veterinário.

Veja nos Vídeos Abaixo

A psiquiatra veterinária Larissa Rüncos explica no primeiro vídeo o porquê é errado segurar o gato pelo cangote e, no segundo, ela mostra como pegar o gato sem agarrá-lo pelo cangote:

Não é difícil entender que segurar um gato pelo cangote é ruim. Imagine-se no lugar dele. Entendemos que gatos são ariscos e que às vezes é preciso imobilizá-los para dar remédio, ou até pela própria segurança deles. Mas existem maneiras corretas de fazer isso.

Fontes:

  1. Martha Stewart
  2. Notícias Rede TV
  3. Larissa Rüncos-É contra-indicado segurar gato pelo pescoço
  4. Patas da Casa
  5. Larissa Rüncos-Como segurar o gato

Para mais conteúdos sobre gatos, veja:

Como segurar corretamente o gato no colo: o conselho veterinário (VÍDEO)

Se um gato se esfrega em você, veja o que significa

Seu gato te acorda de noite? Confira estas dicas!

Pode levar o gato na praia? 12 Dicas para conseguir essa façanha

Gato na coleira: quando e como usar

Como fazer brinquedos para gatos reaproveitando materiais

Problema urinário em gatos: como prevenir e tratar com remédios naturais

Como fazer casinha para salvar gatos de rua do frio

10 lindos presentes de Natal para cães e gatos

Tudo sobre Doação de Sangue em Gato e Cachorro

Alimentação vegana para cães e gatos é possível?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...