Como segurar corretamente o gato no colo: o conselho veterinário (VÍDEO)


Existe um jeito certo de segurar um gato em seus braços? Talvez nem todos saibam que seu nível de conforto pode variar dependendo do modo em como ele é carregado. Muitos gatos, em geral, não gostam dessa prática enquanto outros são mais complacentes. Então aqui vão alguns conselhos.

Alguns nos olham com desdém enquanto outros fogem mas, segundo Uri Burstyn, veterinário de Vancouver, tem um modo certo para evitar de o gato ficar nervoso quando você o pegar no colo e ainda por cima levar um arranhão do bichano.

Em um vídeo no Youtube, que ultrapassou os cinco milhões de visualizações, o médico veterinário fez um guia completo para explicar a maneira mais adequada de carregar um gato. O conselho tem a ver mormente com posições que fazem os gatos se sentirem mais seguros, mas também com posições que impedem de o gato dar qualquer arranhão.

De acordo com Burstyn, mesmo que seu gato não goste de ser pego no colo, ele poderá te surpreender. No vídeo, ele explica que provavelmente o animal não foi carregado corretamente e por isso ele fica irritado.

Como pegar um gato no colo

Muitas vezes, erroneamente, pegamos o gato do jeito que a mãe carrega os filhotes, mas isso é errado no caso dos gatos adultos que são mais pesados e tendem a permanecer pendurados, contorcendo-se no ar. A maneira correta é colocar uma mão sob as pernas da frente e a outra das ancas, como mostrado nesta foto:

pegar gato 1

Por que essa pegada é excelente? Porque o gato não pode ficar agitado e não pode escapar. Para fazê-lo se sentir seguro, basta segurá-lo, mantendo-o perto de você e lhe dando uma base de apoio com suas patas. Como mostra o veterinário nesta foto:

pegar gato 2

Em vez disso, quando estamos diante de uma situação de emergência, como um gato precisando de cuidados ou tendo que ser salvo de um perigo, o veterinário aconselha a pegá-lo como se fosse uma bola de futebol americano, agarrando o animal com a cabeça dele voltada para o teu corpo e mantendo as patas dele imóveis.

pegar gato 3

Se seu gato gosta de ficar de pé sobre os ombros, ok! O importante é que suas patas estejam descansando bem em seu corpo. No caso de você querer imobilizá-lo momentaneamente, basta fazer uma pequena e delicada pressão por trás da nuca.

Assista ao vídeo inteiro:

No entanto, lembre-se que nossos amigos de quatro patas não são brinquedos e devem ser respeitados em sua natureza, por isso, se apesar desses conselhos do veterinário eles continuarem a demonstrar desconforto em serem carregados em seus braços, deixe-os livres para o bem-estar deles.

Ainda sobre gatos, talvez te interesse ler também:

TENNY: A GATA ‘HACHIKO’ QUE POR MESES ESPERA PELO DONO DO LADO DE FORA DO HOSPITAL

GATOS E LEÕES: A ÚNICA DIFERENÇA É O TAMANHO

BEM-VINDOS À KOSHLANDIA, A EXTRAVAGANTE TERRA DOS GATOS DA SIBÉRIA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...