Pode levar o gato na praia? 12 Dicas para conseguir essa façanha


Pra quem mora no litoral e tem animais de estimação, sempre aparece aquela dúvida: será que eu posso levar meu bichinho à praia?

Mas a questão a ser abordada aqui é especificamente sobre os felinos: sabendo que a maioria deles detesta água, ainda assim é possível levá-los para um passeio na praia ou um  banho de mar?

Alguém já viu um gato na praia?

Bom, muito dificilmente você terá visto algum gato, felino, na praia, mas as pessoas estão acostumando seus gatos a passearem na coleira feito cães.

Gatos são curiosos e muitos deles se acostumam de boa ao passeio. Sendo assim, por que não levar o bichano à praia?

Mas será que pode?

Pode levar o gato na praia?

Duas dicas básicas e óbvias para começar a levar o gato à praia são: levar aonde pet é permitido e evitar praias lotadas e ou horários de pico.

Procure saber se no lugar que você está é permitido levar animais de estimação à praia, afinal, todos merecem um banho de mar no calor do verão ou, pelo menos, uma brisa fresca do mar, mas nem todos as localidades permitem.

Além disso, não vamos exagerar. Levar o gato na praia é uma façanha! Portanto comece devagar, leve-o em horários frescos e vazios.

Leia também:

12 dicas para começar a levar seu gatinho à praia

Existem raças e personalidades diferentes de gatinhos e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados antes de levá-lo ao ambiente praiano.

Por exemplo…

Habitue seu pet a passear

Vá saindo aos poucos de casa, começando por lugares mais tranquilos, ou horários mais vazios, até que o gato se ambiente em lugares mais agitados e com mais pessoas.

Escolha a hora e o lugar certos

Quando eles estiverem já acostumados a passear, leve-os à praia mas, ainda assim, lembre-se que os gatos são extremamente territorialistas e sensíveis, ou seja, em uma praia muito cheia eles ficarão realmente muito incomodados.

Leve-o a uma praia com o mar calmo e onde seja permitido a entrada de animais. Escolha um horário onde o sol esteja mais fraco, de preferência caindo.

Gato na coleira

Sempre use coleira peitoral com guia! Prefira as mais compridas para que seu bichinho se sinta livre caso queira andar e até tentar molhar as patinhas.

Mas atenção com a água: os felinos também podem ter características semelhantes às dos humanos e a água do mar pode acabar causando otite no seu bichinho.

Proteção solar

O melhor seria evitar o dia, mas se for passear de dia, lembre-se de levar um guarda-sol e um pano macio para o gato se deitar (canga). A exposição ao sol pode causa insolação também ao gato.

Areia quente e alergia

Lembre-se: a areia fica muito quente! Cuidado para eles não queimarem as patinhas ou com problemas de alergia nos pêlos do animal. Quando for à praia com seu gato, sempre ao chegar em casa dê aquele banho de água doce caprichado nele (se ele deixar, é claro!).

Hidratação

Hidrate seu felino! Leve muita água para a praia, para ele e para você beberem.

Refresque o gato

Molhe o topo da cabeça do gatinho e as patinhas também.

Cuidado com os olhos

Limpe os olhinhos dele com frequência.

Não exagere com o tempo

2 horas de praia é o máximo.

Recolha o lixo

Gatos fazem suas necessidades na areia e, ao se encontrarem na praia, eles assimilarão a um lugar enorme e bem propício para defecar, portanto, lembre-se de levar a pazinha para recolher o cocô.

Recolha os dejetos do seu pet com uma pazinha e coloque numa sacola para jogar no lixo. Nunca enterre na areia. A contaminação para os humanos ao entrar em contato com as fezes ou urina do pet pode ser perigosa.

Leve sacolas para recolher os dejetos.

Atenção à caça (ou à pesca)

Gatos têm instinto caçador, portanto, eles poderão querer correr atrás de outras espécies de animais. Tome cuidado! Isto pode ser perigoso se ele acabar comendo algum deles.

Pós-praia

Chegando em casa pós-praia, dê um banho de água doce e deixe seu gatinho bem limpinho e confortável! Isso se ele gostar de água e deixar, é claro!

Gostou das dicas? Conta pra nós se você leva seu gatinho à praia e como é essa experiência!

Talvez te interesse ler também:

Gato na coleira: quando e como usar 

Por que o ser humano está cada vez mais preferindo os animais? 

Limpe a Caixinha do Gato todos os dias e Evite a Toxoplasmose

Como limpar e esterilizar a caixa de areia do gato de uma forma natural 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...