Groomer faz sucesso pintando cães de animais selvagens


Um criador de cães e groomer tem chamado a atenção no TikTok por seus vídeos exibindo sua arte de tosar e pintar cães, deixando-os parecidos com animais selvagens como leões, girafas e outros. Será que isso é bom para os pets? Será que se os pets pudessem, escolheriam “brincar” com tais transformações?

Conheça os dois lados dessa história.

A visão do groomer

Para quem não sabe o que é groomer, na verdade, esse é um termo americanizado para pessoas que trabalham com banho, limpeza e tosa de cachorros. Entretanto, tornou-se uma forma de designar aqueles que se especializam mais nessa atividade profissional.

Nesse universo dos groomers, tem até aqueles que tingem os pelos e fazem tosas artísticas nos pets, como é o caso de Gabriel Feitosa, 29 anos, da Califórnia, que ficou famoso por transformar cães em girafas, pandas e em outros animais selvagens.

Para tal, ele utiliza principalmente tinta de cabelo, que segundo ele é segura para os pets, e máquina de tosa para moldar os pelos dos cães.

Ele começou esse tipo de ofício quando tinha apenas 12 anos, pois achava incrível poder ganhar dinheiro trabalhando com cães.

À medida que desenvolvia suas habilidades nesta área profissional, Gabriel passou a criar design e looks diversificados nos pets. Ele começou a criar looks exóticos nos cães a pedido de um cliente, que lhe pediu:

“Você pode transformar meu cachorro em uma girafa?”

E Gabriel respondeu que sim.

Cooper é o nome deste cão que passou por esta transformação.

Gabriel contou ao Newsflare como transformou um cão em girafa:

“Primeiro, usei um aparador para retirar todos os pelos que não precisávamos, mas deixei os do focinho um pouco mais compridos.

Eu também mantive um pouco de moicano e patas peludas.

Todos os designs são diferentes, mas neste caso, eu queria que os pelos do corpo dele fossem curtos para levar a estampa de girafa.

Comecei a aplicar a tintura de cabelo segura para animais de estimação e usei um pincel para criar um padrão no corpo, assim como os cascos e o moicano.

O corante tem que descansar por cerca de 25 minutos antes de enxaguar, então esse foi um ótimo momento para levá-lo para passear.

Depois demos banho nele e o secamos com um secador, além de polir seu corte de cabelo.

Incluindo intervalos para Cooper fazer xixi, beber água e até tirar uma soneca enquanto esperávamos a tintura descansar, o processo levou quatro horas no total.”

Veja o resultado no vídeo abaixo:

@gabrielfeitosagrooming Coopers dad ask me to make him a 🦒 #giraffe , don’t have to ask me twice 😆 #creativedoggrooming #doggroomerlife ♬ Day-O The Banana Boat Song (From “Beetlejuice”) – Geek Music

Para fazer todo esse procedimento ele usou:

  • tosquiadeira
  • tesoura
  • xampu para animais de estimação
  • tintura de cabelo

E seu serviço pode sair até US$ 600 por animal.

Os vídeos que ele mostra como faz esses procedimentos, postados em seu perfil no Tik Tok, tiveram milhões de visualizações e curtidas.

Gabriel também transformou cães em raposa, tigre, onça e outros animais.

Veja outras transformações que ele fez em diversos pets:

@gabrielfeitosagrooming Imagine if you’re a hike and these two guys show up what do you do? 🤣Work assisted by Alex Ayumi #germanshepherd #doggroomer #creativegrooming #tiger #leopard ♬ BILLIE EILISH. – Armani White

@gabrielfeitosagrooming Molly flew in from northen California for a #lisafrank makeover! #cutedog #chihuhauamix #doggroomer ♬ About Damn Time – Lizzo

@gabrielfeitosagrooming Quando a @luisasonza lancou #cachorrinhas eu não pude me segurar e fiz um video! Amo essa musica 🙂 Todos os produtos de coloracao sao veganos desenvolvidos para cães e atoxicos. #banhoetosa #tosacreativa #maltes #poodlegigante #luisasonza ♬ original sound – Gabriel Feitosa

@gabrielfeitosagrooming Eai encara esse meu time? Todos os produtos utilizados são veganos, atóxicos e desenvolvidos para cães. #banhoetosa #cachorrofofo #poodlegigante #bichonfrise #tosador #pokemon #pokemonbrasil ♬ original sound – Gabriel Feitosa

@gabrielfeitosagrooming Idk what made me happier, to meet such a sweet baby with a vibrant personality like Cottonball or to see the reaction of her owners when they saw her 🥰. #fox #cutedog #doggroomer #doggroominglife ♬ Take My Breath Away – EZI

A visão da PETA (que é a mesma nossa)

A PETA se opõe a este tipo de procedimento e tratamento em cães pelos seguintes motivos:

  • Animais não são objetos decorativos e de arte
  • O tingimento com tintura de cabelo pode fazer com que os cães tenham uma reação alérgica, pois até tinturas mais naturais podem desencadear alergias em humanos e em animais.
  • Cães não precisam desse tipo de tratamento e, se pudessem falar, provavelmente diriam não a esses procedimentos “estéticos” onde têm que ficar horas sendo manipulados para serem tingidos e moldados, atendendo aos caprichos humanos.
  • Eles não são coisas e nem esculturas vivas para serem esculpidas e exibidas.
  • Estes animais gostam de se sujar na grama, de escavar e rolar na terra e não de ficarem cheios de tintura colorida.
  • Ademais, para serem submetidos a estes procedimentos, eles têm que suportar ficar parados para serem pintados e tosados, independentemente de sua real natureza e essência canina.
  • Tudo isso para que o pet seja exibido como um cão diferente, de exposição e ou para ter curtidas no Tik Tok, o que é uma forma de exploração sobre o animal.
  • Nenhum animal merece viver à mercê das manias ou dos caprichos dos humanos.
  • Outro problema de procedimentos como este é que cada vez mais as pessoas se influenciam, acham engraçadinho, querem fazer o mesmo com seus pets, indo contra a natureza deles e aumentando esse tipo de comércio.
  • Cuidados não naturais para fins estéticos ou de exibição são extremamente desnecessários.

Um caso de reação alérgica à tinta de cabelo

Um dos casos em que o uso da tinta de cabelo levou à uma grave reação alérgica ao pet foi, o da cadelinha Violet,

Este álbum da entidade de proteção animal que socorreu a cadelinha, mostra o estrago que a tinta de cabelo fez nela e todo o tratamento que precisou ser feito para salvá-la.

Cuidado, imagens que podem provocar impacto emocional!

Diferença entre desnecessário e indispensável para o animal

Nenhum animal tem o desejo natural ou necessidade de ser;

  • Tingido
  • Perfurado com piercing
  • Tatuado
  • Mutilado  com corte de orelhas ou rabo
  • Unhas pintadas
  • Usar joias

Em suma, nenhum cão necessita ser modificado para atender às preferências estéticas, ao exibicionismo e à vaidade do ser humano, colocando em risco a sua saúde e o bem-estar.

O que, de fato, o pet precisa é de passeio, carinho, alimentação saudável, cuidados com a saúde e higiene, banho regular e, se for peludo, ser tosado em épocas de calor.

Mais vale viver cada momento com o pet de forma natural, do que artificial.

Fontes:

Talvez te interesse ler também

Como tratar problemas digestivos em cães de forma natural?

Alimentação vegana para cães e gatos é possível?

Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães 

Como entreter o cachorro quando você sai de casa

Remédios naturais para coceira, alergia, fungo e dermatite em cachorros

Aromaterapia para animais: conheça utilidades e benefícios

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog

Como ajudar cães traumatizados a superarem seus medos e fobias

A velhice de um cão. Como cuidar de nosso fiel amigo velhinho




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...