Mais um motivo para você não comprar cães da raça PUG


O cão Pug é comumente considerado um pet fofinho por conta de suas peculiaridades físicas como carinha redondinha, cabecinha grande, focinho achatado, olhos salientes e estatura pequena.

Por conta dessas características, muitas pessoas querem ter o Pug como animal de estimação, tornando essa raça  popular nas últimas décadas.

Paradoxalmente, algumas das características que o tornam o Pug fofinho como o cabeção, focinho curto e achatado e olhos salientes são as mesmas que fazem essa raça ser propensa a ter sérios problemas de saúde. Um exemplo disso é que, devido ao formato de seu focinho, o Pug é um cão braquicefálico, com propensão a ter graves distúrbios respiratórios.

Por causa dos problemas de saúde típicos dessa raça, especialistas em saúde animal têm se dedicado a se aprofundar nestes problemas visando medidas de bem-estar voltadas especificamente ao Pug.

Em busca desse objetivo, foi feito um estudo conduzido pelo The Royal Veterinary College para coletar evidências sobre a saúde dos Pugs, estabelecendo comparações comuns entre esta raça e outras, utilizando como parâmetros os registros de cuidados veterinários primários no Reino Unido durante o ano de 2016.

Esses registros clínicos foram obtidos através do banco de dados veterinários da VetCompass e usados para estimar a prevalência no ano de 2016 de distúrbios mais comumente diagnosticados em Pugs e não Pugs.

Dados do estudo

O estudo analisou 4.308 Pugs e 21.835 cães de outras raças no Reino Unido, comparando seus perfis de saúde e as chances de desenvolver 40 distúrbios comuns em cães.

As descobertas dessa pesquisa indicaram que dos 40 distúrbios, os Pugs apresentaram um risco aumentado em 23 deles, como por exemplo:

  • 54 vezes mais chances de ter síndrome das vias aéreas obstrutivas braquicefálicas
  • 51 vezes mais chances de ter narinas estreitas
  • 13 vezes mais propensos a ter úlceras oculares
  • 11 vezes mais chances de ter infecções de dobras cutâneas
  • 17,4% dos Pugs eram obesos, em comparação com apenas 6,9% dos outros cães.

Foi verificado também que os Pugs só apresentaram risco reduzido em 7 distúrbios, entre os quais:

  • sopros cardíacos
  • feridas
  • agressividade

Análises e conclusões do estudo

Em última análise, o estudo evidenciou que a predisposição dos Pugs à doenças superou significativamente as proteções contra as mesmas.

No final das contas, a pesquisa mostrou que os Pugs têm desafios críticos de saúde e que os “perfis de saúde altamente diferentes entre os Pugs e outros cães no Reino Unido sugerem que essa raça divergiu substancialmente das raças de cães convencionais e por isso não podem mais ser considerado um cão típico do ponto de vista da saúde.”

Isto quer dizer que os cuidados e tratamentos de saúde para o Pug são muito específicos e devem seguir um protocolo exclusivo para os problemas desta raça.

Vale salientar que o estudo não é definitivo e conclusivo, pois, segundo os próprios pesquisadores, os dados da pesquisa possuem várias limitações consistentes porque são amplamente baseadas na natureza da análise retrospectiva dos dados do prontuário eletrônico dos cães.

Além disso, cabe ressaltar que os perfis de distúrbios em Pugs no presente estudo foram comparados com uma amostra de cães que incluiu muitas outras raças braquicefálicas.

O estudo selecionou um único ano como o período de tempo para análise, dessa forma o relato de mortalidade e de perfis comparativos de distúrbios para Pugs ao longo de vários anos, ficaram além do escopo do estudo atual, por isso, são o foco futuro do plano de trabalho do VetCompass.

Cuidados especiais com os cães da raça Pug

Independente da necessidade de novas pesquisas e com base em evidências anteriores, tais como:

Ficou notório que o Pug requer cuidados especiais que devem ser levados em conta tanto por quem quer ter um cão dessa raça, quanto por veterinários ao fazerem o acompanhamento de saúde deste animal.

Saiba mais sobre os problemas de saúde característicos desta raça em:

Para mais conteúdos sobre animais de estimação, leia:

Alimentação vegana para cães e gatos é possível?

Aromaterapia para animais: conheça utilidades e benefícios

Como manter o pet seguro e tranquilo durante as festas de fim de ano

Calmantes naturais para cachorros nervosos: como acalmar seu dog

Carrapatos em animais: remoção com 2 receitas naturais

Tudo o que você precisa saber antes de viajar de avião com seu pet

Adestramento inteligente: nunca é tarde para educar o pet

Sapato para cachorro: sim ou não? Quando e como usar

Cachorro na piscina: pode? É higiênico para humanos e seguro para os animais? Dicas e cuidados

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Pode levar o gato na praia? 12 Dicas para conseguir essa façanha




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Thaina Domingues Benasse
    Publicado em 23/05/2022 às 6:37 pm [+]

    Os pugs são a raça mais amaveis que tem, apesar das complicações, não deixam de ser menos importantes que outras… Achei muito ofensivo essa postagem.


  2. Daia Florios
    Publicado em 24/05/2022 às 10:17 am [+]

    Desculpa Thaina. De fato os pugs são adoráveis só que a manipulação genética para dar as características fofas dele, acabaram por fazê-los sofrer demais. Em alguns países está proibida a criação de cães braquicefálicos justamente por causa dos danos à saúde dos animais. É preciso saber que os animais sofrem, os tutores sofrem e até os veterinários sofrem. São cães complicados para tratar. Acreditamos que não comprar pugs ajude a por fim ao sofrimento deles com o fim do comércio da raça (a criação de animais de qualquer raça para comércio não é o máximo da ética, embora existam criadores éticos).

    Convidamos você a ler os seguintes links para se aprofundar no tema:

    Noruega proíbe criação de cães braquiocefálicos

    Por que não comprar um Buldogue Francês e nenhum outro animal

    A ressonância magnética de um pug que viralizou (porque mostra uma terrível verdade)

    Porque você não deve comprar um PUG


  3. Fábricas de filhotes: cruzamento forçado, excesso de reprodução e sofrimento animal | Mundo Animal Maceió
    Publicado em 09/04/2023 às 3:34 pm [+]

    […] Transtornos respiratórios, como no caso de raças de focinho achatado (Buldogue francêse Pug) […]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...