Pastor Belga Malinois: a raça de cão mais inteligente do mundo


O Pastor Belga Malinois, também conhecido como Malinois, é uma raça de cão de trabalho originária da Bélgica. É considerado um dos quatro tipos de cães pastores-belgas, juntamente com o Groenendael, o Laekenois e o Tervuren. Essa raça é conhecida por sua inteligência, versatilidade e habilidades de trabalho.

Saiba mais sobre essa raça de cães com as informações a seguir.

Origem

O nome “Malinois”se deve ao fato dessa raça de cão ser proveniente de Malinas (cidade belga), região onde originalmente esse animal era criado para pastorear ovelhas.

Atualmente, essa raça de cão é amplamente reconhecida por seu alto desempenho, rusticidade e funcionalidade como cão de trabalho, cão-agility, cão-de-guarda ou de resgate.

Características Físicas

Essa variedade de Pastor Belga possui características físicas distintas, como:

  • orelhas eretas
  • nariz preto
  • uma máscara preta ao redor dos olhos e focinho
  • alguns desses cães podem apresentar uma pequena mancha branca no peito
  • os machos podem pesar até 40 kg
  • pelagem curta de cor fulvo-encarvoada, de fácil cuidado e que permite a este cão se adaptar bem a climas quentes

Veja neste vídeo, do canal Cristiano Shikanae, um filhote de Pastor Belga Malinois de 2 meses de idade:

Temperamento e comportamento

O Pastor Belga Malinois é conhecido por apresentar atributos comportamentais como:

  • vigilância
  • agilidade
  • versatilidade
  • excelência em proteção
  • facilidade de adestramento
  • devoção ao tutor
  • inteligência
  • excelente farejador
  • natureza alerta, o que pode torná-lo barulhento
  • alta performance, por isso requer atividade física

Quanto ao temperamento, é um cão estável, porém, pode ser desconfiado com estranhos. Com a família, se criado de forma adequada, é dócil e afetuoso, valente, destemido, enérgico e independente, embora seja muito apegado ao tutor.

Devido a ser um cão ágil e dinâmico, requer exercícios físicos e cognitivos, além de disciplina e uma educação firme, devido à sua tendência a ser dominante, principalmente nos machos.

Se este cão não for criado de forma que atenda às suas necessidades naturais, ele pode ficar estressado, inquieto, agressivo e até doente.

Cão de Resgate

Em virtude das qualidades do Pastor Belga Malinois, ele vem sendo  amplamente utilizado pelas forças armadas em todo o mundo, principalmente como cão policial, militar e como cão farejador  devido ao seu excelente olfato e resistência. Também podem atuar como cães de guarda, defesa e pastoreio.

Um exemplo da utilização dessa raça como cão de resgate, é o cão Wilson que ajudou a encontrar quatro crianças na selva, porém se embrenhou na mata, e as equipes estão na busca para resgatá-lo. Saiba mais sobre este cão em:

Adestradores falam sobre o Pastor Belga Mallinois

Neste primeiro vídeo, o Adestrador Caio Rodrigues fala sobre os atributos dessa raça de cães:

@adestradorcaio Os dados dos exames foram publicados na revista “Scientific Reports”. Série de testes desenvolvida pela Doutora Katriina Tiira, Universidade de Helsinque (Finlândia). Realmente é um cão incrível! • • • • • #caioadestrador #adestramento #cães #cachorro #cachorros #adestrar #fy #foryou #foryoupage #pastorbelgamalinois #pastorbelga #pastorbelgamalinois🐾 ♬ X Gon’ Give It to Ya – Re-Recorded – DMX

Este segundo vídeo, o adestrador Jean do Alpha Canem Adestramento, aborda fatos sobre o Pastor Belga Malinois:

@alpha.canem.adestra Responder @unc_guy_ Três fatos sobre o Pastor Belga Malinois #malinoisbrasil #pastorbelgamalinois #cachorro #adestramento #cãopolicial ♬ RAMPAGE – GRAVEDGR

Como escolher a raça certa de cão?

Devido a cada raça de cão ter temperamento e atributos específicos, antes de adotar um cão Pastor Belga Malinois é preciso saber se o seu estilo de vida se alinha com o jeito do animal. Pois, o ambiente e a forma de tratar o cachorro também interfere no comportamento dele.

Escolher a raça certa de cão é uma decisão importante e deve ser baseada em vários fatores.

Seguem orientações para ajudar na escolha da raça de cão adequada para você:

Estilo de vida

Considere o seu estilo de vida e as suas atividades externas.

Algumas raças exigem mais exercício e atividade física, como é o caso do Pastor Belga Malinois, enquanto outras são mais adequadas para uma vida mais calma e tranquila.

Se você é uma pessoa ativa, uma raça energética, como um Border Collie ou Pastor Belga Malinois pode ser uma boa escolha.  Se preferir um cão de companhia mais tranquilo, raças como o Buldogue Francês  podem se adaptar melhor.

Espaço disponível

Pense no espaço que você tem em sua moradia. Algumas raças, como o Dogue Alemão, precisam de muito espaço para se movimentar, enquanto outras, como os Pinchers e Pugs, são mais adaptáveis a espaços menores, como apartamentos.

Tamanho do cão

Considere o tamanho do cão que você deseja. Algumas pessoas preferem cães pequenos, que são mais fáceis de manejar e transportar, enquanto outras, por terem mais espaço na residência, preferem cães maiores, mais robustos e fortes.

Necessidades de cuidados

Algumas raças requerem mais cuidados do que outras. Considere o tempo, a dedicação e o esforço que você está disposto a dedicar aos cuidados com o pelo, banho, escovação, tosa, entre outros. Além disso, algumas raças podem ter predisposição a problemas de saúde específicos, então leve isso em consideração também.

Temperamento

Pesquise sobre o temperamento e características comportamentais das raças que você está considerando.

Algumas raças são conhecidas por serem mais independentes, outras são mais amigáveis e sociáveis.

Certas raças também podem ter uma maior propensão a latir, cavar ou ter tendências agressivas.

Pesquisa e orientação sobre a raça

Faça uma pesquisa aprofundada sobre as raças que você está considerando ter. Leia livros, pesquise na Internet, converse com veterinários, criadores e tutores de cães de raça específica. Eles podem fornecer informações valiosas sobre as características da raça e ajudá-lo a tomar uma decisão mais consciente.

Criação e ambiente

Lembre-se de que cada cão é um indivíduo, mesmo dentro da mesma raça, pode haver variações de temperamento e comportamento e que a criação e o ambiente influenciam no comportamento do animal. Portanto, é importante saber lidar com o cão e promover uma boa conexão entre você e o animal.

Amor e respeito

Lembre-se que animais não são produtos de consumo, por isso, considere em primeiro lugar que são seres sencientes, que têm necessidades e uma essência única.

E você tem cachorro? Conte para nós como é o seu doguinho?

Fontes:

Saiba mais sobre raças de cães em:

Labrador: Leia isso se tiver um cão dessa raça, para cuidar bem dele

Pastor Alemão: Informações, caraterísticas e personalidade

Pitbull: Caráter, caraterísticas e como educá-lo

Jack Russell Terrier: Caráter e como educá-lo. A opinião do especialista




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...