Mobilização pelo resgate de Wilson, o cão que ajudou a encontrar crianças na selva


O cão de salvamento e resgate chamado Wilson, que ajudou a encontrar quatro crianças indígenas na selva, ainda está desaparecido. Essa triste situação comoveu milhares de pessoas que estão se mobilizando e fazendo campanha para que as equipes colombianas intensifiquem as buscas para encontrar esse herói de quatro patas.

Saiba como o cão Wilson ajudou a encontrar estas crianças, o que pode ter levado ele a se perder e a petição que está sendo feita para que ele seja encontrado.

O resgate das crianças

No último dia 1º de maio um avião em que viajavam Magdalena Mucutuy Valenci e seus quatro filhos Lesly (13 anos), Soleiny (9), Tien Noriel (5) e Cristin (1); o líder Uitoto da Organização Nacional dos Povos da Amazônia Colombiana (OPIAC), Herman Mendoza Hernández, e o piloto Hernán Murcia, sofreu uma queda.

Sobreviveram a este acidente as quatro crianças indígenas, Lesly (13 anos), Soleiny (9), Tien Noriel (5) e Cristin (1) que foram localizadas na última sexta-feira, 9 de junho.

Antes de serem encontradas, as crianças ficaram vagando na Selva do Guaviare, Colômbia, por 40 dias.

As crianças foram encontradas debilitadas e transferidas para Bogotá, onde estão internadas.

O cão Wilson ajudou a rastrear as crianças, porém, durante a missão, ele se perdeu na densa vegetação e se encontra desaparecido há duas semanas.

Quem é o cão Wilson

Wilson é um pastor-belga-mallinois de 6 anos, que tem sido fundamental em inúmeras missões de busca e salvamento na região.

Desde filhote, ele viveu entre militares que o treinaram para o resgate de pessoas. Na busca pelas crianças desaparecidas, Wilson detectou objetos-chave para descobrir o paradeiro delas, chegou a encontrar as crianças e a ficar junto delas, mas se distanciou e desapareceu antes que a equipe de resgate as encontrasse.

Provavelmente, o Wilson pode ter ficado desorientado pelo cansaço, desgaste físico, complexidade do terreno, pela excessiva umidade e pelas condições climáticas adversas.

Sinais de que Wilson esteve com as crianças

Wilson foi fundamental nas buscas das crianças, pois encontrou no meio da vegetação a mamadeira do bebê Cristin, o caçula que completou um ano durante a terrível jornada por um habitat selvagem.

Várias pistas indicam que o cão pode ter sido o primeiro a encontrar as crianças, como pegadas do animal que aparecem junto às marcas deixadas pelos menores.

Outro dado que indica que Wilson esteve junto das crianças foi compartilhado por Astrid Cáceres, diretora do órgão estatal que zela pelos direitos das crianças, ao contar que os irmãos mencionaram o cachorro e que Lesly, a mais velha, revelou que o cachorro os acompanhou e depois se perdeu deles.

Lesly e Soleiny, as irmãs mais velhas, fizeram um desenho em que há um cão em meio às árvores, ao lado de um rio, com o nome “Wilson” escrito, outro sinal de que as crianças estiveram com o animal. Também, Lesly contou ao avô, Narciso Mucutuy, que Wilson as encontrou primeiro e esteve com elas várias vezes.

Por todos estes indícios, o Exército colombiano acredita que o cachorro foi o primeiro a encontrar os irmãos na floresta.

O tutor do cão Wilson segue em sua busca

O militar Cristian David Lara, tutor e treinador do cão Wilson, permanece na floresta para tentar encontrar o seu companheiro de jornada que o acompanhou em diferentes operações de resgate. Ele não quer deixar a área até encontrar seu fiel companheiro.

Petição para encontrar Wilson

Diante deste infortúnio, as comunidade local e internacional lançaram campanha massiva nas redes sociais, com hashtags, vídeos, postagens e um abaixo-assinado virtual para que as autoridades competentes mantenham as buscas a fim de resgatar o cão Wilson.

A campanha para o encontrar Wilson tornou-se viral, com milhares de pessoas a partilhar informação, fotos e mensagens de apoio em várias plataformas online.

Apesar das autoridades locais terem enviado uma equipe para procurar Wilson na densa selva amazônica, usado drones equipados com câmeras de alta resolução ​​e introduzido grupos de busca terrestre em áreas estratégicas, as condições adversas e a extensão da mata têm dificultado essa missão.

Para que essa missão de busca persista, a Foundation Mi Mejor Amigo Animal lançou uma petição que já recolheu assinaturas de milhares de pessoas que pedem ao Presidente da Colômbia Gustavo Petro, ao Exército Nacional da Colômbia, ao Ministério da Defesa da Colômbia e às Forças Armadas que sigam as buscas para encontrar Wilson.

Para assinar essa petição entre -> AQUI

 

Reportagem sobre o cão Wilson

Veja neste vídeo mais informações sobre o caso de desaparecimento do cão Wilson:

Vamos por Wilson

Que a fé, a constância e a persistência leve as equipes a encontrarem Wilson, assim como encontraram as crianças.

O cão Wilson é um ser senciente que sente medo, fome, sede e desamparo, como nos seres humanos diante de um meio hostil.

Por isso, #vamosporWilson, participar desta mobilização e solicitar que as autoridades e equipes de resgate colombianas continuem seus esforços para encontrá-lo.

#VamosPorWilson, #FaltaUno, #WilsonHeroeNacional são algumas das hashtags em espanhol que se multiplicam nas redes sociais, externando o anseio dos internautas para que ele seja salvo.

Fontes:

  1. Fundacion Mi Mejor Amigo
  2. La Red Zoocial – Twitter
  3. Change. Org
  4. O Globo
  5. La Red Zoocial
  6. El Ciudadano
  7. Uol – Youtube

Para mais conteúdos sobre animais e suas histórias veja;

Grandes cães fazem guarda aos menores pinguins do mundo

Crocodilo Pocho: Uma história para nunca duvidar do amor dos animais

A incrível história de um homem e um urubu que voam juntos no Ceará

A história do gato e do bombeiro que viralizou nas redes

Flossie a gata mais velha do mundo tem uma emocionante história de vida

Incrível Bobi completou 31 anos: é o cão mais velho do mundo!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...