Grandes cães fazem guarda aos menores pinguins do mundo


Ao largo da costa de Warrnambool, na Austrália, encontra-se a Middle Island – Maremma Penguin Project, uma ONG que abriga uma população muito peculiar, protegida por guardas especiais. Nesse lugar, pode-se encontrar o menor pinguim do mundo, que mede apenas 35 centímetros de altura.

A partir de 1991, a sedimentação e as marés criaram uma pequena via de acesso à ilha a partir do continente, a qual as raposas logo descobriram e usaram para atacar e devastar a população dessa aves especiais que nidificava ali. No entanto, um improvável herói surgiu: um criador de galinhas local chamado Swampy Marsh, que não possuía experiência em conservação de espécies silvestres.

Marsh aprendeu ao longo dos anos como lidar com raposas, usando cães Maremma, conhecidos como Pastor Maremma-Abruzzesi, que eram excelentes protetores de seu rebanho. Ele imaginou que poderia aplicar o mesmo esquema de proteção aos pequenos pinguins, que eram igualmente vulneráveis às raposas.

O sucesso foi imediato, e Marsh, junto com seu cachorro Oddball, conseguiu mudar o padrão de entrada das raposas na ilha.

O conselho municipal de Warrnambool permitiu a presença do cachorro na ilha devido à gravidade da situação. O trabalho de Oddball foi tão eficaz que o projeto Middle Island foi criado para treinar cães Maremma para a proteção da ilha.

Durante os anos de 2006 a 2017, os cães Eudy e Tula garantiram que nenhum ataque de raposa ocorresse, e a população de pinguins na ilha cresceu para 180 aves. Os cães não atacam as raposas, eles simplesmente permanecem na ilha. Se detectarem o cheiro de uma raposa, seus latidos graves e profundos são suficientes para assustar os predadores.

Os conservacionistas garantem que os cães tenham descanso e recebam todos os cuidados necessários para desempenhar seu ótimo trabalho, incluindo alimentação, água, sombra e companhia.

Saiba mais assistindo ao vídeo:

Fonte: Middle Island Penguin Project

Talvez te interesse ler também:

Orcas estão ensinando seus filhotes a “atacarem” barcos

A incrível história de um homem e um urubu que voam juntos no Ceará

Protesto em Madri contra criação de polvos em cativeiro: é como aprisionar tigres juntos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...