Orcas estão ensinando seus filhotes a “atacarem” barcos


Durante o mês de maio, foram registrados pelo menos três incidentes envolvendo grupos de orcas (Orcinus orca) atacando barcos ao longo da costa da Espanha. O mais recente ocorreu no Estreito de Gibraltar, onde três orcas colidiram com um iate, resultando no resgate da tripulação pela guarda costeira espanhola antes do barco afundar no porto.

Segundo relatos do capitão Werner Schaufelberger à revista alemã Yacht, o incidente envolveu duas orcas jovens e uma orca adulta. As orcas mais jovens atacaram o leme do barco, enquanto a orca adulta repetidamente empurrava o iate para o lado. Schaufelberger observou que as orcas jovens imitavam o comportamento da orca adulta, colidindo levemente com o barco.

Dois dias antes, outro barco navegando no Estreito de Gibraltar foi atacado por um grupo de seis orcas. Greg Blackburn, capitão da embarcação, também testemunhou uma orca adulta ensinando seu filhote a atingir o leme. Blackburn descreveu a interação como uma forma de educação contínua por parte das orcas.

Os relatos de tais incidentes ao longo da costa atlântica, desde o Mar Cantábrico, no norte da Espanha, até o Estreito de Gibraltar, aumentaram desde maio de 2020, de acordo com um estudo publicado na revista Marine Mammal Science. Embora a maioria dos encontros tenha sido inofensiva, com apenas três barcos afundados em mais de 500 interações registradas desde 2020, o aumento nos ataques é um fenômeno recente.

Orcas traumatizadas

Os pesquisadores especulam que um evento traumático envolvendo uma orca fêmea, que eles chamaram de White Gladis, pode ter desencadeado uma mudança comportamental. Acredita-se que essa orca traumatizada tenha iniciado o comportamento de ataque aos barcos, que foi então imitado pelo restante da população de orcas. A hipótese de um comportamento defensivo baseado em trauma está ganhando força entre os cientistas.

As orcas são animais sociais que podem aprender e reproduzir comportamentos observados em outros. Na maioria dos incidentes, as orcas se aproximaram do leme dos barcos, atingindo-o, dobrando-o ou quebrando-o. Os pesquisadores acreditam que as orcas percebem esse comportamento como benéfico, apesar dos riscos envolvidos na colisão com as estruturas dos barcos em movimento.

Deborah Giles, pesquisadora da Universidade de Washington, sugere que esses ataques não visam afundar os barcos e podem ser mais um comportamento lúdico do que agressivo. Especialistas chamam esse fenômeno de “moda”, iniciado por alguns indivíduos e temporariamente adotado por outros.

No entanto, à medida que o número de incidentes aumenta, cresce a preocupação tanto para os marinheiros quanto para a subpopulação de orcas ibéricas, classificada como criticamente ameaçada pela Lista Vermelha da IUCN. O último censo, realizado em 2011, registrou apenas 39 orcas ibéricas. Os especialistas alertam que se esses ataques continuarem ou aumentarem, poderão representar uma preocupação real em termos de segurança para os marinheiros e uma questão de conservação para essa subpopulação ameaçada.

Fontes: 

  1. Fanpage
  2. Yacht
  3. Marine Mammal Science
  4. IUCN

Talvez te interesse ler também:

10 Curiosidades que você (provavelmente) desconhece sobre as Orcas

As orcas revelam o mistério da menopausa

Orca Lolita será libertada, depois de quase 53 anos de cativeiro




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...