Orca Lolita será libertada, depois de quase 53 anos de cativeiro


A orca Lolita será libertada após quase 53 anos vivendo em cativeiro em um pequeno tanque do parque aquático Miami Seaquarium.

Depois de várias campanhas de ativistas e organizações de proteção animal, a orca Lolita será solta em um santuário no Oceano Pacífico.

Sua história comovente mobilizou o mundo inteiro, em uma petição pedindo pela sua liberdade:

Lolita, antes chamada de Tokitae, é uma das orcas mais antigas em cativeiro e vinha sendo explorada pelo Miami Seaquarium para servir como atração performática.

Ela foi capturada do oceano em 1970, quando tinha 4 anos de idade.

Como se dará essa libertação

A libertação da orca Lolita do cativeiro é fruto do trabalho da ONG Friends of Toki, criada  com o objetivo de trazer este animal marinho de volta ao seu habitat, e de Jim Irsay, proprietário do Indianapolis Colts da NFL, que está envolvido no financiamento dos fundos necessários para realocar e libertar Lolita e também seus companheiros golfinhos para devolvê-los ao oceano Pacífico.

Todo esse processo de transferência desses animais terá um custo por volta de US$ 15 a 20 milhões, sendo a maior parte financiada por Jim Irsay.

Em 30 de março de 2023, foi feita uma coletiva de imprensa pelo Miami Seaquarium, junto com a organização sem fins lucrativos Friends of Toki (Lolita) da Flórida e o filantropo, Jim Irsay.

Durante este evento, foi confirmado que o Miami Seaquarium, administrado pela The Dolphin Company, entrou em um acordo formal e vinculativo com Friends of Toki para devolver Lolita a um santuário oceânico.

Conforme um comunicado de imprensa emitido em conjunto por ambas as entidades, a  projeção é a de que a mudança de Lolita ocorra nos próximos 18 a 24 meses.

Reportagem sobre a libertação de Lolita

Essa reportagem, do jornal Noticias Telemundo, divulga detalhes da libertação de Lolita. Observação: Para ver a legenda em português, clique no botão de configuração na barra inferior e ative a tradução automática:

Liberdade X Exploração

Lolita é a última orca sobrevivente das terríveis capturas nas águas do Penn Cove, no estado de Washington – EUA.

Após a captura, ela passou a viver cativa no menor tanque de orcas da América do Norte.

A última orca que ela viu foi seu companheiro, Hugo, que morreu em 1980.

Ademais, ao longo dos anos, o Miami Seaquarium recebeu denúncias e foi citado por muitas irregularidades de bem-estar animal relacionadas à orca Lolita, golfinhos e baleias cativos.

Saiba mais sobre a história de Lolita em:

Adaptação de Lolita à nova vida

Lolita terá mais um desafio pela frente que é o de se adaptar ao novo habitat, mais natural e livre, além de aprender a se alimentar sozinha, depois de décadas sendo alimentada por humanos.

Torcemos e vibramos positivamente por você, Lolita! Para que possa viver com dignidade, em paz e em  liberdade!

A expectativa de vida de uma orca é de 50 a 90 anos na natureza.

Fontes:

Para mais notícias sobre o mundo marinho, veja:

Por que não se deve alimentar peixes e outros animais marinhos

Mexilhões cozidos na praia: Onda de calor está matando milhões de animais marinhos

10 animais marinhos em extinção

Animais marinhos confundem plástico com comida. Mas por que será?

Mar dos Golfinhos: A maior área de proteção no Mediterrâneo para os animais marinhos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...